InícioDicasMercado de trabalhoTer um cartão profissional sem estar formado é válido?

Ter um cartão profissional sem estar formado é válido?

Para alunos que ainda estão cursando a graduação, mas já participam de eventos corporativos ou congressos, surge a dúvida: é válido ter um cartão profissional? Buscando ajudar a vida do universitário, preparamos um material para responder a essa questão.

É importante que o aluno tenha ideia de que esse investimento será válido em algumas situações, mas que, atualmente, com a tecnologia, o custo pode ser reduzido. E isso é importante, pois o estudante ainda não possui, em geral, uma renda alta.

Sabendo disso, vamos apresentar a seguir algumas opções para o estudante seguir com a divulgação de seus serviços. Vamos também apresentar os benefícios de se ter um cartão profissional, mesmo que não tenha se formado ainda.

O cartão profissional

É costume no meio profissional o uso de um cartão profissional com os dados de contato da pessoa. Ele também apresenta o nome, cargo ou função e, eventualmente, a empresa em que atua. Este material é trocado e distribuído em diferentes oportunidades.

Esse material gráfico que é disponibilizado por quem procura manter a possibilidade de um futuro contato. Por isso, no cartão vem descritas as inúmeras formas de enviar mensagem: número de telefone, e-mail, site e celular. O objetivo é facilitar a comunicação.

O cartão profissional pode ser feito com foco na empresa representada. Nestes casos, é comum ter a logo e o nome da instituição. Além disso, o nome do responsável, sua função ou cargo e seus dados de contato. 

Porém, se for o caso de um freelancer ou alguém que ainda não está alocado em uma empresa, o cartão pode contar com outros dados. Nesta opção, é costume usar o nome da pessoa como destaque, sua função pretendida ou área de atuação. Depois disso, os dados de contato.

Há ainda uma terceira opção. Neste caso, a apresentação no material fica apenas focada na empresa. Não há, muitas vezes, os dados da pessoa que está ali. Talvez, seja possível encontrar, apenas, o setor representado. Como o comercial ou de vendas, por exemplo.

Formatos de cartão profissional

Como você viu acima, é possível reunir diferentes informações nesse material. É comum que o cartão profissional seja feito em papel cartão com um tamanho padrão de 9×5 cm. Porém, atualmente, com a tecnologia disponível em gráficas, é possível variar na qualidade do papel e, também, no tamanho.

Mas, indo além, atualmente há a possibilidade de criar um cartão profissional virtual. Essa nova modalidade garante alguns benefícios a quem decidir por usá-los:

  • Sustentabilidade
  • Facilidade em divulgar em eventos online
  • Maior alcance com o envio de um link
  • Possibilidade de edição rápida e eficiente

O cartão digital consiste em um link que, ao ser clicado, informa os mesmos dados que costumamos visualizar no cartão tradicional. A diferença é que ele é um arquivo que pode ser clicado, levando o usuário até aquele link.

Como mencionado anteriormente, uma das grandes vantagens do uso do cartão profissional digital é a facilidade de atingir um maior número de pessoas. Isso porque não é mais necessário encontrar alguém para entregar o cartão. Tudo pode ser feito online.

Além disso, caso você produza uma grande quantidade de cartões em papel, não poderá realizar algum ajuste, ou perderá os que ainda restam. No caso do digital, é possível ajustar e, instantaneamente, a mudança será validada.

Vantagens do cartão profissional

Bom, mas se você é um estudante, ainda não tem um cargo fixo ou função definida. Então quais seriam as vantagens em possuir um cartão profissional? É isso que vamos discutir agora.

Networking

Essa, sem dúvidas, é uma das principais vantagens de possuir um cartão profissional, mesmo ainda como estudante. Se o seu contato estiver disponível para quem quer que seja, é possível ser lembrado e chamado futuramente.

Além disso, após uma conversa ou uma introdução pessoal, é possível convidar a outra pessoa a falar mais sobre tal assunto com a possibilidade de contato. Nesse caso, o cartão será bem-vindo. E, ainda, irá possibilitar a troca de cartões, criando um bom banco de dados para o início da sua carreira.

Diferenciação

Em um evento, é comum lidarmos com diversas pessoas ao mesmo tempo. O cartão, ao ser entregue, faz com que você tenha mais chances de ser lembrado depois. Ao final de um dia, é normal analisarmos tudo que aconteceu. Torne-se inesquecível ao entregar seu cartão.

Além disso, é comum que estudantes não tenham esse desejo. Por isso, se você tiver um cartão, mesmo que ainda seja aluno, irá se diferenciar. Invista em um produto que chame atenção e comunique, de forma clara, seu objetivo.

Caminho profissional

Caso o seu objetivo profissional seja o caminho do trabalho autônomo, o cartão profissional irá fazer sentido desde já. Se você não pretende se unir a uma empresa, e será sua própria marca, o cartão poderá ser feito ainda como estudante.

Isso porque não corre o risco das informações serem perdidas ao longo do tempo. Nesse caso, faça um cartão com seus principais contatos, seu cargo pretendido ou área de atuação, e desenvolva uma logomarca para seu trabalho.

O cartão profissional ideal

É claro que o cartão profissional precisa, antes de tudo, representar muito bem quem está utilizando. Se houver uma empresa envolvida, é necessário que isso fique claro. Além disso, os dados de contato são essenciais. Utilize os que são mais efetivos e apresente mais de uma possibilidade.

Caso seja um estudante que ainda não está em uma empresa, coloque a área de atuação pretendida. Insira os dados de contato e quais as formas disponíveis de comunicação. Escolha um visual que ressalte sua carreira e deixe seu nome em evidência.

Caso tenha a possibilidade, contrate um designer gráfico para planejar o cartão ideal. Atualmente, muitas pessoas incluem no cartão profissional físico um QR-Code. Dessa forma, é possível acessar o mesmo cartão em formato digital.

Isso é interessante para aqueles que não são muito bons em guardar papéis. Com essa opção, todas as informações ficam disponíveis em diferentes formatos. Será impossível não entrar em contato com você.

E se você gostou do nosso conteúdo, não perca nosso artigo especial sobre a importância de participar de palestras e congressos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.