InícioPós-graduaçãoDireitoConheça as principais especializações em Direito

Conheça as principais especializações em Direito

Continuar estudando mesmo depois de formado. Esse é um caminho que muitos egressos do curso de Direito escolhem, visando aperfeiçoar os conhecimentos em uma determinada área. 

Mestrado, doutorado, MBA, especializações, a lista de possibilidades não é pequena. Neste post, a Voomp vai mostrar para você como funcionam as especializações na área do Direito e quais são as mais procuradas.

O que é uma especialização?

Uma especialização é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, mais focada em conteúdos objetivos e práticos, com menos carga de pesquisa. Por ser uma pós-graduação, isso significa que você poderá cursar somente após obter diploma de nível superior. Diferentemente de mestrado e doutorado, as pós-graduações lato sensu possuem duração mínima de 360 horas. Ou seja, podem ser cursos de curta duração, como um semestre.

Em uma especialização, você dá continuidade aos estudos acumulados no ensino superior. No entanto, você escolhe no que quer se especializar. Ao final do curso, o concluinte apresenta um trabalho final e recebe um certificado de conclusão.

No geral, a dinâmica das aulas não foge muito do padrão conhecido na graduação. São muito comuns espaços para seminários, debates e conferências, além das aulas tradicionais. É importante manter presença constante nas atividades, uma vez que as especializações costumam variar entre um e dois anos e exigem 75% de assiduidade.

Por que fazer uma especialização?

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, seguir se aprimorando sempre será uma boa ideia. Logo, quando você conclui uma especialização reconhecida pelo MEC, você obtém certificado e se credencia como um candidato com um diferencial no currículo

Outro motivo que inspira a fazer uma especialização é a possibilidade de progredir na carreira e alçar voos maiores. Normalmente, pessoas pós-graduadas têm sua formação valorizada e isso acaba se refletindo no salário. Em uma pesquisa realizada pela Semesp com dados do IBGE, foi diagnosticado que profissionais com pós-graduação recebem até 150% a mais que profissionais sem essa formação.  

Você ainda pode estreitar laços profissionais com pessoas que trabalham na mesma área que você. Construir sua rede de relacionamentos é fundamental para ter bom trânsito profissional e boas referências. Com seus colegas de especialização, você tem uma boa oportunidade de criar seu networking

Por fim, além de todos os benefícios, você realiza um investimento intelectual em si mesmo. Certamente, após concluir uma especialização, você terá acumulado conhecimentos e criado mais experiência no seu campo de atuação. Quem não quer ser um profissional reconhecido pelo conhecimento, não é verdade?

Quais as principais especializações em Direito?

A formação em Direito permite que você tenha múltiplas opções para escolher se especializar. Desde a graduação os alunos já conhecem os diferentes nichos de atuação profissional. Após formados, a possibilidade de investir em uma especialidade será um diferencial e ajudará muito na prática profissional. 

Sendo assim, separamos uma lista com algumas das principais especializações em Direito para você conhecer e se inspirar:

Direito Administrativo e Gestão Pública

A especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública trata sobre conhecimentos jurídicos em ações administrativas na esfera pública. Aborda temas como administração pública, auditoria, gestão de recursos e finanças públicas. Com esta especialização, profissionais desenvolvem habilidades de compreensão jurídica e administrativa no espaço público, além de supervisionar processos de gestão.

Direito do Trabalho 

Direito do Trabalho é uma especialidade muito tradicional e que atua sobre as relações jurídicas do mundo trabalhista. A especialização aprofunda o estudo sobre a relação trabalhador/empregador, tudo isso com base na legislação trabalhista. Com as recentes mudanças na legislação e novos modos de trabalho, é uma especialização em um ramo legal muito importante. 

Direito Ambiental

Os debates sobre meio ambiente e questões climáticas ganharam bastante espaço nas últimas décadas. Sendo assim, o campo do Direito não ficou alheio aos debates. Nesta especialização, são abordados temas como legislação e direito ambiental, sustentabilidade, planejamento urbano e ambiental. O aluno adquire habilidades para fiscalizar ações, orientar organizações quanto à conduta adequada e executar medidas legais em caso de ocorrência de problemas ambientais. 

Direito Tributário

Também conhecido por Direito Fiscal, esta especialidade é responsável por intermediar e fiscalizar os processos tributários, como recolhimento de taxas e impostos. O curso de especialização oferece conteúdos e debates acerca dos principais tributos, suas normas, competências e princípios.

Direito de Família e Sucessões

Neste campo de atuação estão incluídas ações como divisão de bens, heranças, inventários e demais processos jurídicos familiares. Justamente por envolver familiares, é fundamental que o profissional desenvolva habilidades para lidar com atritos, tensões e temas sensíveis. A especialização nesta área pode contribuir para que o profissional facilite as dinâmicas familiares. 

Direito Civil

Nesta especialização, o pós-graduando imerge no campo do direito privado. Seu objeto de estudo é a jurisdição que engloba direitos e deveres de pessoas físicas e jurídicas na sociedade. Apesar da longa tradição do direito civil, seus debates estão sempre em voga e com novos dilemas.

Direito Penal e Processual Penal

A especialização em Direito Penal aprofunda os debates dos alunos no campo da criminalística. Estão incluídos nos conteúdos questões sobre penas, crimes, acusação e defesa. É uma área em que advogados defendem a liberdade de seus clientes, portanto, uma especialidade crucial. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor suas chances de conquistar a confiança de seu cliente. 

Direito Digital

Sem dúvidas, esta é uma especialização emergente e muito promissora. Em um mundo extremamente conectado em ferramentas digitais, algumas questões jurídicas têm surgido como novidade no Direito, como privacidade e crimes na internet. Neste contexto, a pós-graduação em Direito Digital propõe um debate sobre esse cenário no mundo virtual. Bastante promissor, não é?

Onde cursar?

Você sabia que pode cursar uma especialização tanto presencial quanto a distância? Contanto que seja reconhecida pelo Ministério da Educação, você pode optar por qualquer modalidade sem problema algum. 

Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos de especialização. Além das que mencionamos neste post, existem outras áreas possíveis para dar sequência nos seus estudos e concluir uma pós. 

Na Ampli, você encontra pós-graduações em diversas especialidades, como Direito Educacional, Direito Público e Direito Civil, entre outras opções. Outras universidades também oferecem especializações em direito, como Anhanguera, Unopar e Uniderp. Lá você encontra cursos como Direito Ambiental, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.

Agora você já conhece algumas principais especializações bastante promissoras na área do Direito! Esperamos que isso tenha o ajudado a encontrar inspiração para seguir estudando e dar o próximo passo na sua carreira. Nós da Voomp acreditamos em todo o seu potencial e queremos crescer junto com você!

Obrigado pela sua companhia por aqui e até a próxima 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.