InícioDicasCurrículoComo fazer um portfólio com seus trabalhos da faculdade?

Como fazer um portfólio com seus trabalhos da faculdade?

Fazer seu portfólio com seus trabalhos da faculdade é uma das formas mais efetivas de se preparar para uma jornada na sua área de atuação. Além de aprimorar suas habilidades e te impulsionar para alcançar coisas que você nunca pensou ser possível antes.

Mas, você precisa dar o primeiro passo para seu processo de admissão em algum tipo de trabalho ou estágio. Assim, esse passo é fazer um portfólio com seus trabalhos da faculdade. Logo, depois de revisar inúmeros portfólios de alunos, seus recrutadores poderão escolher pelo diferencial.

Afinal de contas, não importa onde você esteja em sua educação ou carreira.  Nunca é muito cedo para começar a criar seu portfólio com seus trabalhos da faculdade. Então, se você ainda está em seu processo de formação universitária, acompanhe.

Uma possibilidade é usar os seus trabalhos e atividades de classe para demonstrar seus interesses e habilidades. Assim, com o tempo, você será capaz de compilar o suficiente para mostrar um corpo de trabalho que indica onde você esteve e principalmente para aonde está indo.

Então, esteja você envolvido no curso de Jornalismo, Artes, ou Arquitetura, conseguir um emprego se tornou muito competitivo. Logo, para se destacar na multidão e deixar uma impressão positiva dos recrutadores, você precisa fazer um portfólio com seus trabalhos da faculdade. Dessa forma, o momento perfeito para aprender novas habilidades, se envolver em atividades extracurriculares e aumentar conexões é durante a jornada universitária.

Dicas para fazer um portfólio com seus trabalhos da faculdade

Inicialmente, você precisará de um portfólio para demonstrar o seu talento, habilidades e dedicação ao trabalho. Portanto, se você está pensando em como apresentar seu portfólio de trabalhos da faculdade, aqui estão algumas formas exclusivas de fazer isso.

Determine como será a apresentação de seu portfólio

Busque decidir como você deseja apresentar seu portfólio. Existem duas maneiras de se compilar o portfólio: você pode criar um documento eletrônico que pode ser enviado por e-mail ou compartilhado online. Ou, juntar uma cópia impressa em um moderno caderno de portfólio encadernado em couro. Se você planeja fazer um portfólio digital, digitalize as cópias impressas de seus documentos e salve-os em uma pasta de “portfólio “ em seu computador. Além disso, é muito importante transformar suas amostras eletrônicas em formato PDF.

Então, monte a espinha dorsal de seu portfólio com seus trabalhos da faculdade. Para um portfólio em papel, adquira um fichário atraente e de aparência profissional e folhas de capa de plástico transparente. Para um portfólio digital, selecione um programa de computador de “apresentação”, como PowerPoint ou Keynote, que permite salvar o documento como uma série de slides ou um arquivo de filme.

Selecione exemplos de seus trabalhos da faculdade

Consequentemente, procure reunir documentos de suas aulas na faculdade, cópias, testes e trabalhos com notas e anotações dos professores e colegas. Se você fez trabalhos para suas aulas, como pinturas, esculturas ou modelos 3D, tire fotos de qualidade, pois elas servirão como exemplos ideais. Se você participou ou planejou eventos, encontre fotos, ingressos e outros itens do evento. Você também pode criar documentos para demonstrar o envolvimento e o desempenho acadêmico. A Universidade de Michigan afirma que um modelo de portfólio com seus trabalhos da faculdade deve representar como você fez a diferença enquanto esteve na universidade.

Leia os critérios com atenção e organize

Eventualmente, cada emprego ou tipo de função possui seu próprio conjunto de requisitos para um portfólio . Então, observe atentamente o que cada vaga de emprego ou estágio que você se inscreve está solicitando aos candidatos. Como quantas peças, em que formato, quando é o prazo e assim por diante. Certifique-se de que o envio de seu portfólio atenda a todos os requisitos.

Nesse sentido, quando for o momento de organizar seu portfólio, crie uma página “Índice”, que descreva as várias seções de seu portfólio, bem como o conteúdo de cada seção. Também procure fazer uma cópia impressa de seu portfólio. Suas seções podem incluir uma seção “Histórico”, uma seção “Trabalho Universitário”, ou “Amostras de Trabalho” e, em seguida, uma seção ”Recomendações”. Assim, crie uma página de título para cada seção, colocando o mesmo em fonte grande e presumivelmente incluindo fotos relevantes na página para torná-la mais atraente.

Além disso, inclua uma cópia de seu currículo na seção “Antecedentes”, bem como uma cópia do histórico escolar. Para a cópia impressa, coloque cada documento em uma folha coberta de plástico. Coloque cada página do portfólio com o lado do texto voltado para fora, para que possa ser lida sem ser removida da folha de plástico.

Para o portfólio eletrônico, copie e cole o texto em uma série de slides para que não haja muitas palavras em cada slide e para que o texto fique fácil de ser lido. Depois, insira seus melhores exemplos de trabalhos de classe em sua seção “Trabalho Universitário”, ou “Amostras de Trabalho”. Dessa maneira, organize os itens em uma ordem cronológica e não coloque muitos intensos em uma página ou slide. Insira quaisquer cartas de recomendação ou depoimentos que você recebeu de estágios ou professores na seção “Recomendações”.

Procure sugestões e feedbacks

Depois de realizar todos os processos citados acima, peça ao seu professor universitário ou a um amigo de confiança que examine seu portfólio em busca de erros, sejam ortográficos ou sugestões de melhorias. Dessa maneira, faça alterações conforme necessário e certifique-se de verificar o portfólio você mesmo sempre que for se preparar para uma entrevista profissional.

Se você for obrigado a montar um portfólio se formar, verifique se sua faculdade possui qualquer formatação, estilo, ou requisitos de conteúdo adicionais. Assim, à medida que você adiciona coisas a seu portfólio, não esqueça de atualizar seu Índice. Já para o portfólio digital, salve o documento como uma série de slides ou carregue-o em um site de compartilhamento de vídeo. Assim, compartilhe o link com futuros empregadores ou fontes de estágio.

Por fim, essas foram algumas das principais dicas ao se fazer um portfólio com seus trabalhos da faculdade. De qualquer maneira, recomendamos pedir ajuda de colegas veteranos e professores com mais experiência no assunto.  Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.