InícioDicasOrientação vocacionalQual o perfil do estudante do curso de Serviço Social?

Qual o perfil do estudante do curso de Serviço Social?

O aluno de serviço social deve gostar muito de estar com pessoas, mas não só isso. Ele é aquela pessoa que procura fazer sua parte no mundo ao ajudar quem está em situação de vulnerabilidade. Ele também deve gostar de observar o mundo ao redor, entender as dificuldades das pessoas e saber mediar conflitos.

O Serviço Social tem essa abordagem, a de entender a sociedade ao redor e buscar diminuir as desigualdades sociais, tão intensas no Brasil. Ele vai lidar com assuntos complexos e difíceis no dia a dia, como o combate à fome, exclusão social, pobreza, violência, entre outros.

Assim, quem se interessa na melhora da situação das pessoas que mais precisam e quer fazer a diferença no mundo, o curso de Serviço Social é uma ótima opção. Uma vez formado, você poderá trabalhar com comunidades carentes, ribeirinhas, crianças, adolescentes e idosos. Vamos ver como funciona o curso.

Graduação em Serviço Social

O curso é oferecido na modalidade bacharelado e tem entre três e quatro anos de duração. Na parte mais técnica, ele terá aulas dos fundamentos históricos e metodológicos do Serviço Social. O entendimento de Políticas e Movimentos Sociais, Terceiro Setor e Sustentabilidade também entram na grade curricular.

Há as disciplinas de Antropologia, Ciência Política, Economia Política, Direito, Filosofia e Psicologia. Afinal, o assistente social precisa entender como é a realidade brasileira, a história da desigualdade para poder atuar de forma mais consistente.

Há também os estágios em Serviço Social. É aqui que o graduando vai ter contato com o dia a dia do trabalho, como o profissional atua e os serviços que ele desempenha. Ele pode estagiar em organizações não governamentais, escolas e hospitais, por exemplo.

A história do Serviço Social

O Serviço Social não é algo dos dias de hoje. No final do século 19, esse trabalho de acolhimento de pessoas vulneráveis surgia na Inglaterra e nos Estados Unidos. Com o surgimento da classe trabalhadora, na esteira do desenvolvimento da indústria, havia a necessidade de ter alguém que amparasse os trabalhadores.

Ainda não era bem o que temos hoje, mas foi um começo. Foi com o tempo que a emergência de cuidar e defender os direitos de quem não tinha voz se tornou mais real. Dessa forma, a importância de se ter um profissional capacitado se tornou realidade.

No Brasil, somente em 1942 foi criado a Legião Brasileira de Assistência (LBA), que era um órgão que colaborava com o governo. Ele cuidava dessa parte de assistência social para quem precisasse. Mas o curso de Serviço Social no Brasil já existia: foi fundado em 1936 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Com o surgimento do curso, e da importância da profissão, os assistentes sociais ganharam terreno. Eles passaram a ter uma atuação mais incisiva na defesa dos direitos dos mais vulneráveis.

Como trabalhar na área

Uma vez que o aluno conclui o curso, ele deve solicitar seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do seu Estado. Para isso, o graduado deve levar ao CRESS o diploma do curso, documentos de identidade e uma foto. Ele paga uma anuidade e, de posse do registro, já pode atuar.

Ainda no período de estágio no curso, o aluno já tem contatos próximos com entidades, hospitais, escolas e organizações sociais. É uma oportunidade de já começar a fazer networking para, no futuro, poder se inserir no mercado já como profissional.

A vantagem do estágio é também a de trazer para perto do estudante a realidade da profissão. Assim, ele poderá escolher em qual área quer atuar, e pode até pensar em uma especialização, quando terminar o curso.

Mercado de trabalho

O campo de trabalho para o assistente social é bem vasto. Ele pode atuar na área da educação, por exemplo. A Lei nº 13.935/2019 determina a presença de um assistente social e psicólogo nas escolas de ensino básico. A instituição só tem a ganhar. É o profissional de Serviço Social que vai interagir com o aluno e família, bem como fazer a intermediação com a escola. É uma forma de acompanhar os alunos em situações mais críticas.

Outra área de atuação é na saúde. Unidades Básicas de Saúde, hospitais e clínicas do setor público atendem pacientes com necessidades especiais ou urgentes. O assistente social faz o papel de encaminhar solicitações ou pedidos para atender a casos mais emergenciais. No setor privado, ele também trabalha no contato com familiares e pacientes. O papel aqui é fazer a comunicação das decisões médicas para a família, bem como levar palavras de conforto para quem está internado.

Nas empresas, os assistentes sociais atuam na educação sobre segurança do trabalho, saúde e lazer. Eles desenvolvem conteúdos para ensinar, especialmente aos funcionários com menos instrução, noções de saúde, higiene e segurança. Já aqueles que estão em cargos mais altos se beneficiam com o contato com realidades diferentes.

Tendências do Serviço Social

É uma área em expansão. Primeiro com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, da qual falamos há pouco. Em escolas públicas, o profissional precisa ser aprovado em concurso público. Mas há outras áreas que descobriram o quanto o assistente social é importante.

Uma delas é a de meio ambiente, especialmente na defesa dos direitos de populações atingidas pela poluição. Empresas construídas perto de comunidades e que podem soltar poluentes no ar prejudicam a vida dessas pessoas. Assim, organizações não governamentais de defesa desses grupos sociais agem como intermediários em negociações com a empresa e o poder público.

Em catástrofes ambientais, como rompimento de barragens e derramamento de óleo nos mares, o assistente social dá apoio aos que foram prejudicados. Ele atua como um defensor do direito de ressarcimento de prejuízos, bem como o atendimento a problemas de saúde.

Até na habitação o Serviço Social se faz presente. É ele quem ajuda no planejamento de novos conjuntos habitacionais voltados para a população carente. Assim, ele auxilia na elaboração do empreendimento e na facilidade de se conseguir transporte público. Equipamentos como comércio próximo também entram na lista de atribuições do assistente social. É realmente uma profissão que faz a diferença no mundo!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre 7 áreas para quem quer trabalhar com Serviço Social.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.