InícioGraduaçãoEngenharia de Controle e AutomaçãoQuem contrata engenheiros de controle e automação?

Quem contrata engenheiros de controle e automação?

Já mencionamos por aqui que os empregos com carteira assinada de engenheiros de controle e automação cresceram 46.3% no comparativo entre os meses de junho de 2020 e maio de 2021, segundo o Salario.com.br. Mas, se ainda restam dúvidas de que estamos falando de um setor em plena ascensão de empregos, é preciso conhecer mais sobre o mercado e saber quem contrata engenheiros de controle e automação.

Por isso, fizemos um cruzamento de dados do Salario.com.br, Vagas.com, Glassdor e Caged para descobrir quais são as áreas que mais contratam engenheiros de controle e automação. 

Para se ter uma ideia, mesmo com o cenário desfavorável de empregos no Brasil, as contratações de engenheiros de controle e automação foram positivas.

Entre julho de 2020 e junho de 2021, foram registradas 602 novas contratações formais desses profissionais com carteira assinada e 393 demissões. 

Consequentemente, isso resultou em um saldo positivo de 209 empregos formais gerados pelo mercado de trabalho para o cargo no período citado. Os dados são do Salario.com.br, com informações extraídas do Caged.

Confiança muito alta

Conforme verificamos, os dados mostram que o momento é favorável a quem deseja se graduar em Engenharia de Controle de Automação.

Só no site Glassdoor, por exemplo, 1.450 vagas para a área de engenharia de automação e controle foram disponibilizadas apenas no mês de julho. 

Ao lado do elevado número de vagas disponíveis, impressiona o salário médio nacional. O valor é tão alto que a própria Glassdor classifica como de “Confiança muito alta”.

Segundo a empresa, um engenheiro de automação no Brasil, ganha, em média  R$ 8.464 por mês.

A Glassdoor também  divulgou as cidades e empresas que estão contratando para vagas de engenheiro de automação:  Page Personnel, Vale, Divulga Vagas, Kroton, Raízen, Buscar Vagas – BR, Premier Tech, Altera&Ocyan, Grupo Selpe, BURH.

Quer saber mais? Conheça os salários pagos pelas empresas aos engenheiros de controle e automação.

Contratações na indústria de transformação estão em alta

Em primeiro lugar, é fundamental mencionar que a maior parte das vagas de trabalho disponíveis para profissionais de automação e controle correspondem a atividades econômicas ligadas à indústria de transformação.

Para se ter uma ideia, no acumulado do ano (janeiro a julho de 2021), 316.265 novos empregos foram gerados pelo setor, segundo dados extraídos diretamente do Novo Caged.

Ou seja: estamos falando de um segmento central na atividade econômica brasileira, responsável por um dos maiores saldos de emprego no Brasil. 

Quer saber o que representa a indústria de transformação? Então é possível consultar, a seguir, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

No portal da CNAE, localizamos as 33 subclasses que correspondem à indústria de transformação. Entre elas, listamos abaixo nove subclasses.

Tratam-se, portanto, de atividades econômicas que frequentemente demandam mão de obra de engenheiros de controle e automação:

  • Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis
  • Fabricação de produtos químicos
  • Fabricação de produtos de minerais não-metálicos
  • Fabricação de produtos alimentícios
  • Confecção de artigos do vestuário e acessórios
  • Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos
  • Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos
  • Fabricação de máquinas e equipamentos
  • Metalurgia

Entre outros, destacamos que vale apena olhar com atenção para a atividade econômica denominada Produção de Tubos de Aço sem Costura, uma subclasse da metalurgia.

Isso porque a atividade esteve entre as que mais contrataram engenheiros de controle e automação no período do levantamento. As informações são do Salario.com.br.

Destaque vai para os empregos em serviços de engenharia

Também é positivo o saldo de empregos do setor de Serviços de Engenharia.

Segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo Caged, eSocial e Empregador Web, as empresas do segmento contrataram 137.730 profissionais com carteira assinada em regime CLT e demitiram 98.545 

Esse setor também está entre os que mais contratam engenheiros de automação e controle, oferecendo, inclusive, excelente remuneração. 

Ainda de acordo com o levantamento do Salario.com.br, engenheiros com essa habilitação que trabalham na prestação de serviços recebem, em média, R$9.152,66 mensais. 

Na prática, são empresas que oferecem soluções em automação industrial. Ou seja, soluções que englobam, acima de tudo, desde fornecimento de mão de obra até consultorias complexas para os setores automotivo, de mineração, siderurgia, energia, saneamento e fabricantes.

Abaixo, listamos ainda as principais soluções de automação fornecidas por essas empresas.

  • Plano Diretor de Automação (PDA)
  • Teste de Aceitação de Fábrica (TAF)
  • Elaboração de Caderno de Encargos
  • Programação de CLP’s

Elas oferecem ainda consultoria e gerenciamento de projeto, integração de sistemas, instalação e montagem de campo.

Setor de construção contrata profissionais

Além da indústria de automação e do setor de serviços de engenharia, o setor de construção também está entre os que mais contratam profissionais da área. 

Estamos falando da subclasse 4299-5/99, ou melhor, da atividade econômica classificada pelo CNAE como “Outras obras de engenharia civil”.

Por outro lado, a remuneração dos engenheiros de automação e controle que atuam nesse segmento da construção tende a apresentar ligeira redução. De acordo com o Salario.com.br, os salários variam de 3.867,96 a 6.404,57.

Mas atenção! Não estão enquadrados nesses serviços a concepção de projetos estruturais e de instalações, supervisão e gerenciamento de projetos de construção. 

Para não restar dúvidas, listamos abaixo alguns dos descritores. Ou seja, atividades econômicas que correspondem à subclasse 4299-5/99. 

  • Atirantamentos e cortinas de proteção de encostas; 
  • Obras de contenção de encostas; 
  • Obras de açudes
  • Obras de escoramento para a contenção de estruturas fixas; 
  • Obras de estabilidade: enrocamento, muro de concreto ciclópico, rip-rap, gabião, berna, escalonamento; execução de
  • Obras de infra-estrutura para execução de plantas industriais.

Como exemplo, podemos citar a automação da instrumentação topográfica, que hoje é uma realidade. Segundo Andre Luiz Tedeschi, inclusive, são automações que podem ser utilizadas para monitorar estruturas. Ou seja, podem detectar possíveis modificações no terreno.

Outra vantagem da automação, segundo ele, é a redução de riscos para quem contrata o serviço. Em primeiro lugar, porque evita a presença de mão de obra humana em edificações que estejam com sua estrutura comprometida.

Em segundo lugar, porque permite o monitoramento mesmo em áreas onde o acesso é complicado.

Como é o trabalho em usinas e barragens?

Não poderíamos deixar de ressaltar a importância da automação nas usinas e barragens de mineração. Estamos falando de um ramo que frequentemente contrata profissionais da área.

O objetivo é permitir, acima de tudo, uma operação segura e produtiva dos recursos envolvidos com a operação.

Para isso, é fundamental realizar uma boa integração dos equipamentos. 

São projetos desafiadores, que, muitas vezes, enfrentam dificuldades em sua implementação. Entre elas,  podemos destacar a dificuldade de contratação de serviços que correspondam à expectativa das empresas.

Conheça um estudo de caso

Para entender melhor, vamos tomar como exemplo um estudo de caso envolvendo a implementação de um sistema de automação em uma das usinas da Samarco. Trata-se de um trabalho que foi apresentado 19° Seminário de Automação e TI Industrial, parte integrante da ABM Week, em 2015. 

Da leitura da contribuição técnica, podemos, portanto, extrair que a Samarco prefere contratar projetos de automação que se enquadrem no modelo Main Automation Contractor (MAC).

Isso se deve, segundo os engenheiros Paulo Corrêa e Willians Rodrigues da Silva, ao fato de o modelo de contratação possuir as seguintes características:

  • Estabelecer um escopo de fornecimento para uma solução completa de automação e instrumentação;
  • Garantir um padrão único para o projeto, com a presença de especialistas;
  • Reduzir o número de empresas envolvidas;
  • Buscar por sistemas modernos e inovadores, dentro do prazo e custo compatíveis com o projeto.

Por fim, nós também analisamos as vagas de engenharia de automação e controle disponíveis no site Vagas.com.

Segundo o site, as empresas que mais contratam esses profissionais estão justamente localizadas no estado de Minas Gerais, onde a atividade de mineração se destaca.

De modo geral, as contratações exigem:

  • Graduação em Engenharia de Controle e Automação;
  • Especialização na área;
  • CNH B;
  • Experiência no desenvolvimento de software;
  • Experiência com gestão de projetos e liderança.

Quer saber mais? Descubra o que faz o profissional de engenharia de controle e automação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.