InícioDicasMercado de trabalhoAnalisar as tendências de mercado antes de escolher a graduação é interessante?

Analisar as tendências de mercado antes de escolher a graduação é interessante?

Analisar as tendências de mercado pode ajudar o jovem a ter um direcionamento sobre qual área ele tem mais afinidade de atuar no futuro. É um dos quesitos para se escolher a graduação, mas não é o único. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

Afinal, estamos falando de uma profissão, que vai afetar sua vida futura. Mesmo que você decida não concluir o curso ou não seguir carreira, é importante pesar algumas coisas nessa decisão.

Além das tendências de mercado, temos nossas afinidades pessoais e o retorno financeiro como ajuda para seguir determinada carreira. Não é à toa que o aluno com essas dúvidas se sinta ansioso em escolher um curso. São vários medos: o de não gostar da aula, de não conseguir entender o conteúdo, ou o de não conseguir trabalho.

Vamos ver aqui como as tendências de mercado podem ajudar a escolher uma graduação. E por que não pode ser a única forma de decisão.

O dinamismo do mercado

O mundo muda, e muda muito rápido. Como exemplo temos as tecnologias, que avançam a cada dia. Formas mais eficientes e rápidas de se comunicar surgem e tornam nossa vida mais fácil. Equipamentos menores, mais econômicos e fáceis de manusear, também. Com o mercado de trabalho não é diferente.

Não estamos falando somente das carreiras tecnológicas, embora elas se mostrem atrativas justamente pelo aumento da demanda por profissionais. Mas há áreas que, de tempos em tempos, se sobressaem. Pode ser um acontecimento importante em nível nacional ou mundial que influenciam a escolha.

Um exemplo é a exploração de petróleo. Quando o Brasil descobriu novos campos de exploração, houve um aumento grande na procura por profissionais. Porém, com descobertas de fontes renováveis, esse mercado tende a ter menos procura. É quando aumenta a demanda por quem entende de energia solar, ou eólica.

Mas este é um exemplo simples, para termos uma ideia de quão dinâmico o mundo profissional é. Assim, devemos ter cuidado ao seguir tendências de mercado, para não se arrepender depois.

Eu gosto de uma área: Será que é vantajosa?

Tudo depende. Até dentro das tendências de mercado é possível encontrar uma área que seja mais interessante para você. Vamos continuar com fontes renováveis, que é uma das tendências atuais. O mundo está pensando como substituir combustíveis fósseis (como o petróleo), que são limitados, por aqueles que estão disponíveis o tempo todo.

Talvez o ramo de fontes renováveis não seja bem aquilo do qual gosta. Mas, que tal pensar em áreas parecidas, como Biologia, Engenharia Química, e até Serviço Social? Elas podem atuar com o meio ambiente, que também é um assunto em alta. E de repente, essas áreas despertem mais sua atenção do que a de fontes renováveis.

Dessa forma, as tendências de mercado ajudam o aluno a pensar em áreas correlatas, para encontrar uma carreira interessante. Ela vai de encontro com o que ele gosta, e o curso vai ser mais interessante.

Tendências de mercado com retorno financeiro

Essa avaliação deve ser feita também vendo o futuro em um médio prazo. Afinal, estamos falando em um período no qual você estará estudando. Isso pode levar de dois a seis anos, dependendo do curso que fizer. Assim, uma boa dica é acompanhar o noticiário e ficar por dentro dessas tendências.

Não precisa ter conhecimentos profundos em Economia para fazer essa análise detalhada. É ver o quanto uma área que hoje tem bom retorno financeiro conseguirá sustentar esse título. Será que o professor, daqui a uns três ou quatro anos, poderá ter uma remuneração maior se trabalhar com ensino à distância? Ou saber usar a tecnologia na sala de aula?

O mesmo acontece com áreas que se mostram relativamente vantajosas, mas que correm risco de ter salários menos atrativos. Quando muitas pessoas se formam em uma carreira, de uma vez, e o mercado não consegue absorver, temos um excesso de oferta. Pode acontecer de empresas decidirem reduzir os salários para atrair profissionais, visto que muitos deles estão procurando trabalho.

Buscar trabalho em outras cidades ajuda?

Existe uma tendência que é a industrialização em cidades do interior do Brasil. As metrópoles já estão saturadas, com pouco espaço para novos empreendimentos. É onde grandes empresas decidem ir para locais mais distantes, mas com boas perspectivas de crescimento.

Aí entra o estudo de médio prazo para ver se aquela cidade ainda terá alta demanda de profissionais. Pode ser que agora ela precise de pessoas especializadas em uma área. Mas daqui a dois, três, quatro anos, como estará?

Uma dica é ver quais as tendências de mercado no interior. Veja as potencialidades de outras cidades, em que elas se destacam mais, por exemplo. Isso ajuda a ter uma ideia do tipo de profissional do qual ela pode precisar. Acompanhe também a movimentação empresarial. Grandes organizações fazem investimentos de longo prazo, e é aí que sua formação pode ser muito interessante.

E, claro, veja se você está disposto a mudar de cidade. Há vários aspectos nessa tomada de decisão. Ficar longe da família, amigos, ter de viver sozinho e fazer amizades são alguns desafios.

Tendências de mercado e o futuro

É um belo exercício de imaginação – e de pesquisa – quando pensamos nas profissões que podem despontar como boas oportunidades. A área de tecnologia é uma que tem tendência de alta ainda por vários anos. Profissionais especializados em Tecnologia da Informação podem se especializar em áreas variadas. Além disso, eles terão familiaridade em desenvolver novos produtos, e até novos cargos de trabalho.

Mas nem só de tecnologia vivem as tendências de mercado. O lado humano volta a ser resgatado. Terapeutas ocupacionais, especialistas em saúde mental, consultor espiritual e até de qualidade de vida são algumas ideias. As pessoas, ainda mais quem mora em grandes cidades, querem se reconectar com elas e a natureza. É aí que o especialista leva vantagem.

Outra tendência para o futuro é a mudança de profissionais para o interior. Isso já está acontecendo: quem trabalha em home office pode atuar de qualquer lugar. Aí que a busca por casas, terrenos e empreendimentos no interior já vem aumentando. Uma consultoria imobiliária voltada para esse público pode ser uma boa ideia.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Mentor de carreira na faculdade: conheça seu papel!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.