InícioGraduaçãoServiço SocialQuanto tempo dura a faculdade de Serviço Social?

Quanto tempo dura a faculdade de Serviço Social?

Em sociedades em que muitas pessoas não conseguem acessar direitos fundamentais e encontram-se em situação de vulnerabilidade, a atuação de profissionais com formação em Serviço Social torna-se imprescindível.

No Brasil, onde muitos problemas sociais são históricos, os trabalhos de assistência social são desenvolvidos de maneira organizada pelo menos desde os anos 30. Contudo, a profissão de Assistente Social foi regulamentada no Brasil nos anos 90, bem como as bases curriculares da formação. Ou seja, podemos considerar a regularização relativamente recente.

Se você está interessado em saber como funciona a graduação nessa área e qual o tempo de dura a faculdade de Serviço Social, você está no lugar certo. A Voomp vai compartilhar algumas informações que você precisa saber!

Quanto tempo dura a faculdade de Serviço Social?

Geralmente, as graduações nas universidades brasileiras costumam durar entre quatro e cinco anos, salvo algumas exceções. De acordo com o Ministério da Educação, o curso de Serviço Social deve ter carga horária mínima de 3.000 horas, tanto na modalidade presencial como à distância. Ou seja, encontra-se na média dos cursos (especialmente de humanidades), que geralmente possuem a duração de oito semestres.

Neste tempo de quatro anos, o estudante de Serviço Social passa por diversas etapas na sua formação. Desde o princípio, quando cursa disciplinas introdutórias e conhece as referências teóricas da área, até o momento de realizar estágio e produzir sua monografia com resultados de uma pesquisa científica.

Neste período de graduação, o estudante já tem a possibilidade de conhecer o mercado de trabalho, bem como de atuar em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, podemos considerar um curso que une a todo momento os fundamentos teóricos e a prática.

Apesar de o tempo médio ser de quatro anos, sempre reforçamos que esta é uma média e uma recomendação das coordenações dos cursos. Se você possui tempo disponível e deseja adiantar algumas disciplinas, há a possibilidade de concluir em menos tempo. No entanto, se você trabalha, participa de muitos projetos e atividades extracurriculares e não consegue concluir o curso em quatro anos, tudo bem. Não há motivos para pânico.

Se for o caso, converse com a coordenação do seu curso. Verifique as regras da sua instituição de ensino e encontre a melhor maneira de cumprir as 3.000 horas exigidas.

Serviço Social: as habilidades exigidas dos estudantes

O curso de Serviço Social está inserido no campo de conhecimentos das humanidades. Desta forma, é comum que seja exigido dos alunos uma boa capacidade interpretativa, crítica e analítica frente aos desafios da realidade. Além disso, é necessário ter comportamento ético, com muito respeito e comprometimento.

Sendo assim, cabe ao estudante de Serviço Social refinar o olhar e a compreensão sobre fenômenos sociais e históricos. Sobretudo, porque terá que desempenhar seu trabalho formulando e executando soluções adequadas perante os problemas sociais.

Para isso, os graduandos devem desenvolver habilidades como boa comunicação, escrita adequada e bastante leitura. Durante sua atuação profissional, é indispensável que o assistente social seja bem articulado, consiga dialogar bem com seu público-alvo e possua sensibilidade e empatia.

Me formei em Serviço Social, e agora?

Como já mencionamos, infelizmente no Brasil ainda existem problemas sociais crônicos, como a falta de saneamento básico, a fome e a desigualdade social. Aliás, de acordo com o Correio Braziliense, durante a pandemia esse quadro ficou ainda mais complexo com o crescente desemprego. Naturalmente, este cenário exige a presença e atuação de profissionais que possam amenizar os efeitos deste contexto e procurar soluções para que as pessoas tenham sua cidadania garantida.

Após concluir a graduação, o profissional de serviço social deve ter um registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) para poder atuar de forma legal. Com tudo regularizado, existem diversos espaços que demandam atuação de assistentes sociais.

Certamente, os lugares mais lembrados são instituições como as ONGs ou projetos sociais e comunitários. No entanto, profissionais da área podem atuar em cenários muito diversos. No campo, na cidade, em escolas, em clubes recreativos. Junto a empresas, tanto em projetos de responsabilidade social como prestando consultorias.

Em geral, existem muitos concursos públicos que oferecem oportunidades de trabalho. Uma vez que cabe às unidades do Estado prestar assistência às populações vulneráveis, assistentes sociais costumam ser requisitados.

Ou seja, se você está na dúvida sobre as oportunidades profissionais, fique tranquilo. Existem múltiplas possibilidades para aqueles que se formam em serviço social.

Quero trabalhar com pessoas: qual faculdade cursar?

Qual o preço do curso de Serviço Social?

Grade Curricular: múltiplos conhecimentos

A grade curricular do curso contempla diferentes áreas do conhecimento de forma interdisciplinar. Desta forma, são ofertadas aos alunos disciplinas que dialogam com questões de sociologia, história, direito, antropologia, entre outras áreas das humanidades. São ciências que contribuem para o enriquecimento da formação do assistente social, de forma que o auxilie a compreender as demandas da sociedade de forma completa.

Por exemplo, algumas disciplinas que compõem o currículo do curso na Unopar são:

  • Psicologia e Políticas Públicas
  • Homem, Cultura e Sociedade
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Ética, Política e Cidadania
  • Estatística e Indicadores Sociais
  • Formação Social, História e Política do Brasil
  • Direito e Legislação
  • Comunicação na prática do assistente social
  • Serviço Social na Educação

Como podemos ver, são temas que conversam com diferentes especialidades do campo das humanidades. Além das disciplinas teóricas, ainda há o estágio e o trabalho de conclusão de curso. Por fim, a exigência das tradicionais horas complementares.

Horas complementares: o que são?

Enfim, esperamos que este texto possa ter ajudado você a sanar algumas dúvidas. Se você se interessou pelo curso de Serviço Social e quiser saber mais sobre perfil, preços, modalidades de ensino e outras informações, siga acompanhando os nossos conteúdos aqui na Voomp. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.