Uma das rotinas da graduação é a pesquisa documental. Esse método auxilia na hora de elaboração das tarefas das disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O ambiente de ensino superior traz uma série de novidades para os alunos. É o momento no qual o estudante tem contato com o mundo profissional, com as aulas de disciplinas específicas, além de fazer muitos amigos. Outra novidade é o tipo de trabalho que o graduando precisa entregar aos professores, e a pesquisa documental faz parte desse processo.
Embora a internet hoje traga grande quantidade de informações, a pesquisa feita em meios físicos ainda continuará valendo. Tal material vale por vários motivos. Um deles é que há conhecimentos que não mudam ao longo do tempo, enquanto há outros que sim. Dependendo do tipo de pesquisa, é essa mudança de posicionamento ou de informação que contará.
É muito importante selecionar as obras que serão utilizadas na pesquisa documental. Da mesma forma, escolher os melhores trechos desses livros ajuda na hora de elaborar o trabalho final. Mas, como funciona?
O que você verá neste artigo:
O começo da pesquisa documental
Quando se tem um trabalho para entregar, um bom pontapé inicial é ver o tema na internet e como o mesmo é citado. Dependendo do assunto a ser tratado, valerá mais o conteúdo do dia a dia, como de notícias de sites, do que de livros.
É sempre bom verificar a autenticidade das fontes a serem pesquisadas. Afinal, uma pesquisa depende de fontes confiáveis de informação, e saber identificar se a informação tem embasamento é fundamental.
Se o seu trabalho necessitar de uma pesquisa em materiais físicos, anote o nome dos livros que aparecem nessa investigação na internet. Aí, o destino é outro: a biblioteca da universidade ou da sua cidade. O acesso é livre, mas, se quiser emprestar um livro, é necessário realizar um cadastro.
Bibliotecas como fontes de informação
Fazer uma lista dos livros que você precisa ajudará demais na hora de procurá-los na biblioteca. Você pode apresentá-los à bibliotecária, que vai encontrá-los, ou você mesmo pode buscá-los nas prateleiras, se a instituição permitir.
Uma vez com os livros em mãos, você pode lê-los na íntegra, ou procurar o assunto desejado no índice. Quando encontrar, anote o trecho desejado e sempre cite a fonte. O nome do autor, da obra, a página utilizada e a edição do livro.
O mesmo vale para outras fontes, como recortes de jornais, revistas ou pesquisas fotográficas. Isso varia bastante de trabalho para trabalho. Veja se é possível fazer uma cópia desses recortes, para inserir no trabalho final. Sem esquecer, claro, de citar o nome, autor e data da publicação.
Internet na pesquisa documental
Por outro lado, há informações valiosas que só podem ser encontradas em portais especializados na internet. Vale aquilo que foi falado anteriormente: verifique sempre a autenticidade das informações. Veja se aquele dado aparece em outras fontes, se houve alguma contestação e se há atualizações.
Mas, nem só de sites tradicionais é feita a pesquisa documental. Até publicações de redes sociais contam, se a informação procurada estiver lá. Se possível, nesses casos, é interessante citar o link onde essa publicação está e até a foto (chamada de ‘print’) da tela, que pode ser utilizada na hora de elaborar o trabalho final.
Pesquisa documental e ciência
A ciência é feita de investigações, provas, dados e números. Um dado pode ser contestado por outro, se a pesquisa for feita dentro dos padrões científicos. Dessa forma, os pesquisadores conhecem mais sobre um determinado assunto, de vários ângulos e pontos de vista.
É o que se conhece como Metodologia do Trabalho Científico, uma disciplina do curso superior. Como são trabalhos feitos em ambiente acadêmico, há regras específicas para sua publicação.
Essas regras têm um propósito: padronizar o formato dos textos. Assim, sua pesquisa pode, no futuro, servir de base para outros pesquisadores e alunos. Com essa padronização, seu trabalho será mais facilmente encontrado para quem precisa da informação que você publicou.
A importância da pesquisa documental
Sempre que vamos elaborar um trabalho, monografia, ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é obrigatório citar as fontes utilizadas para a pesquisa. Dessa forma, você pode comprovar, por meios físicos e virtuais, a sua tese.
Há vários trabalhos desenvolvidos no ambiente acadêmico. Temos os mais simples, que podem versar sobre documentação específica da sua área, e também o desenvolvimento de uma tese. A tese é o objetivo que se quer alcançar com o trabalho. É elaborada partindo de um determinado pressuposto.
A elaboração da pesquisa é fundamental para provar ou não a validade da tese. Devemos lembrar que a ciência é feita sobre provas, publicações e dados mensuráveis. Assim, caso a pesquisa não aponte consistência na sua tese, ela pode ser refutada. Mas, de qualquer forma, precisa ser provada.
A pesquisa no mundo acadêmico
O cuidado com a pesquisa e publicação não vale só para quem quer seguir carreira acadêmica. Um trabalho elaborado durante a graduação pode ser muito importante para um pesquisador ou outro aluno no futuro. E pode ser, inclusive, citado no currículo, caso seja um diferencial para processos seletivos.
Já para quem quer seguir carreira acadêmica, fazendo pesquisas em nível de mestrado e doutorado, é o Currículo Lattes que traz as informações profissionais do pesquisador, como nome completo, endereço de correspondência, e-mail e telefone de contato. Há, também, a sua formação acadêmica, com os cursos realizados, períodos, locais e datas de conclusão.
O Lattes também tem uma área dedicada às publicações do pesquisador. Elas são organizadas em ordem decrescente, ou seja, as mais recentes vêm primeiro. Assim, a pesquisa documental sobre determinado assunto pode aparecer lá, seguindo as mesmas regras de elaboração dos trabalhos da época da graduação.
Essa plataforma é tão útil para o graduando que ele pode, inclusive, encontrar um autor ou um assunto por ela. Uma vez fazendo uma busca pelo tema pesquisado, o documento, link ou nome do livro pode aparecer no Lattes. É uma fonte bastante confiável para que o aluno possa elaborar sua pesquisa e concluir seu trabalho.