InícioGraduaçãoEngenhariaComo empreender em Engenharia de Software?

Como empreender em Engenharia de Software?

De maneira geral, para empreender em Engenharia de Software com sucesso é vital escolher o estágio certo do mercado e saber as diferentes maneiras de vender seus produtos e usar as diferentes oportunidades.

Além disso, também é recomendado usar a terceirização com sabedoria, de modo que seus serviços possam ser entregues de forma colaborativa.

O software é onipresente no mundo de hoje, e muitas pessoas e organizações não podem mais funcionar sem os programas de que dependem. Esses programas, é claro, devem ser criados, distribuídos e mantidos. Assim, esse é o trabalho das empresas de Engenharia de Software.

A indústria de Engenharia de Software é grande e forte. Segundo estudo da IBISWorld, a indústria de publicação de software tem uma receita anual de US$ 238 bilhões e uma taxa de crescimento de 3,9% ao ano. No total, o setor emprega mais de meio milhão de pessoas.

Como dito anteriormente, caso você tenha encontrado a ideia perfeita, está na hora de dar o próximo passo para empreender em Engenharia de Software. Verifique algumas das principais dicas para aquelas pessoas que pretendem prosperar como empreendedores no segmento.

Ao empreender em Engenharia de Software, realize pesquisas de mercado

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve fazer antes de abrir uma empresa da área é realizar uma pesquisa de mercado. Identifique seus principais concorrentes, público-alvo, necessidades e preferências. Portanto, analise o estágio em que você está entrando no mercado: introdução, maturidade, ou declínio.

Por exemplo, na fase de introdução, não existe tal software no mercado. Como resultado, seu produto pode ter uma grande demanda ou nenhuma demanda, se você não conseguir persuadir os clientes de que precisam dele. Logo, vejamos mais alguns exemplos que poderão ilustrar essa ideia melhor para você.

Em 2008, o Airbnb lançou um site para pessoas reservarem acomodações em todo o mundo. A ideia era permitir que os turistas alugassem hospedagem de cidadãos locais. No início, os investidores relutam em despejar dinheiro neste projeto. Isso por causa da crença generalizada de que poucas pessoas gostariam de alugar seu apartamento para estranhos. A empresa foi fundada durante a Grande Recessão dos Estados Unidos, quando as pessoas precisavam de dinheiro extra com urgência. Isso acabou contribuindo para a popularidade do serviço. Atualmente, o site tem mais de 200 milhões de visitantes e cobre mais de 191 países.

Outro exemplo é o Uber, que também conseguiu lucrar com a crise. Eles também desenvolveram um aplicativo que permite aos usuários reservar motoristas que usam seus próprios carros. Assim, o serviço satisfaz tanto os motoristas que precisavam de dinheiro extra quanto aos passageiros que queiram viagens baratas. Agora, o serviço opera em milhares de cidades ao redor do mundo, ajudando milhões de pessoas todos os anos.

Escolha a melhor forma para vender seu software

Eventualmente, mais uma coisa importante é decidir como você vai vender seu produto. Se houver ofertas semelhantes no mercado, estude a maneira como seus concorrentes o fazem. De forma simples, você pode vender seu software diretamente ao usuário final, ou permitir que os usuários o baixem por meio do seu site.

Portanto, para empreender em Engenharia de Software com sucesso nas vendas diretas, você pode vender licenças para seu software ou cobrar por assinaturas. Assim, acaba tornando o produto disponível por um período limitado, enquanto a assinatura estiver ativa.

Além disso, você também pode personalizar seu software para que se adapte perfeitamente às necessidades dos clientes. Seu lucro vai depender da exclusividade de seu software e do número de concorrentes no mercado. Basicamente, vender algumas licenças caras para grandes empresas pode ser tão lucrativo quanto vender muitas licenças baratas para pequenas empresas.

Além do mais, se você planeja vender o seu software por meio de um site da Web, deve começar oferecendo aos usuários uma avaliação gratuita de seu produto para ver se funciona para eles. Enquanto isso, você pode obter receita com suporte e manutenção.

Depois, se você pretende empreender em Engenharia de Software e ser bem sucedido, recomendamos que tenha um parceiro técnico. No entanto, ter alguém mais experiente em código pode ser bastante útil para você. Essas pessoas podem se envolver em tempo parcial em sua empresa e revisar a arquitetura e o código. Em troca, você pode oferecer a eles participação acionária em sua empresa.

Comece a empreender em Engenharia de Software

Por consequência, após fazer sua pesquisa de mercado e decidir a forma como venderá o seu produto, você pode prosseguir com a criação e empreender em Engenharia de Software. Assim separamos um guia onde você poderá estruturar os seus esforços.

  • Proteja sua propriedade intelectual: após a maturação de sua ideia, obtenha as patentes necessárias e registre marcas para protegê-la. Faça seus colaboradores assinarem um acordo de confidencialidade na fase de criação do produto para evitar o vazamento de qualquer informação relacionada ao projeto.
  • Elabore um plano de negócios: declare seu objetivo comercial, público-alvo, concorrentes, necessidades financeiras e o tempo esperado de lançamento de seu produto no mercado. Não subestime essa etapa, pois o modelo de negócios errado provavelmente prejudicará o sucesso.
  • Considere questões legais, tributárias e seguro: determine a estrutura jurídica de sua empresa para fins de tribulação. Cuide do seguro caso algo dê errado com seu software.
  • Teste seu software: os testes revelam bugs em seu software e garantem sua qualidade. Dessa forma, você aumenta a satisfação do cliente, o que aumenta seus lucros e sua reputação.

Por fim, recomendamos que você crie um protótipo que permita que você tenha uma ideia de como ficará o produto final antes de investir tempo e dinheiro para finalizá-lo. Assim, um software é suficiente para entrar no mercado, e também será a plataforma onde você dará a oportunidade para os usuários testarem e darem seus feedbacks também.

Se você quer ler mais sobre o assunto, dê uma olhada nesse artigo relacionado: “Inovações disruptivas na faculdade: o que são?”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.