InícioDicasCurrículoFoto no currículo: devo ou não colocar?

Foto no currículo: devo ou não colocar?

Primeiramente, falar sobre foto no currículo é muito importante para as pessoas que estão em busca da primeira oportunidade de emprego ou as que buscam recolocação em alguma área. Hoje existem vários serviços de consultoria profissional e elaboração de currículos que orientam os candidatos sobre a questão.

No entanto, muitas pessoas ainda elaboram o próprio currículo com base em modelos já existentes, ou informações adquiridas por meio do contato com outros profissionais. Assim, produzem modelos interessantes com base nas novas tecnologias que podem auxiliar no processo.

É comum ter dúvida sobre foto no currículo

Uma parte importante para a procura de um emprego está na elaboração do currículo, porém, a dúvida principal apresentada pelos candidatos na hora de montar um currículo digital é: devo colocar foto no currículo? 

Além de gerar muitas dúvidas nos candidatos, não é um consenso entre os recrutadores ou profissionais que atuam no ramo, tornando a situação complexa. 

Outro ponto de muita importância sobre foto no currículo se refere a uma lei aprovada recentemente, que proíbe a exigência de fotos em currículos. Trata-se da lei 187/21, que visa proibir a prática de muitas empresas que, sem qualquer propósito, solicitavam fotos dos candidatos.

No entanto, aprender a identificar quando a imagem pode agregar ao material disponível no currículo pode ser de grande importância para você que procura uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Neste artigo, tentaremos esclarecer as dúvidas gerais sobre a questão. Acompanhe!

O que diz a lei sobre a questão?

Há alguns anos no Brasil há propostas para que se proíba a exigência das fotos em currículos. Isso porque algumas empresas utilizaram a prática com o intuito de discriminar candidatos e levar os fatores estéticos como primordiais para os processos seletivos.

Outro ponto levantado por quem é contra a prática se refere ao fato de que não são todas as profissões que demandam importância relacionada ao currículo do candidato.

Devido ao fato, foi aprovada uma lei que proíbe a exigência: trata-se do Projeto de Lei número 187/21.

Como saber se devo ou não incluir foto em meu currículo?

Atualmente, há opções de currículos muito modernos, além de sites que servem como um currículo digital, como por exemplo o LinkedIn. Sites do tipo recomendam que o candidato insira fotos, pois os recrutadores necessitam enxergar o candidato para que possam fazer uma avaliação completa do perfil. 

Porém, o método mais tradicional de currículo segue vigente no mercado: currículo digitado com as habilidades, qualificações, objetivos e resumo da trajetória profissional do candidato. 

Assim, em muitos processos seletivos, basta apenas apresentar o currículo com as informações, mas ainda há empresas que exigem o currículo com foto.

Caso não seja informado e mesmo assim você queira incluir a foto, vale a pena refletir se ela fará ou não uma real diferença no processo seletivo. Afinal, a depender da vaga, a fotografia do candidato pode não ser relevante. 

Caso eu queira incluir foto, quais fatores devo levar em consideração? 

Em primeiro lugar, se a sua opção é adotar currículo com foto para os processos seletivos, faz-se necessário escolher muito bem a foto, bem como verificar quais são as possíveis interpretações que se terá sobre ela. Neste caso, seguem algumas dicas: 

  • Evite fotos informais ou que mostrem o corpo inteiro;
  • Dê preferências às fotos no formato 3×4 ou que demonstrem você atuando em sua profissão;
  • Tente combinar a fotografia com o design do currículo. Para tal, existem sites que auxiliam na parte estética do currículo e até mesmo layout; 
  • Na imagem, mostre bem o seu rosto e tente passar uma imagem profissional e amigável; 
  • Enquadre bem a foto e opte por alguma com resolução;
  • Caso a sua intenção seja apenas estética, recomenda-se que não coloque foto. Ela deve mirar apenas em um sentido profissional, jamais ser utilizada com a intenção da estética se sobressair mais que as competências e habilidades; 
  • Evite ao máximo fotos informais, pois elas podem te prejudicar muito no processo seletivo. 

Quais profissões exigem currículo com imagem?

Em algumas áreas, a imagem é levada mais em consideração para os processos seletivos. Afinal, determinados profissionais dependem muito da imagem para que possam ser selecionados pelos recrutadores. Geralmente, na própria graduação ou curso técnico você ouvirá falar sobre a questão. 

Caso tenha dúvidas, sempre pesquise antes com colegas de profissão ou profissionais de RH (Recursos Humanos) se é viável ou não apresentar currículo ou portfólio com imagens em sua área.  Os seus professores também podem esclarecer esse ponto, com base em experiências deles mesmos no mercado de trabalho. 

Por exemplo, algumas das áreas que geralmente exigem currículo com foto são as seguintes: 

  • Artes cênicas (caso você vá atuar)
  • Trabalhos relacionados à área de eventos (recepção, por exemplo)
  • Modelos de passarela ou fotográficos
  • Jornalistas (a depender do tipo de vaga)
  • Algumas vagas de atendimento ao público

Afinal, o que pesa mais em um currículo?

Por fim, inserir foto no currículo deve ser uma prática muito bem avaliada, levando em conta fatores relacionados à relevância de tal imagem para o processo seletivo. Dessa forma, por lei é proibida a exigência – salvo em casos cuja foto é primordial (como no caso de atores) – mas os candidatos que assim desejarem podem fazê-lo.

Se a sua situação não exige que o currículo acompanhe foto, vale a pena elaborar um excelente material, com destaque para as suas competências e habilidades relacionadas à área na qual procura emprego.

Ainda, se a sua ideia é se destacar diante dos candidatos, nada melhor que elaborar um currículo completo e que consiga resumir a sua trajetória profissional e seus anseios.

Como dica final, que tal combinar um excelente currículo com uma carta de apresentação? Há modelos disponíveis na própria web, e elas aumentam as suas chances de se destacar em busca de novas oportunidades.

O caminho para a busca por uma oportunidade do mercado de trabalho, exige muita disciplina e busca por melhorar cada vez mais a sua persona profissional diante dos empregadores e demais profissionais. Por isso, sempre busque por oportunidades de aprendizagem e melhore cada vez mais o seu currículo, focando principalmente nos seus objetivos a pequeno, médio e longo prazo.

Veja também o conteúdo sobre o que são cotas raciais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.