InícioDicasCurrículoComo incluir participação em eventos no currículo

Como incluir participação em eventos no currículo

A participação em eventos no currículo faz com que o profissional seja visto como alguém que vai além do conhecimento técnico e prático. A participação em palestras e congressos complementa com informações sobre pesquisas e novidades da área de atuação.

Portanto, se você ainda não sabe bem como incluir essas informações em seu currículo, nós preparamos um conteúdo exclusivo. Vamos ver a importância de participar desses eventos e como você pode informar sobre tal participação aos seus empregadores.

Além disso, é essencial que você saiba como selecionar quais eventos precisam entrar no seu currículo. Ou seja, não é recomendado incluir uma grande lista de participações. Vamos ajudar você a escolher os mais indicados.

A participação em eventos no currículo

Como dissemos na introdução deste texto, participar de eventos, palestras e congressos é uma ótima forma de complementar o conhecimento em determinada área. Porém, é preciso avaliar a melhor forma de incluir tal participação em eventos no currículo.

Antes de tudo, precisamos coletar algumas informações essenciais sobre o evento para que possamos incluí-lo:

  • Nome
  • Data
  • Objetivo/Ementa
  • Forma de participação

Com esses dados básicos, é possível, desde já, organizar a melhor forma de incluí-lo no currículo. A data de acontecimento é importante porque cursos, palestras e congressos muito antigos já não possuem tanto apelo para o recrutador. Além disso, o objetivo do evento ajuda a clarificar qual a área de conhecimento foi explorada.

A forma de participação é para que fique claro se você participou como ouvinte, palestrante, voluntário ou organizador. Cada uma dessas funções representa um diferencial e uma forma de envolvimento específica.

Caso o evento gere um certificado de participação ou algum tipo de comprovante, pode ser incluída essa informação. Em tempos de currículos digitais, você pode adicionar um link que leve para o arquivo que comprove a participação. Garantindo, assim, maior veracidade sobre o que está sendo dito.

Escolher os eventos para incluir no currículo

Portanto, de forma objetiva, o ideal é que você escolha incluir no seu currículo os eventos que têm maior relevância com o seu mercado de trabalho. Opte por congressos nacionais ou internacionais, sempre que possível.

Apresente, de forma resumida, quais conhecimentos você teve acesso durante a participação. Dê destaque para aqueles que forem realizados por grandes sociedades ou órgãos relacionados ao seu segmento.

Por fim, destaque sua participação. Mesmo que como ouvinte, mostre, de forma objetiva e clara, como foi enriquecedor e produtivo para sua formação a participação naquela palestra, evento ou congresso.

Vantagem em participar de eventos

Nós já falamos sobre como incluir a sua participação em eventos no currículo. Mas você ainda pode se perguntar qual a vantagem em, realmente, participar de eventos. Além, é claro, de enriquecer seu currículo. Vamos ver abaixo!

Mercado de trabalho

É importante ter conhecimento mais profundo sobre o mercado de trabalho que você está prestes a compor. Além disso, entender quais áreas vem se modificando e como a tecnologia e a inovação vem atingindo a sua profissão.

Da mesma forma, você também poderá ter acesso a pessoas que atuam em outros segmentos da sua área de interesse e, ao trocar informações com elas, saberá mais detalhes sobre o que acontece. Em eventos, é comum ter apresentações de pesquisas recentes.

Atualização de conhecimentos

Quando estamos na faculdade, ficamos atentos a tudo que chega de novidade na nossa área. Porém, quando entramos no mercado de trabalho, acabamos por, muitas vezes, nos dedicar apenas aquilo que fazemos diariamente.

Em congressos, palestras e eventos, podemos aprender mais sobre as novidades da área. Em algumas áreas, há feiras anuais que tem como objetivo apresentar aos profissionais as novidades e tecnologias que podem modificar a rotina do trabalhador.

Apresentação de pesquisa

A atualização de conhecimentos vai acontecer a partir do momento que você puder assistir ou apresentar novas pesquisas. Nesse caso, incluir a participação em eventos no currículo se torna ainda mais essencial e enriquecedor.

Afinal de contas, é através da área de pesquisas que muitas novidades chegam ao mercado. Se você atua nesse segmento, irá apresentar suas descobertas em eventos. Caso você apenas assista, ainda assim, irá conhecer mais sobre o assunto quando esse interferir no seu dia a dia.

Networking

Todo mundo que atua no mercado de trabalho sabe que ter um bom relacionamento com aqueles que são seus colegas de profissão é importante para a carreira. Não apenas como uma forma de ser reconhecido, mas para oportunidades futuras. Os contatos possibilitam troca de informações, parcerias, aprendizado e socialização. Além de tudo isso, é através de seus contatos profissionais que você poderá ficar sabendo de novas pagas e oportunidades de trabalho em sua área.

Portanto, incluir a participação em eventos no currículo mostra que você, possivelmente, tem bom relacionamento com outros profissionais. Além de permitir, na prática, que você tenha contatos produtivos em sua agenda de telefone.

Inclua a participação em eventos no currículo

Devido à pandemia e à possibilidade de realização de eventos online, o número de congressos, palestras e outros formatos cresceu. Com a redução dos custos de produção e a possibilidade de contar com participantes do mundo inteiro, se tornou normal a realização de mais eventos nesse modelo.

Aproveite essa oportunidade para incrementar seu currículo com a participação em eventos que possuem grandes empresas ou órgãos por trás da realização. Com isso, é possível mostrar que você tem bom conhecimento técnico, prático e se interessa pelas novidades da área.

Seu currículo irá ganhar amplitude, já que você circula por diferentes segmentos, e o recrutador terá certeza de que você é um profissional antenado com tudo que acontece ao seu redor. Sendo assim, a vaga fica mais próxima de você.

Se você já sabe como incluir a participação em eventos no currículo, vai se interessar pelo nosso artigo exclusivo sobre a importância de manter seu currículo sempre atualizado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.