Primeiramente, saber o que é o curso de Processos Gerenciais é uma dúvida muito comum para alunos que pretendem ingressar nessa graduação. Geralmente, ela dura em média de dois anos, com quatro semestres de duração. Podendo ser estudada em diversas modalidades.
O curso de Processos Gerenciais tem o objetivo de preparar os alunos para serem profissionais que conseguirão atuarem em diversas áreas de gestão. Durante sua formação, o aluno será capacitado para as principais tarefas que tange a administração. Como, por exemplo: Marketing, Planejamento Estratégico, Finanças, Processos Comerciais, Logística, entre outros. Ou seja, o curso de graduação é bastante amplo. Além de oferecer muitas possibilidades de atuação profissional. Vários perfis de alunos podem se encontrar nessa graduação. Inclusive, aqueles que buscam ter um negócio próprio.
Afinal, realizar esse tipo de estudo é a oportunidade perfeita de se capacitar para gerir sua própria empresa. Além de ter a possibilidade de ser interessante para aqueles que buscam seguir carreira em grandes empresas.
Dessa forma, se na sua região existem sedes de multinacionais, ou até mesmo uma indústria forte. Possuir essa graduação é uma ótima oportunidade de se capacitar e conseguir se destacar no setor em meio à concorrência profissional. O curso de Processos Gerenciais pode ter uma ênfase diferente dependendo da instituição. Mas, a maioria deles possui seu foco na gestão de pequenas e médias empresas. Esse é um tipo de formação estritamente ligado ao setor administrativo das empresas. Também tem uma duração melhor do que o Bacharelado em Administração.
A oportunidade perfeita para quem quer especializar-se no segmento, mas não possui muito tempo disponível para estudar. Assim, em apenas dois anos de Curso Superior em Tecnologia (CST) será possível ter seu diploma em Processos Gerenciais.
Como é o curso de Processos Gerenciais?
De início, o curso de Processos Gerenciais é um tipo de conhecimento relativamente novo no Brasil. Podemos dizer que, há mais de vinte anos ninguém imaginaria um curso superior apenas sobre o assunto. Por esse motivo, é perfeitamente natural ter dúvidas sobre o que esse estudo engloba. Ou talvez em qual área o profissional formado poderá atuar.
No entanto, o verdadeiro objetivo principal do curso de Processo Gerenciais é capacitar os alunos e prepará-los para atuar nas mais variadas áreas de gestão de uma empresa. Em outras palavras, enquanto você estiver estudando na graduação, será testado através de atividades. Onde, elas terão papel principal de te instruir com situações realistas e incentivar a aplicação de soluções em problemas reais. Em certas universidades, existem atividades voltadas à gestão de empresas de pequeno e médio porte. Desde elaborar um plano de gestão estratégico, até a divulgação do Marketing da empresa como um todo.
Grade curricular
Normalmente, todos os alunos que pretendem prestar o Tecnólogo de Processos Gerais preferem saber o que será estudado antes de fazer sua matrícula em alguma universidade. Além disso, pelo fato do curso possuir uma curta duração as matérias são muito mais focadas em aplicações práticas. De maneira a conseguir atuar no mercado de trabalho em qualquer setor. Dessa forma, saiba um pouco mais sobre as principais matérias que estão no curso de Processos Gerenciais:
- Análise de custos: a disciplina serve para ensinar aos alunos como fazer os registros de custos da empresa. Ou seja, medir gastos que vão desde a prestação de serviço, até gastos que ocorrem durante a produção de mercadorias.
- Contabilidade: é uma ciência que será ensinada na teoria e, na prática aos alunos algumas formas de cálculo e outras maneiras de se fazer os registros das movimentações financeiras de uma firma ou empresa. Basicamente, é um estudo baseado no patrimônio das organizações e entidades. Para registrar os atos e fatos de natureza econômica da empresa.
- Empreendedorismo: o estudo do empreendedorismo é ensinado no curso de Processos Gerenciais. Pois, é um método de trabalho que dá ao profissional a capacidade de realizar projetos através de uma visão mais proativa. Assim, os estudantes que estudam esta matéria conseguirão assumir riscos para de alguma maneira estimular algo novo.
- Gestão Organizacional: neste tipo de conhecimento, são ensinados um conjunto de práticas e estratégias que conduzem um modelo de negócios a ter resultados positivos. Do mesmo modo, serão ensinadas capacidades de gestão organizacional que podem ser adaptadas em qualquer gênero de negócio, seja ele físico ou virtual.
Além destas, as matérias de Modelos de Gestão, Planejamento Estratégico e Processos Logísticos são as principais matérias ensinadas no curso de Processos Gerenciais de nível Tecnólogo.
O que faz uma pessoa formada em Processos Gerenciais?
Conforme o mercado de trabalho se expande, surge uma demanda crescente por profissionais flexíveis e que se adaptem cada vez mais. É necessário que os profissionais formados no curso tenham capacidade técnica de gerir diversos setores de uma empresa. Em outras palavras, também é preciso ter uma visão sistêmica dos setores empresariais e industriais. Já no setor comercial, os tecnólogos formados em Processos Gerenciais devem ser sempre atualizados e dinâmicos. De forma a ter um perfil mais voltado à prática de mercado.
Atualmente, a dinâmica de trabalho mudou bastante, com a entrada do home office, cada vez mais trabalho pode ser realizado apenas em um computador ou notebook. Mas é claro que tudo depende da tarefa em que o aluno do curso entrará na empresa em que for contratado.
Porém, é óbvio que o profissional irá implantar, dirigir e organizar os recursos da organização em que estiver minuciosamente. Além do que, esta é uma certificação relativamente nova no Brasil, o que serve como base para um possível cargo gerencial. Um gestor certificado, com os conhecimentos e habilidades avançadas sobre esses tipos de processos normalmente fica à frente nas entrevistas de emprego.
Então, o Tecnólogo em Processos Gerenciais é o responsável por organizar um planejamento e dirigir as ações dentro de uma empresa ou organização em questão. Seu cargo é completamente estratégico e gerencial, voltado para a agilização de procedimentos internos e externos. Por outro lado, sua função também é liderar equipes, motivá-las e ter o papel de comunicador entre a operação e a gerência. Além disso, é também é o responsável por medir e avaliar os resultados gerais da organização e verificar se as estratégias devem continuar a ser seguidas.