
Para falarmos de marketing, primeiramente precisos separar o que é necessário estar na campanha. Dessa forma, você sabe as diferenças de marketing de produto e serviços?
O produto é um bem tangível, ou seja, o cliente pode tocar e saber seus benefícios. Já o serviço necessita uma abordagem diferente, pois não é tão simples explicar suas vantagens.
Neste artigo vamos explicar as distinções das duas abordagens do marketing, diferenças do marketing de serviços e produtos.
O que você verá neste artigo:
Conceitos de marketing de serviços
O marketing de serviços é basicamente um conjunto de estratégias que ajudam a explicar o valor dos serviços e persuadir os clientes a escolher uma empresa específica.
É muito fácil distinguir entre produtos e serviços. Porém, se você for solicitado a definir esses dois conceitos, certamente terá dificuldade em definir serviços, e esse desafio também se aplica ao marketing.
Afinal, o mesmo serviço pode ser utilizado para diversos fins, dependendo dos objetivos do cliente. Além disso, os critérios de recrutamento também mudaram.
A competição é acirrada, pois outros prestadores de serviços, produtos que prometem fazer mais pelos clientes, e até a inércia que é quando os clientes desistem de contratar serviços porque precisam de trabalho.
Dentre as tantas variáveis, o marketing de serviços é a melhor solução para que essas empresas não fiquem reféns da sorte na conquista de clientes.
Conceitos de marketing de produto
É uma das vertentes do marketing, responsável por conectar produtos e pessoas. Encontrar os clientes certos para os produtos da sua empresa é uma parte fundamental do sucesso do seu negócio.
Além disso, lembre-se de que esses consumidores não são exatamente os mesmos. É importante definir o público-alvo e tratá-lo de forma personalizada.
Desta forma, você encontra a melhor forma de disponibilizar este produto e aproximá-lo de seus clientes.
As principais funções do marketing de produto são, por exemplo:
- Desenvolver o posicionamento do produto;
- Criar a identidade visual e informações do produto;
- Desenvolver diferenciação de produtos em relação aos concorrentes;
- Promover a coordenação entre as equipes de vendas e marketing.
Essas práticas devem ser usadas ao lançar novos produtos ou introduzi-los em novos mercados que os consumidores ainda não entendem.
Além disso, você pode testar a aceitação do novo produto para um pequeno número de clientes antes de lançá-lo ao público.
Cada produto tem um ciclo de vida e os quatro estágios são:
- Introdução ao mercado
- Crescimento;
- Maturidade;
- Declínio.
Nesse sentido, o marketing do produto é inserido antes de sua introdução no mercado e é dividido em sete etapas.
Conceitos gerais de Marketing
Por exemplo, os conceitos de marketing 4 Ps são:
- Produto;
- Preço;
- Localização;
- Promoção.
Esses conceito são importantes para muitos empresários. Segundo alguns autores, esses são os pilares fundamentais de qualquer empresa e são essenciais para o posicionamento e o sucesso no mercado.
As ideias são:
- Criar soluções;
- Precificar;
- Escolher o local de venda certo;
- Saber anunciar.
Isso é muito eficaz para quem presta serviços. No entanto, existem outros pilares a serem considerados.
Processos
Processos bem definidos podem ajudar as empresas a entender as necessidades de seus públicos. Quanto mais eficazes forem esses processos, mais eficazes serão as atividades.
Esses processos permitirão à empresa demonstrar a confiança do consumidor e ficar à frente de seus concorrentes.
Pessoas
Para um bom marketing de serviços, deve haver pessoal qualificado, ou seja, participando de todos os processos de marketing.
Dada a estratégia de manter os padrões de qualidade, o treinamento de pessoal é importante,
Palpabilidade
É verdade que o serviço não é tangível, mas isso não significa que não possamos demonstrar a qualidade e o valor das empresas do setor em termos tangíveis.
Isso pode ser garantido por sites bem delineados, reconhecimento visual em redes sociais, cartões de visita e decorações de escritório.
Produtividade
O prazo para realização dos serviços é um grande diferencial para as empresas do setor.
O consumidor naturalmente prefere marcas que possam atender às suas necessidades em menos tempo, desde que a qualidade seja igual ou superior à dos concorrentes de mercado.
Diferenças entre marketing de serviços e de produto
Certamente existem realmente diferenças na forma como os produtos e serviços são anunciados!
Existem muitas características diferentes entre os dois, o que acabou mudando muito a forma de atrair e reter clientes. Ao contrário dos produtos, podemos dizer que os serviços são:
Ativos intangíveis
Como já enfatizado, os serviços são intangíveis e, de certa forma, os serviços são muito mais abstratos do que os produtos que podem ser tocados e processados.
Por exemplo, pense em consultas médicas ou jurídicas. Um serviço é prestado, mas o valor gerado lá é intangível e não pode ser percebido como se comprássemos bens públicos.
Variáveis
Por mais profissional que você seja, um serviço nunca será exatamente igual ao outro. O motivo não é difícil de é qu a variável muda a cada vez.
Os clientes serão diferentes, a localização pode mudar, o clima, a concentração profissional, os requisitos de serviço e outros aspectos farão os resultados diferentes.
Isso torna o marketing de serviço mais desafiador porque é difícil prever as reações do cliente, evitar problemas materiais, etc.
Inseparáveis
É impossível separar o serviço do indivíduo que o executa. Para produtos, isso não vai acontecer mesmo que haja defeitos de fabricação.
É por isso que afirmamos com tanta clareza a importância de cuidar bem da equipe de atendimento ao cliente da empresa.
É importante ter uma equipe qualificada, e uma equipe problemática dificultará o trabalho de marketing.
Como estudar marketing?
Agora que você já saber mais sobre as diferenças do marketing de produto e serviços que tal cogitar a possibilidade de ingressar nesta área?
Existem várias carreiras para quem quer seguir nesta área como por exemplo a publicidade e propaganda, marketing ou marketing digital.
O marketing digital tem crescido cada dia mais, e tem tido grande influência também nas novas estratégias de marketing, tanto de produto quanto de serviços.
Algumas faculdades oferecem esses cursos de forma muito acessível e com excelentes notas no MEC. Alguns exemplos de universidades são:
Gostou de saber as diferenças entre o marketing de produtos e serviços? Então confira também nosso artigo sobre as diferenças de Marketing ou Marketing Digital
Boa sorte!