InícioDicasCurrículoQual o momento certo para elaborar um currículo?

Qual o momento certo para elaborar um currículo?

Não existe um momento certo para elaborar o primeiro currículo profissional. Ao menos, não um que sirva de parâmetro para todo mundo. No entanto, alguns indicativos podem revelar que esta hora chegou para você!

Antes de mais nada, é preciso entender de que tipo de currículo estamos falando.

O currículo vitae é um documento elaborado com a finalidade de conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Nele colocamos nossas experiências de vida, elaboramos um resumo de nossa trajetória profissional para que possamos conseguir um trabalho.

Um pouco diferente do currículo de vida é o currículo lattes. O material é elaborado a fim de tornar público nossas realizações no âmbito acadêmico. Muitos estudantes e pesquisadores reúnem no lattes suas publicações científicas, a participação em eventos acadêmicos, o resumo de seus projetos de pesquisa, de TCC, dissertação de mestrado, tese de doutorado e outras do gênero.

Cada um tem uma função específica, e cada ocasião requer um ou outro documento. Embora, por vezes, possamos compartilhar os dois.

Neste artigo trataremos especificamente do currículo vitae (de vida). Então, bora contar sua história e conquistar uma vaga de emprego!

O momento ideal

Enquanto muitos jovens não veem a hora de começar a trabalhar, outros preferem aguardar o término de seus estudos. Esta escolha é muito pessoal, e nenhuma das opções é melhor que outra. Cada um deve avaliar sua rotina de vida, suas pretensões a médio e longo prazo e, sobretudo, o desejo de dar um start na carreira profissional.

Contudo, é importante ressaltar que mesmo durante a formação superior, muitos cursos tem em sua grade curricular a disciplina de estágio obrigatório. Assim, mesmo que você tenha se planejado para começar a trabalhar só depois do término de uma graduação, talvez precise considerar a possibilidade de dedicar algum tempo para fazer um estágio.

O momento errado

Se não podemos precisar a hora certa de fazer um currículo, já que trata-se de uma questão bem subjetiva, o momento errado para fazê-lo é mais evidente. Não é muito sensato deixar para elaborar um currículo quando já se está desesperado por uma vaga.

A urgência pode prejudicar a qualidade do documento e te fazer perder pontos. Lembrando que como a concorrência por vagas de emprego é sempre acirrada, os detalhes podem fazer a diferença.

A hora é agora! O que fazer?

É importante ressaltar que as motivações para o primeiro emprego podem ser muitas. Alguns, após o término da faculdade não veem a hora de botar a mão na massa e começar a viver na prática o que aprenderam na sala de aula. Outros vivenciam o oposto. Precisam trabalhar para então conseguir se manter na faculdade.

Mas, independentemente da situação, um currículo bem elaborado é decisivo para uma contratação. Logo surge a pergunta que não quer calar: o que colocar no currículo? Acalme o seu coração, futuro proletário! A gente te conta o que fazer e como conseguir montar um currículo ainda que você nunca tenha trabalhado antes.

“Currículo para o primeiro emprego”

Muitos jovens se arrepiam só de ouvir a palavra currículo. Eles sentem-se inseguros justamente por não terem experiências prévias. Sabemos dos desafios enfrentados por  aqueles que querem iniciar uma carreira profissional.

O cenário mundial, e a economia brasileira ainda sofrem com as consequências da pandemia de Covid-19. Porém, nem só de tragédias vive a humanidade. As oportunidades surgem todos os dias. Por isso, se preparar para elas é fundamental. 

Seja objetivo

Um currículo deve conter informações relevantes para que um recrutador consiga entender se as suas habilidades são compatíveis com a vaga oferecida. Evite ser prolixo e ficar “enchendo linguiça”. Os empregadores são experientes e sabem bem quando alguém está tentando enrolar. Assim sendo, se você está buscando o primeiro emprego, vamos te dar algumas dicas do que colocar no currículo:

– Enfatize suas qualidades;

– De ênfase para sua formação acadêmica, esteja ela concluída ou cursando;

– Conte quais os cursos mais relevante para a área da vaga pretendida;

– Destaque sua experiência com algum idioma

– Valorize seus conhecimentos em informática

Drible a falta de experiência

Não tenha medo ou vergonha de dar destaque para suas vivências. Valorize tudo aquilo que você já fez até hoje e que tenha contribuído para o seu desenvolvimento profissional.

Pode ser que você ainda não tenha trabalhado no regime CLT, aquele comumente chamado de “carteira assinada”. No entanto, deixe bem claro no currículo outras possíveis experiências. Entre elas destacamos:

– Trabalhos voluntários

– Trabalhos não remunerados

– Intercâmbio

– Trabalho em Empresa Júnior/ Empresa Escola

– Atividades desenvolvidas em Centros Acadêmicos

– Experiência como freelancer

– Estágios

Invista tempo em você

Pode ser que você não tenha muita habilidade e ache difícil elaborar um currículo. Muitos não dispõe de recursos para contratar um profissional especializado para fazer este documento. Entretanto, muitos profissionais oferecem essa ajuda de forma gratuita. No Linkedin, por exemplo, é comum a prática de oferecer ajuda na confecção de currículos, principalmente para aqueles que ainda não conseguiram a primeira colocação.

Algumas prefeituras, por meio dos balcões de emprego, ou secretarias voltadas para o atendimento ao cidadão oferecem cursos que ensinam como elaborar esse “cartão de visitas”. Nas faculdades também é possível encontrar alguém que faça esse trabalho por um preço mais camarada. Por isso, invista tempo, pesquise na internet o que não pode faltar em um bom currículo, dê aquela boa “googlada”!

Não use o mesmo currículo para todas as oportunidades

Tenha em mente que para cada ocasião será necessário fazer algumas adaptações no seu currículo. Por exemplo, se você se depara com a oferta de uma vaga cuja descrição das atividades sejam compatíveis com suas habilidades,  coloque como objetivo profissional o título da função.

Se a oferta é para cozinheiro, não adianta colocar no campo dos objetivos: “à disposição da empresa”. Você só vai demonstrar o quanto está desesperado e que por essa razão pode nem estar apto a função de fato. Quase ninguém gosta de arroz queimado!

Concluindo…

Antes de tomar a decisão de elaborar um currículo, dedique algum tempo à reflexão. Invista em autoconhecimento. Aquele que busca conhecer a si mesmo consegue entender melhor suas motivações, equilibrar suas expectativas e não sair por aí “tacando pedra em avião”. 

Tão importante quanto ter um currículo bem elaborado é estar verdadeiramente disposto a desempenhar um bom trabalho. Um currículo conta parte de sua história, então cuide para que ele tenha uma boa capa e um excelente conteúdo.

Aproveite e veja conosco também 4 dicas para quem se formou e não consegue emprego.

 

 

 

 

 

 

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.