Sabemos que cursar uma faculdade requer muita dedicação e exige do estudante um hábito fundamental: o de ler livros. Por isso, separamos 10 livros que todo estudante de Marketing precisa ler. Sobretudo quando falamos em entender a mente do consumidor e as ferramentas para acessá-la, temos alguns livros quase que obrigatórios.
Vale destacar um dado interessante. Segundo o INAF, instituto que mede níveis de alfabetização no Brasil, “cerca de um terço dos universitários brasileiros não dominam o hábito da leitura”. De acordo com a pesquisa, “estudantes estão lendo cada vez mais fragmentos de informações, de ideias, de opiniões e notícias através de redes sociais, ao invés de obras completas e livros inteiros.”
O que você verá neste artigo:
10 livros que todo estudante de Marketing precisa ler
Embora muitos pensem que aprender Marketing é moleza, que basta comprar um curso no Instagram ou assistir alguns vídeos no Youtube, a verdade é que se trata de uma carreira complexa. Assim, selecionamos 10 livros para auxiliar estudantes de Marketing na leitura. Prepare o bloquinho de notas e confira!
1. A vaca roxa
Autor: Seth Godin
O livro fala sobre como o mundo está saturado de informação, o que torna cada vez mais difícil fazer uma boa propaganda. Em síntese, o livro explica como conseguir destaque em meio ao ambiente competitivo.
Seth Godin é conhecido hoje como um grande guru do marketing pois seus livros provocam o pensamento crítico. Dessa forma, em Vaca Roxa, Seth define o termo “remarkable”, ou memorável, como algo que toda marca precisa desenvolver. Afinal, quem não iria parar na estrada para observar uma vaca roxa pastando?
2. Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias
Autores: Martha GABRIEL e Rafael KISO
Certamente um best-seller, e não à toa. Este livro é referência nos principais temas que envolvem o mundo do marketing contemporâneo. Portanto, aborda a questão do mundo super conectado, cercado de tecnologias emergentes com impacto direto na sociedade. Assim, o livro mostra as transformações culturais, sociais e econômicas fruto dessa era digital, criando inúmeras possibilidades de atuação aos profissionais de marketing.
3. Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas
Autores: Edmir Kuazaqui, Helder Haddad, Matheus M. Marangoni
Neste livro, somos estimulados a repensar as atuações do marketing já consagradas. Semelhantemente, os autores tratam de temas relacionados à identificação das oportunidades de mercado, análise do ambiente de negócios, ideias práticas, planejamento para o sucesso, entre outros.
Além de muito exemplos claros, este livro apresenta assuntos atuais como:
- Pesquisa de mercado;
- Planejamento estratégico;
- Inovação;
- Perfil do profissional desejado pelo mercado;
- Segmentação de mercado e os consumidores 4.0;
- Os 4 Cs do Marketing;
- Canais de distribuição na Era Digital
4. Gestão de Relacionamento & Customer Experience
Autor: Roberto Madruga
Este livro é focado na prática. Logo, o autor conduz com maestria os temas abordados, tratando de maneira eficaz a aplicação das estratégias. Assim, o tema central gira em torno da união entre a Gestão do Relacionamento com Clientes e o Customer Experience.
Do mesmo modo, nesta obra é dada uma abordagem especial ao conceito de Customer Journey Mapping (mapeamento da jornada do cliente).
5. Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital
Autor: Martha Gabriel
Este livro, cuja 1ª edição foi finalista do Prêmio Jabuti, guia o leitor pelas transformações tecnológicas extraordinárias, tudo em linguagem simples e acessível.
Além disso, questiona-se, por exemplo:
- Quais os impactos da Revolução Digital na humanidade?
- Que transformações ela nos traz?
- Como lidar com essas transformações, seus desafios e oportunidades?
- Como conviver com a inteligência artificial e os robôs que participam cada vez mais das nossas vidas?
- Como utilizar o potencial tecnológico para nos ampliar, e ao mesmo tempo evitar riscos que podem nos destruir?
6. A Cauda Longa
Autor: Chris Anderson
Um clássico do Marketing, publicado em 2006, que trouxe um novo olhar para ideias tradicionais. Em contrapartida, traz o conceito que leva o nome de “cauda longa”: a transição do mercado de massa para o mercado fragmentado. Desse modo, demonstra a necessidade de se olhar para pequenos grupos de consumidores com necessidades e hábitos específicos.
7. Contágio
Autor: Jonah Berger
Berger, professor de Marketing de Wharton, Pensilvânia (EUA), passou a última década pesquisando as respostas para as seguintes perguntas:
- O que torna as coisas populares?
- Por que as pessoas falam mais sobre certos produtos e ideias que outros?
- O que faz um conteúdo online tornar-se viral?
Por último, em sua longa pesquisa brevemente resumida neste livro, o autor revelou a ciência secreta por trás do famoso boca a boca e da transmissão social. De igual modo, explana os seis princípios básicos que fazem todos os tipos de coisas se tornarem “contagiosas”, desde bens de consumo até iniciativas políticas.
Com certeza este é um título que você encontra com facilidade na biblioteca de sua faculdade.
8. Copywriting
Autor: Paulo Macedo
Este livro é para aqueles que brilham os olhinhos pela redação publicitária e pelas formas de persuadir no mundo online.
Em suma, o volume 1 trata sobre: “O método de escrita centenário mais cobiçado do mercado americano”. Do mesmo modo, aborda como podemos melhorar nossas chances de sucesso em qualquer ambiente ao usar técnicas adequadas.
Portanto, em ambos os livros, o autor mostra como aumentar o poder da comunicação e ensina a desenvolver discursos que potencializam as vendas de qualquer segmento. Com certeza um título que não poderia ficar de fora da lista de livros que o estudante de Marketing precisa ler.
9. As armas da persuasão
Autor: Robert Cialdini
Eleito pela mais importante revista científica da área — a Journal of Consumer Research — como um dos mais importantes livros de marketing da década de 80. Vale destacar que é uma edição atualizada do clássico de 1984 “Influence: The Psychology of Persuasion”.
Assim, de maneira clara e agradável, Cialdini defende que persuasão é ciência, e não arte. Assim, cita inúmeras pesquisas para nos fazer compreender o que está por trás de cada decisão. Pergunta: você já comprou uma roupa, da qual nem gostou tanto assim, só pela abordagem do vendedor da loja? Neste livro você vai entender porque agimos assim.
10. Tribos
Autor: Seth Godin
Definitivamente um dos grandes gênios do marketing, Seth Godin, enriquece nossa lista com esta obra. Do mesmo modo, o livro nos traz uma ampla visão sobre como e qual a melhor forma de atingir um público.
Por analogia, Godin cita a necessidade de olhar para os meios tradicionais de comunicação, como televisão e rádio, ofuscados pela internet. Segundo o autor, a melhor forma é criar uma narrativa memorável sobre o produto de tal modo que o usuário da internet integre um grupo ou uma comunidade sobre o produto ou serviço divulgado.
Você se interessou por algum desses títulos? Então que tal continuar se atualizando sobre a Evolução do Marketing?