InícioDicasFormação acadêmicaServiços Jurídicos Cartorários e Notariais – qual o perfil do estudante desse curso?

Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais – qual o perfil do estudante desse curso?

O perfil do estudante do curso de Serviços Jurídico Cartorários e Notariais é analítico e bem organizado, além de conseguir agregar diversas responsabilidades administrativas.

Geralmente, o perfil do estudante do curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais é direcionado para quem atuará na área jurídica e busca uma formação mais rápida e acessível do que a faculdade de Direito.

Assim, o curso Superior Tecnológico (CST) em Serviços Judiciários tem um campo de atuação bem amplo, com possibilidade de atuação em cartórios, órgãos públicos, escritórios de advocacia, imobiliárias e no setor jurídico de empresas de todos os segmentos e portes.

Enquanto o curso de Serviços Jurídicos, Cartoriais e Notariais tem a finalidade de formar profissionais capacitados para elaborar, revisar e registrar contratos e escrituras, solicitar documentações, emitir certidões e desempenhar outras atividades de apoio técnico e jurídico.

Em suma, o aluno do curso de tecnólogo em Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais é uma graduação de ciências humanas da área Jurídica. Eventualmente, esse tipo de formação também é oferecida na modalidade à distância (EaD) e também presencial, onde de qualquer maneira você terá flexibilidade para estudar quando e onde quiser.

Eventualmente, o perfil do estudante do curso de Serviços Judiciários e Notariais é voltado para alguém que esteja apto para desempenhar diversas funções no setor jurídico que não exigem formação em bacharel de Direito e nem algum registro específico da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Por consequência, confira algumas das funções que poderão ser desempenhadas após a formação nesse tipo de curso:

  • Gestão administrativa de setores que demandam conhecimentos jurídicos
  • Elaborar, analisar e catalogar documentos
  • Criar e gerenciar bancos de dados em setores de atividade jurídica, notarial e de registro
  • Desenvolver pesquisas jurídicas
  • Autenticar cópias de documentos
  • Compilar relatórios.

O que o estudante do curso de Serviços Jurídicos Cartoriais e Notariais deve saber?

De certa forma, o estudante desse curso precisa saber que seus serviços serão direcionados para serviços administrativos e jurídicos de apoio aos cartórios, consultorias jurídicas, escritórios de advocacia e afins. Bem como, é correto afirmar ser uma formação que combina conhecimentos da Administração mescladas com o Direito, em específico, algumas legislações específicas de processo judicial e registros públicos.

Então, é recomendado que o perfil do estudante do curso de Serviços Jurídicos e Notariais tenha bastante afinidade com leitura administrativa ou livros, de modo que tais leituras farão parte de sua rotina como profissional.

Além disso, ter uma boa formação redatora e leitora facilitará a vida acadêmica do aluno, que por sua vez estudará algumas matérias do Direito como: Direito Penal, Direito Civil e Direito do Estado. Logo, também é recomendado que o estudante seja uma pessoa familiarizada com a linguagem das legislações, sabendo que estes conhecimentos serão bem utilizados no futuro.

Também é recomendado que o perfil do estudante do curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais seja voltado para uma pessoa com boas capacidades administrativas, ou alguém que esteja interessado em desenvolver tais habilidades.

Por exemplo, antes, durante ou após se formar, o aluno deverá saber quais são as diferenças entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física. Além de entender em qual livro fazer o registro de pessoas, como emitir uma certidão, quais documentos solicitar ao interessado, como verificar a autenticidade dos dados e coisas do tipo.

Nessa perspectiva, confira alguns dos serviços que o estudante do curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais poderão prestar durante ou depois de sua formação.

Exemplos de serviços de apoio

  • Realizar atividades de registro, documentação, protesto, escritura, averbação, arquivamento e outras rotinas administrativas.
  • Prestar serviços de staff de escritório de advocacia e atividades para jurídicas, como pesquisas, análise prévia de documentos e triagem
  • Ter capacidade para atender os clientes de escritórios, cartórios, câmaras de mediação e juntas comerciais.

Nessa perspetiva, por mais que seja mais específica que um bacharelado em Direito, a formação em Serviços Jurídicos Cartorários e notariais não deixa de ser generalista, de modo a qualificar o aluno para atividades em diferentes áreas como cartórios, escritórios, repartições, juntas comerciais e os mais variados tipos de departamentos.

Do mesmo modo, ser uma pessoa organizada, com bastante curiosidade e interesse pela profissão adquirida é o mais indicado no que tange ao perfil desse tipo de profissional no mercado de trabalho atual.

Qual o perfil do estudante do curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais?

De início, a universidade de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais é uma indicação para quem almeja trabalhar na área jurídica como um todo. Para isso ocorrer, é interessante que o estudante goste de uma leitura assídua, seja detalhista e também organizado. Pois, na rotina do trabalho deste profissional haverão situação com grandes volumes de documentos, softwares jurídicos, relatórios e outras fontes de dados para posterior análise e pesquisa.

Além disso, após a formação, o aluno será a pessoa responsável por realizar atividades como: elaboração de certidões, registro de documentos, abertura de firma e escrituras de imóveis. Com a capacidade de verificar a autenticidade de informações, algo que exige bastante perícia e cuidado do indivíduo. Logo, veja algumas das qualidades essenciais no perfil do estudante de Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais:

  • Disciplinado e rigoroso
  • Dedicado
  • Ético
  • Ágil
  • Apto a trabalhar em equipe
  • Organizado
  • Atento e solícito

Aliás, o curso na modalidade a distância também vale muito a pena, caso o aluno pretenda se formar mais rápido. Dessa forma, você poderá ingressar no mercado de trabalho em um menor tempo ou mesmo terá a oportunidade de promoção em um cargo que já ocupa. Portanto, a grade curricular do curso pode variar conforme a faculdade que se presta, porém, separamos algumas das principais matérias ensinadas durante os 4 semestres, ou dois anos de curso, confira.

Matérias do curso

  • Direito Político e Eleitoral
  • Direito, Proteção e Inclusão Social
  • Noções De Processo Penal
  • Registro Civil De Pessoas Naturais e Jurídicas
  • Registro De Títulos e Documentos

Por fim, é importante se preparar para a realização do curso de Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais, visto que haverá bastante leitura de direitos e aplicação de determinados processos administrativos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.