Você sabia que o inglês é considerado por muitos uma língua universal? Embora não haja uma regulação oficial sobre isso, culturalmente é muito comum que pessoas de diferentes países utilizem a língua inglesa para facilitar a comunicação. Aliás, estima-se que cerca de um bilhão de pessoas no mundo tenham o domínio do inglês como língua nativa ou estrangeira. Bastante gente, não é mesmo?
Em um mundo super conectado como o nosso atualmente, ter o domínio de uma segunda língua ajuda você a ser protagonista. Com confiança e independência, seus horizontes se expandem e junto com eles as suas possibilidades. Neste post, vamos falar justamente disso. Vem com a gente para ver como dominar o inglês pode te ajudar a deslanchar!
O que você verá neste artigo:
Sua vida descomplicada
Aprender a falar, ler, escutar e ouvir inglês são habilidades que ajudam qualquer pessoa, independente de gênero e faixa etária. Isso porque a língua inglesa está em todas as partes, inclusive nos países que não a possuem como idioma oficial.
Ao nosso redor, lidamos com bastante frequência com manuais, eletrodomésticos e instruções. Embora muitos desses objetos encontremos em versão bilíngue, é sempre bom estarmos preparados para não sermos surpreendidos. Às vezes, resolver um pequeno perrengue pode ser muito mais fácil quando sabemos compreender o inglês.
Além do dia a dia, ter o domínio do idioma também ajudará nas experiências em seus momentos especiais, como viagens e turismo. Qualquer destino fica mais próximo de você quando o inglês é seu aliado. Normalmente, independente do destino, estações de metrô, museus, exposições e lugares tradicionalmente turísticos possuem orientações na língua nativa e em inglês. Não é à toa que chamamos de língua internacional, não é mesmo?
Como já mencionamos, os seus horizontes se expandem em todos os aspectos. Ao conhecer a língua inglesa, você elimina barreiras de acesso aos milhares de conteúdos e informações produzidos diariamente em inglês na internet. Notícias, reportagens e canais de vídeo em diversas plataformas são bons exemplos disso.
E, claro, você também pode desfrutar com melhor qualidade dos seus momentos de lazer. Por exemplo, embora muitos games possuam traduções ou legendas, ainda encontramos bastante conteúdo interativo em que a língua exclusiva é o inglês. Jogar é divertido, mas entender tudo é melhor ainda!
Um up na carreira profissional
Além de o inglês dar uma mãozinha nas atividades cotidianas, tê-lo como aliado também acaba sendo um diferencial no mercado de trabalho. Atualmente, profissionais que possuem a capacidade de se comunicar em inglês recebem maior destaque, são mais valorizados e, consequentemente, recebem melhores salários.
Independente de sua área de atuação, aprender a falar inglês poderá ajudar você a resolver problemas, acompanhar tendências globais, fazer negócios, contatos e conectar seu trabalho com o que acontece pelo mundo. A expectativa é que o mercado de trabalho siga exigindo cada vez mais qualificações dos candidatos, e saber inglês é sem dúvidas uma habilidade fundamental.
Você já leu ou ouviu falar de termos como networking, workshop, brainstorm, budget, trend, briefing? Cada vez mais o meio corporativo tem adotado termos de origem inglesa para designar ações e rotinas de trabalho. Então, mesmo que você não vá trabalhar diretamente com atividades no exterior, saber inglês permitirá que você se familiarize bem com a linguagem do mundo do trabalho.
E um up na carreira acadêmica
Assim como no mercado de trabalho, no mundo acadêmico a habilidade de dominar a língua inglesa também é valorizada e pode te levar longe. Para fazer um intercâmbio ou então tentar uma vaga em uma universidade do exterior, você provavelmente terá que demonstrar algum conhecimento avançado.
Existem diversos testes com reconhecimento internacional que costumam ser exigidos por empresas e universidades. O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), por exemplo, é um dos testes mais comuns realizados por universitário. Através de uma avaliação, você demonstra sua aptidão para ler, ouvir, falar e escrever em inglês. Um bom conceito em um teste como o TOEFL pode abrir portas fantásticas na sua carreira acadêmica.
No entanto, se estudar no exterior não está nos seus planos, tudo bem. Estudar inglês segue sendo muito importante. Nos seus estudos, você se sentirá confiante para buscar publicações e referências em inglês (e elas são muitas!), além de estar apto para participar de congressos e eventos internacionais, enriquecendo sua experiência universitária.
Onde estudar inglês?
Evidências não nos faltam sobre o quão importante é saber falar uma segunda língua, em especial a língua inglesa. Agora, se você já se convenceu e gostaria de começar a estudar, nós da Voomp pensamos em algumas recomendações para ajudar você na sua caminhada.
Na Carnegie Brasil, você encontra tanto opções de cursos de curta duração como cursos semestrais. Primeiro, recomendamos que você saiba qual o seu objetivo ao aprender inglês e qual o seu nível atual. Assim, você pode procurar pelo tipo de curso que mais se encaixa com você.
Você encontrará na Carnegie Brasil múltiplas opções. Por exemplo, o curso Young Learner, pensado para o ensino de crianças, ou então o curso English Carreer, cujo objetivo principal é ajudar você a subir na carreira. Enfim, você pode começar a estudar do seu jeito e da maneira que achar melhor.
Independente do seu nível prévio de inglês, do seu gênero ou sua faixa etária, estudar inglês sempre será uma boa opção. Aqui na Voomp, acreditamos que nunca é tarde para começar.
Além de ser um grande estímulo intelectual, facilita suas atividades do dia a dia e ainda permite a você sonhar alto com uma vida sem fronteiras. Vamos sonhar juntos!