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Marketing de Produto e Serviços: diferenças

Para falarmos de marketing, primeiramente precisos separar o que é necessário estar na campanha. Dessa forma, você sabe as diferenças de marketing de produto e serviços?

O produto é um bem tangível, ou seja, o cliente pode tocar e saber seus benefícios. Já o serviço necessita uma abordagem diferente, pois não é tão simples explicar suas vantagens.

Neste artigo vamos explicar as distinções das duas abordagens do marketing, diferenças do marketing de serviços e produtos.

Conceitos de marketing de serviços

O marketing de serviços é basicamente um conjunto de estratégias que ajudam a explicar o valor dos serviços e persuadir os clientes a escolher uma empresa específica.

É muito fácil distinguir entre produtos e serviços. Porém, se você for solicitado a definir esses dois conceitos, certamente terá dificuldade em definir serviços, e esse desafio também se aplica ao marketing.

Afinal, o mesmo serviço pode ser utilizado para diversos fins, dependendo dos objetivos do cliente. Além disso, os critérios de recrutamento também mudaram.

A competição é acirrada, pois outros prestadores de serviços, produtos que prometem fazer mais pelos clientes, e até a inércia que é quando os clientes desistem de contratar serviços porque precisam de trabalho.

Dentre as tantas variáveis, o marketing de serviços é a melhor solução para que essas empresas não fiquem reféns da sorte na conquista de clientes.

Conceitos de marketing de produto

É uma das vertentes do marketing, responsável por conectar produtos e pessoas. Encontrar os clientes certos para os produtos da sua empresa é uma parte fundamental do sucesso do seu negócio.

Além disso, lembre-se de que esses consumidores não são exatamente os mesmos. É importante definir o público-alvo e tratá-lo de forma personalizada.

Desta forma, você encontra a melhor forma de disponibilizar este produto e aproximá-lo de seus clientes.

As principais funções do marketing de produto são, por exemplo:

  • Desenvolver o posicionamento do produto;
  • Criar a identidade visual e informações do produto;
  • Desenvolver diferenciação de produtos em relação aos concorrentes;
  • Promover a coordenação entre as equipes de vendas e marketing.

Essas práticas devem ser usadas ao lançar novos produtos ou introduzi-los em novos mercados que os consumidores ainda não entendem.

Além disso, você pode testar a aceitação do novo produto para um pequeno número de clientes antes de lançá-lo ao público.

Cada produto tem um ciclo de vida e os quatro estágios são:

  • Introdução ao mercado
  • Crescimento;
  • Maturidade;
  • Declínio.

Nesse sentido, o marketing do produto é inserido antes de sua introdução no mercado e é dividido em sete etapas.

Conceitos gerais de Marketing

Por exemplo, os conceitos de marketing 4 Ps são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Localização;
  • Promoção.

Esses conceito são importantes para muitos empresários. Segundo alguns autores, esses são os pilares fundamentais de qualquer empresa e são essenciais para o posicionamento e o sucesso no mercado.

As ideias são:

  • Criar soluções;
  • Precificar;
  • Escolher o local de venda certo;
  • Saber anunciar.

Isso é muito eficaz para quem presta serviços. No entanto, existem outros pilares a serem considerados.

Processos

Processos bem definidos podem ajudar as empresas a entender as necessidades de seus públicos. Quanto mais eficazes forem esses processos, mais eficazes serão as atividades.

Esses processos permitirão à empresa demonstrar a confiança do consumidor e ficar à frente de seus concorrentes.

Pessoas

Para um bom marketing de serviços, deve haver pessoal qualificado, ou seja, participando de todos os processos de marketing.

Dada a estratégia de manter os padrões de qualidade, o treinamento de pessoal é importante,

Palpabilidade

É verdade que o serviço não é tangível, mas isso não significa que não possamos demonstrar a qualidade e o valor das empresas do setor em termos tangíveis.

Isso pode ser garantido por sites bem delineados, reconhecimento visual em redes sociais, cartões de visita e decorações de escritório.

Produtividade

O prazo para realização dos serviços é um grande diferencial para as empresas do setor.

O consumidor naturalmente prefere marcas que possam atender às suas necessidades em menos tempo, desde que a qualidade seja igual ou superior à dos concorrentes de mercado.

Diferenças entre marketing de serviços e de produto

Certamente existem realmente diferenças na forma como os produtos e serviços são anunciados!

Existem muitas características diferentes entre os dois, o que acabou mudando muito a forma de atrair e reter clientes. Ao contrário dos produtos, podemos dizer que os serviços são:

Ativos intangíveis

Como já enfatizado, os serviços são intangíveis e, de certa forma, os serviços são muito mais abstratos do que os produtos que podem ser tocados e processados.

Por exemplo, pense em consultas médicas ou jurídicas. Um serviço é prestado, mas o valor gerado lá é intangível e não pode ser percebido como se comprássemos bens públicos.

Variáveis

Por mais profissional que você seja, um serviço nunca será exatamente igual ao outro. O motivo não é difícil de é qu a variável muda a cada vez.

Os clientes serão diferentes, a localização pode mudar, o clima, a concentração profissional, os requisitos de serviço e outros aspectos farão os resultados diferentes.

Isso torna o marketing de serviço mais desafiador porque é difícil prever as reações do cliente, evitar problemas materiais, etc.

Inseparáveis

É impossível separar o serviço do indivíduo que o executa. Para produtos, isso não vai acontecer mesmo que haja defeitos de fabricação.

É por isso que afirmamos com tanta clareza a importância de cuidar bem da equipe de atendimento ao cliente da empresa.

É importante ter uma equipe qualificada, e uma equipe problemática dificultará o trabalho de marketing.

Como estudar marketing?

Agora que você já saber mais sobre as diferenças do marketing de produto e serviços que tal cogitar a possibilidade de ingressar nesta área?

Existem várias carreiras para quem quer seguir nesta área como por exemplo a publicidade e propaganda, marketing ou marketing digital.

O marketing digital tem crescido cada dia mais, e tem tido grande influência também nas novas estratégias de marketing, tanto de produto quanto de serviços.

Algumas faculdades oferecem esses cursos de forma muito acessível e com excelentes notas no MEC. Alguns exemplos de universidades são:

Gostou de saber as diferenças entre o marketing de produtos e serviços? Então confira também nosso artigo sobre as diferenças de Marketing ou Marketing Digital

Boa sorte!

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