InícioGraduaçãoMarketingQual o preço do curso de Marketing e Propaganda?

Qual o preço do curso de Marketing e Propaganda?

Não é segredo que o mercado do Marketing e Propaganda estão em alta. Entretanto, para poder atuar, é importante que você passe pelo curso superior na área.

Extremamente requisitado no mercado atualmente, o profissional de Marketing e Propaganda é essencial para o bom desempenho das organizações. Afinal, a propaganda é considerada parte integral do marketing, utilizada para promover produtos ou serviços através de estratégias de comunicação. Por sua vez, o marketing une estratégias com o objetivo de agregar valor e satisfazer as necessidades do consumidor final.

Para conhecer mais sobre a área, sua graduação e a profissão, leia este artigo até o final.

O que faz o profissional de Marketing e Propaganda?

O profissional desta área é responsável pelo desenvolvimento de planejamentos estratégicos de mercado. Dessa forma, oferecendo apoio às vendas de diversos setores e para empresas de diferentes portes. Além disso, sua atuação também é presente na área de relacionamento com clientes e execução de promoção de vendas.

Suas atividades consideram hábitos de consumo do público final. Com isso, este poderá trabalhar na criação de textos e artes para peças de modo a veicular na mídia. Ainda, é feita definição de técnicas assertivas para divulgação.

Além disso, este profissional realiza análises de produtos e serviços antes que sejam colocados no mercado. Assim, estuda-se o mercado, público-alvo, hábitos de consumo e afins para garantir boa recepção ao produto. Ainda, é definida a melhor forma de realizar sua promoção a fim de gerar vendas.

O curso de Marketing e Propaganda

Esta formação pode ser encontrada em diversas faculdades do país em modalidade de curso de bacharelado ou tecnológico. Dessa forma, trata-se de um curso de Ensino Superior que capacita profissionais para atuação no mercado de trabalho.

Na Unopar, o curso de Marketing está disponível na modalidade de curso tecnólogo. Dessa forma, conta com duração de 4 semestres (totalizando 2 anos) e oferece certificado com validade para Ensino Superior.

O que é curso tecnólogo?

O curso tecnólogo, também conhecido como “curso superior tecnológico”, é uma formação com validade de ensino superior – assim como um bacharelado -, porém com menor duração. O tempo médio desse tipo de curso é de 2 a 3 anos.

Esse encurtamento no tempo de formação acontece por conta da grade do curso trabalhar com disciplinas focadas na atuação prática da profissão no mercado de trabalho. Dessa forma, o indivíduo que opta por essa modalidade de formação se gradua pronto para atuar no mercado de trabalho.

Ainda, esse foco nas disciplinas de atuação prática também acontece por tratar-se de uma formação de viés mais especificamente voltado para uma área.

A Unopar oferece opções de cursos tecnológicos para você poder ter a sua capacitação de maneira rápida e especializada. Além disso, no site oficial da faculdade você confere a lista completa de cursos disponíveis na modalidade.

Por que optar pelo curso tecnólogo?

Por possuir uma duração mais curta do que cursos de bacharelado, o tecnólogo é ideal para indivíduos que desejam se formar em períodos menores. Além disso, oferece como vantagem o fato de permitir que você tenha a oportunidade de competir por vagas que exijam diploma de ensino superior ou até mesmo por promoções em seu atual emprego.

Além disso, o curso oferece a possibilidade de o graduando ter contato direto com as necessidades do mercado. Isso acontece através da inclusão de temas na grade do curso e dinâmicas em aula. Além disso, seu foco em disciplinas práticas oferece ao estudante a habilidade prática para exercer sua função no cotidiano.

Onde posso fazer o curso de Marketing?

Disponível em diversas faculdades do país, o curso de Marketing pode ser encontrado em modalidades e formatos distintos. A modalidade tecnológica se destaca por conta de sua curta duração e ênfase na atuação profissional.

Dentre as instituições com o curso disponível, destacam-se a Anhanguera, Pitágoras e Unopar. As três contam com o curso disponível na modalidade de curso tecnológico com preço acessível. Ainda, possuem destaque por sua estrutura de curso e infraestrutura que oferece tudo o que o aluno precisa durante a graduação.

Preço do curso de Marketing por faculdade

O preço da mensalidade do curso tecnológico de Marketing varia conforme a instituição, turno e modalidade de ensino. Entretanto, a média no Brasil é entre R$ 500 e R$ 700. Apesar disso, existem faculdades que proporcionam a experiência completa da graduação com toda a qualidade e com preços mais acessíveis.

Anhanguera

A Anhanguera foi fundada no ano de 1994 e, em 2014, integrou a Kroton Educacional. Assim, unindo-se ao maior grupo educacional do Brasil. Atualmente a faculdade oferece cursos de graduação, pós-graduação, além de tecnólogos e de extensão. Ainda, dispõe de cursos em diversas áreas do conhecimento. 

O curso tecnológico em Marketing está disponível na Anhanguera em modalidade a distância. Além disso, o estudante pode escolher a cidade e polo de preferência no site da instituição. Já seu valor de investimento mensal é a partir de R$ 159,90. 

Pitágoras

A primeira unidade da faculdade Pitágoras foi fundada em Belo Horizonte, em 2000. Esta oferecia o curso de Administração e, ao término de 2001, já contava com 332 alunos. Além disso, já atuava com ampla base na Educação Básica, somando mais de 98 mil alunos.

A graduação tecnológica em Marketing pode ser encontrada na faculdade Pitágoras com valor mensal a partir de R$ 159,90. Trata-se do curso em modalidade presencial e a distância.

Unopar

Fundada em 17 de fevereiro de 1972, a Unopar conta com mais de quatro décadas de tradição de ensino. Além disso, conta com diferenciais como:

  • Apoio personalizado para cada fase acadêmica do graduando;
  • Sistema de ensino que prepara para o mercado de trabalho;
  • Aprendizado dinâmico e interativo, com situações reais de cada profissão;
  • Valorização do esforço e desempenho do estudante a partir das atividades desenvolvidas em cada semestre;
  • Portal gratuito e exclusivo aos alunos com vagas de estágio e emprego em milhares de empresas do país.

O curso tecnólogo em Marketing está disponível na Unopar em modalidade semipresencial e 100% online. Além disso, também conta com valor de investimento de R$ 159,90 mensais.

O que irei aprender no curso de Marketing?

O curso da Unopar visa respaldar o profissional com conhecimentos técnicos, científicos e humanos. Dessa forma, oferecendo ao graduando habilidades para identificar, planejar, gerir e modificar o mercado. Isso acontece através de uma visão competitiva sustentável e ações integradoras nos processos de gestão. Além do uso de tecnologias para a área de marketing no cenário local, regional, nacional e globalizado.

Além disso, conta com os objetivos de tornar o profissional apto para desenvolvimento de atitudes empreendedoras e sustentáveis. Para isso, o estudante será apresentado a experiências de profissionais do mercado, de modo que estes possuam visão adequada da realidade da área.

Grade curricular do curso da Unopar

Dessa forma, o aluno que optar pela graduação de Marketing na Unopar irá se deparar com disciplinas como:

  • Educação a Distância;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Projetos;
  • Modelos de Gestão;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Gestão de Pessoas;
  • Matemática Financeira;
  • Planejamento Estratégico;
  • Metodologia Científica;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Composto Mercadológico;
  • Marketing de Produtos e Serviços;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
  • Marketing Digital;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
  • Trade Marketing;
  • Processos Logísticos.

Além disso, o graduando é submetido a estudos dirigidos e atividades complementares às 1.700 horas de graduação.

O que são atividades complementares?

São chamadas atividades complementares aquelas realizadas com base no interesse do aluno visando o aprofundamento nos aprendizados do curso. Baseiam-se em:

  • Disciplinas especiais;
  • Cursos;
  • Congressos
  • Palestras;
  • Conferências;
  • Encontros;
  • Seminários;
  • Iniciação científica;
  • Extensão;
  • Mentoria;
  • Estudos dirigidos;
  • Estágio curricular não obrigatório;
  • Demais eventos acadêmicos.

Estas atividades são submetidas a análise e aprovação da coordenação do curso. Estas representam 40 horas da matriz curricular da formação em Marketing.

O que são Estudos Dirigidos?

Enquanto isso, os Estudos Dirigidos (ED) são uma modalidade de atividades complementares. Realizados no ambiente digital da faculdade, estes possibilitam a interatividade, além do acesso a materiais didáticos, exercícios e avaliações. Foram criados com o objetivo de incentivar a auto aprendizagem dos graduandos. 

Dessa forma, é disponibilizada ao aluno a oportunidade de estimular a criatividade, autonomia e pensamento crítico. Assim, este desenvolve a capacidade de comunicação e interpretação, além de raciocínio crítico e analítico.

Quais são as vantagens do curso semipresencial?

O curso na modalidade semipresencial une os benefícios do aprendizado a distância com a experiência presencial do estudante. Perfeitamente aplicável ao curso de Marketing, a modalidade une a flexibilidade e os benefícios da convivência física e aprendizado prático presencial.

Essa é considerada a modalidade ideal para estudantes que não abrem mão da experiência presencial, porém necessitam da flexibilidade que apenas o ensino à distância pode proporcionar. Trata-se de um formato que oferece interação com o professor, convívio com colegas de classe e promove motivação e proatividade para o aluno.

A metodologia de ensino semipresencial da Unopar é reconhecida pelo MEC como referência e oferece ao aluno o mesmo diploma que a formação presencial. 

Quais são as vantagens do curso à distância?

Enquanto isso, a modalidade 100% online é o modelo mais tradicional do ensino à distância. Trata-se da formação disponibilizada de maneira totalmente remota com aulas promovidas em ambiente digital. Assim, o aluno deve comparecer ao polo escolhido apenas para realização de provas.

Com isso, trata-se da modalidade ideal para indivíduos cujo estilo de vida é mais corrido. Entretanto, para optar por esta modalidade é essencial que o estudante possua um perfil comprometido e organizado. Isso porque todo o seu processo de aprendizagem estará em suas mãos.

Como é a equipe do curso da Unopar?

Ainda, o aluno do curso da Unopar conta com equipe especializada disponível para auxiliar em sua formação. Dessa forma, estão à disposição:

  • Professores especialistas – Docentes titulados com formação na área do curso específico. São responsáveis por ministrar as tele aulas, planejar e desenvolver conteúdos para a sala de aula, além de todo o processo de desenvolvimento e acompanhamento de atividades. Portanto, o graduando terá contato com este docente por meio das tele-aulas ao vivo e das aulas-atividades que ocorrem semanalmente no polo, de maneira presencial. Já no ambiente digital, estes estarão envolvidos nas videoaulas gravadas, fóruns de discussão e na realização de atividades da universidade.
  • Tutores a distância – O aluno também conta com auxílio de tutores a distância. Esses profissionais possuem formação na área da graduação e são responsáveis pelo acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, atuam como mediador da articulação entre alunos, tutores presenciais e professores especialistas. Seu papel é importante para o atendimento ao aluno, ao acompanhar seu processo de aprendizado junto aos docentes. Através do ambiente digital, este atua na orientação de alunos para realização de atividades, esclarecendo dúvidas e procedimentos.
  • Tutor presencial – Além disso, o graduando também contará com o acompanhamento de um tutor presencial. Trata-se de um profissional com formação na área, responsável pelo acompanhamento presencial do aluno. Esse trabalho é feito no polo presencial e visa a mediação de dúvidas, sugestões e comentários. Além disso, este também é responsável pelo registro de frequência, aplicação de provas e acompanhamento de atividades pedagógicas.

Com isso, o aluno receberá todo o respaldo necessário para a execução satisfatória das atividades do curso escolhido.

Com o que poderei atuar após o curso de Marketing?

O profissional da área de marketing é cada vez mais requisitado nos diferentes espaços. Dessa forma, é possível que este ocupe cargos nos setores de varejo e serviços, iniciativas públicas e privadas, ONGs, ou até mesmo de forma autônoma.

 Com isso, sua atuação pode ocorrer em:

  • Apoio a vendas de todos os setores, em empresas de diversos portes;
  • Coordenação de ações promocionais;
  • Execução e acompanhamento de ações;
  • Planejamento mercadológico de produtos e serviços;
  • Planejamento estratégico de vendas e negócios;
  • Construção de autoridade da organização no mercado;
  • Construção e manutenção de relacionamento com clientes;
  • Conhecimento do consumidor a fim de trabalhar em seu processo de tomada de decisão;
  • Compreensão das diferentes fases do processo de venda;
  • Comunicação interna
  • Entre outros.

A área de Marketing está em constante mudança e ampliação. Com isso, a cada dia surgem novas funções e especialidades para estes profissionais. O curso pode ser ideal para indivíduos que desejam trabalhar com aplicativos de celular, no mercado de influenciadores digitais e outras áreas em ascensão.

Quanto ganha um profissional de Marketing?

O salário de um profissional da área de Marketing pode variar de acordo com seu nível hierárquico, área de escolha e local de atuação. Entretanto, a média salarial para este profissional é de R$ 1.814. Ainda, este valor pode variar entre R$ 1.273 e R$ 2.654 com base nos fatores mencionados e também tempo de atuação e porte da empresa.

Qual é o perfil do profissional da área?

O profissional interessado em cursar a graduação de Marketing deve possuir características como:

  • Curiosidade, para investigar tendências e comportamentos do público a fim de perceber o nível de necessidade do produto ou serviço no mercado;
  • Criatividade, para aplicar no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores, além de estratégias para seus lançamentos;
  • Boa argumentação, a fim de defender as estratégias definidas;
  • Visão ampla para analisar o mercado de maneira efetiva;
  • Facilidade para absorver novas tecnologias, considerando que estas são parte integral do trabalho desta profissão;
  • Bom relacionamento interpessoal, considerando que terá que atuar em equipe e muitas vezes de forma interdisciplinar;
  • Capacidade de comunicação;
  • Boa organização;
  • Compromisso com resultados.

Além disso, possuir um perfil de liderança é considerado um bom diferencial para esta área.

Devo cursar o técnico ou tecnólogo em Marketing?

O estudante com interesse na área de Marketing possivelmente irá se deparar com o curso técnico em suas pesquisas. Nessa situação, é comum que você se questione sobre qual é a melhor opção.

Apesar de oferecerem capacitação para o mercado de trabalho, os cursos técnicos são formações de nível médio. São muito ofertados em escolas de Ensino Médio e possibilitam uma oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho. Entretanto, sua certificação não é de nível superior. Isso significa que, apesar de o aluno poder ingressar mais rapidamente em um emprego, possivelmente surgirá a necessidade de cursar a graduação posteriormente.

Mesmo que de curta duração, o curso superior tecnológico (CST) oferece diploma de Ensino Superior. Dessa forma, abrem-se portas para a atuação profissional do indivíduo. Com isso, surgem também oportunidades para crescimento, melhores vagas e, consequentemente, salários superiores na área. Hierarquicamente falando, os profissionais graduados no ensino tecnológico exercem funções superiores aos técnicos.

Além disso, a graduação pelo curso tecnológico oferece ao indivíduo a oportunidade de também cursar uma pós-graduação, se assim desejar. Dessa forma, o profissional pode ampliar seu conhecimento e suas oportunidades profissionais. O ensino técnico, por não possuir validade de ensino superior, não contempla essa possibilidade.

Com isso, se você possui clareza sobre seu interesse na área, o tecnólogo em Marketing é a escolha ideal.

Qual é a diferença entre Marketing e Publicidade?

Apesar de ambas possuírem relação direta no dia a dia, o Marketing e a Publicidade são áreas distintas e cada curso possui um direcionamento específico. Considera-se, inclusive, que a Publicidade é um instrumento do Marketing, uma vez que esta atua com foco na promoção de produtos, serviços e organizações. Esta atuação diz respeito a um dos pilares presentes no Marketing: a promoção. Dessa forma, é possível dizer que a Publicidade é uma das etapas do Marketing.

Com isso, ao escolher cursar Publicidade você irá se deparar com disciplinas e uma atuação baseada em divulgação, principalmente comercial, enquanto o Marketing atua na busca pelo atendimento das necessidades do público-alvo e todo o desenvolvimento de produtos. Dessa forma, a atuação no Marketing acontece em torno de todo o processo de criação e estratégia de produtos e serviços úteis.

A área está em alta

Indivíduos que optam pelo mercado de Marketing se deparam com um leque de oportunidades para atuação. Além disso, trata-se de um mercado aquecido e cada vez mais necessitado de profissionais capacitados. Com isso, a área de Marketing faz parte de um mercado em alta. Isso acontece tanto pela importância desta profissão cada vez melhor percebida, como também por conta das tendências desenvolvidas pelas novas tecnologias. Dessa forma, se você se enquadra nas características apontadas no perfil deste profissional, pode ser a área ideal para você.

Se ainda não conseguiu se decidir sobre o curso ideal, confira a matéria sobre como escolher sua carreira com base em sua personalidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.