InícioDicasMercado de trabalho7 áreas para quem quer trabalhar com Serviço Social

7 áreas para quem quer trabalhar com Serviço Social

O profissional de Serviço Social pode trabalhar na área de saúde, educação, empresarial e até com o meio ambiente. Por lidar com pessoas, o relacionamento delas com a sociedade e defender os interesses de quem é mais vulnerável, o campo de trabalho do assistente social vem se ampliando nos últimos anos.

É o que a formação em Serviço Social traz ao profissional. Ele é o especialista em desenvolver e implantar políticas públicas e projetos sociais. Seu local de trabalho vai de escolas a hospitais, passando por empresas, organizações não governamentais e comunidades. Dessa forma, é um trabalho imprescindível, porque ele entende as dificuldades daquele grupo de pessoas, sabe o que precisa ser feito e como chegar com essa demanda para as autoridades.

Os campos em expansão para o Serviço Social são o do meio ambiente e em escolas do ensino básico e médio. Veremos essas áreas com mais detalhes.

  1. Educação

A Lei nº 13.935/2019 institui a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas de ensino básico em todo o Brasil. No caso do Serviço Social, a presença deste profissional faz o papel de intermediário entre a escola com o aluno e seus familiares. Afinal, os assistentes sociais têm um conhecimento aprofundado da realidade da sociedade brasileira.

A grande desigualdade social é uma barreira para o avanço da educação entre a população mais vulnerável. Assim, a assistente social entra em contato com as famílias para ter mais informações sobre o dia a dia do aluno e faz o intermédio com a escola. Além disso, busca soluções para atender às suas necessidades. É o assistente social também que pode elaborar políticas públicas para aumentar a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Além da escola, o assistente social também trabalha nas secretarias municipais e estaduais de Educação e universidades. Há vagas também em centros de educação especial e centros de readaptação de crianças.

  1. Saúde

O campo aqui é bastante extenso. No serviço público, os postos de saúde, ambulatórios especiais, hospitais e clínicas especializadas têm um assistente social de plantão. É ele quem atende pacientes com necessidades que precisam de maior atenção. E estamos falando de pacientes infantis, adultos e idosos, que aguardam o início do tratamento ou estão no meio dele.

Já no ramo privado, o profissional de Serviço Social está em contato com as famílias dos pacientes, sempre transmitindo informações sobre o estado de saúde deles, andamento do tratamento e outras informações. Ele também conversa bastante com o paciente, para contar a ele como anda sua evolução clínica e levar uma palavra de conforto nesse momento difícil.

  1. Nas empresas

São os assistentes sociais que desenvolvem programas educativos para os funcionários com assuntos de saúde, lazer e segurança no trabalho. Como ele conhece as diferentes realidades dos colaboradores que atuam na organização, ele saberá elaborar planos de aula específicos para cada um deles.

Isso torna o relacionamento empresa-funcionário mais próximo. Em muitos casos, o colaborador com menos estudo não conhece determinados procedimentos de saúde ou de segurança. Assim, é o assistente social que traz essas informações para ele. E, do outro lado, para quem já está em níveis mais altos na empresa, é ele quem mostra um pouco dessa realidade. Isso aproxima mais ainda os diferentes colaboradores, para que a convivência entre eles seja mais harmoniosa.

  1. Criança e adolescente

Esse trabalho acontece especialmente em comunidades carentes, onde moram populações vulneráveis. Assim, organizações não governamentais, até escolas e creches podem ganhar muito com o trabalho de um assistente social. Ele entende as dificuldades pelas quais esse público passa, e ajudará na defesa de seus direitos.

Exemplos disso não faltam. O profissional pode ajudar a encaminhar solicitações para melhorias no bairro onde as crianças moram, a implantação de centros educacionais, esportivos e de lazer. Além disso, pode atuar em organizações, desenvolver atividades que tragam tanto as crianças quanto os pais para perto. Isso inclui aulas de capacitação profissional, troca de experiências, distribuição de cestas básicas, só para ficar em alguns exemplos.

  1. Habitação

Até em programas habitacionais o trabalho do assistente social é importante. Quando se desenvolve um projeto de um novo bairro, o profissional saberá dizer os locais mais adequados para a construção do empreendimento.

Assim, o tamanho das casas ou apartamentos, a estrutura que eles devem ter em volta e a facilidade de ter transporte público perto são alguns desses requisitos. Até mesmo a inserção dessa nova comunidade na atual sociedade passa pelo assistente social.

  1. Justiça

Profissionais do Serviço Social podem atuar nas Varas de Infância e Juventude, ou em Centros de Atendimento Socioeducativo. O papel deles é entrar em contato com as famílias desses jovens, para saber um pouco mais da vida deles. E trabalhar na reinserção dessas pessoas na sociedade.

No processo de adoção, eles também estão presentes. São eles que entrevistam os candidatos a pais, para que o procedimento seja realizado de forma segura e tranquila. Do mesmo modo, eles também visitam a criança de tempos em tempos para saber como está a convivência com os novos pais.

  1. Meio ambiente

O trabalho do assistente social vem se tornando importante também no meio ambiente. Por exemplo, ele atua na defesa dos direitos de populações prejudicadas com a poluição da região onde moram. Assim, o profissional atua como um elo entre os moradores e a empresa, e até com o poder público. Dessa forma, o trabalho é voltado para diminuir ou evitar as ações negativas da poluição no ambiente.

Geralmente o profissional atua em organizações não governamentais de defesa do meio ambiente e das populações ribeirinhas ou de moradores, e eles entendem a necessidade deles de se fazer ouvir.

O que fazer para entrar no Serviço Social?

Para quem gosta de trabalhar na melhoria da vida das pessoas, a faculdade de Serviço Social é uma ótima opção. O curso é oferecido ao nível de bacharelado e dura entre três e quatro anos. Nesse período, o graduando tem aulas de gestão de políticas sociais, pesquisa, movimentos sociais, terceiro setor, direito e legislação.

Uma vez formado, o profissional já pode atuar em algumas dessas áreas do Serviço Social. Ele também pode fazer pós-graduações e se especializar nas áreas com as quais tem mais afinidade.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre serviço Social: qual a grade curricular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 170

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.