Hoje em dia, abrir um empreendimento e não cuidar do modo como sua marca é vista pela sociedade pode ser um mau negócio. É preciso se apresentar, ser visto e comunicar-se bem com o público desejado.
Essas são algumas das principais atribuições dos profissionais formados em Marketing. Neste post, você descobrirá tudo sobre essa faculdade. Como é o curso, o que é estudado e onde você pode atuar. Acompanhe!
O que você verá neste artigo:
Faculdade de Marketing: como funciona?
Os conhecimentos relacionados ao Marketing se tornaram tão importantes ao longo do tempo que o tema está presente em faculdades como Comunicação Social, Administração e Publicidade. No entanto, você sabia que existem cursos próprios de Marketing?
Os cursos de Marketing podem ser em caráter de tecnólogo, quando a duração é menor e o curso é mais voltado à atuação prática no mercado de trabalho, ou então bacharelado, onde são abordados temas mais teóricos e acadêmicos.
A faculdade de Marketing é responsável por formar profissionais que atuam diretamente no mercado, nos mais diversos setores. Os egressos do curso adquirem conhecimentos para trabalhar com relacionamento com clientes, aumento da visibilidade e do alcance de marcas, comunicação social, entre outras funções de publicidade.
Neste curso, os estudantes devem compreender a lógica mercadológica, estar atento às novas tendências e ser bastante criativo. Um bom profissional de Marketing costuma pensar fora da caixa, se reinventando a todo momento.
Como é a faculdade de Marketing EaD?
O curso de Marketing na modalidade de ensino a distância (EAD) é praticamente idêntico ao presencial na questão das matérias estudadas. As principais diferenças dizem respeito ao modo como o aluno assiste às aulas e participa das atividades. No EaD, é possível fazer o curso com horários mais flexíveis, normalmente uma boa alternativa para quem possui a rotina corrida.
O interessante é que na faculdade de Marketing você pode realizar muitas atividades práticas mesmo a distância. Diversas funções dos profissionais de Marketing são desenvolvidas no ambiente virtual, desta forma, você consegue alinhar estudos e prática em um só lugar.
O que é estudado na faculdade de Marketing?
É muito comum que as grades curriculares das faculdades ofereçam matérias introdutórias e generalistas no início do curso. São conteúdos que visam fornecer conhecimentos essenciais para o aprofundamento futuro em temas específicos.
Desta forma, nos primeiros semestres da faculdade de Marketing, os alunos estudam matérias do chamado núcleo de formação básica. São temas mais conceituais, teóricos e de metodologia de trabalho no Marketing. Os alunos estudam questões como a importância do Marketing e sua relação com o mercado, com a sociedade e com a cultura.
Conforme os alunos avançam na formação, os estudos são direcionados para temas mais aplicados do Marketing, que são as matérias de formação específica. Nesta parte, os estudos são direcionados para análises técnicas e domínio de ferramentas de trabalho. São conteúdos que fornecem conhecimentos necessários para a atuação profissional, como pesquisas de mercado, marketing digital e planejamento.
Confira algumas das matérias presentes no curso tecnólogo de Marketing da Anhanguera!
- Comportamento Do Consumidor
- Composto Mercadológico
- Empreendedorismo
- Estratégia Empresarial E Negociação
- Marketing De Produtos E Serviços
- Novas Tecnologias Aplicadas À Comunicação
- Pesquisa Mercadológica
- Planejamento Estratégico
- Trade Marketing
Quanto tempo dura a faculdade de Marketing?
Cursos de Marketing podem ter uma variação na sua duração. Isso depende se o curso é considerado tecnólogo ou bacharelado e de como cada instituição forma a sua grade curricular. Cursos tecnólogos têm duração média de 2 anos e meio, enquanto as graduações de bacharelado duram 4 anos.
Quanto custa uma faculdade de Marketing?
Assim como o tempo de curso sofre variações, o mesmo ocorre com o valor de uma faculdade de Marketing. Geralmente, cursos tecnólogos são mais em conta do que cursos de bacharelado. A diferença de valor também é vista em cursos EaD em relação aos presenciais, uma vez que você estuda de casa e não depende da estrutura da instituição de ensino.
Desta forma, você encontrará no mercado uma grande elasticidade de valores para cursos de Marketing. Certamente, as opções mais em conta para você estudar Marketing são os cursos tecnólogos EaD ou semipresenciais. Vale lembrar que um curso tecnólogo é um curso de ensino superior e o diploma de um curso EaD vale tanto quanto um curso presencial!
Nesta modalidade, você encontra ótimas opções por valores bem acessíveis. Instituições reconhecidas como Anhanguera, Unime, Unic, Unopar e Pitágoras oferecem o curso de Marketing, vale a pena conferir!
Como é o mercado de trabalho para profissionais do Marketing?
Se você planeja fazer uma faculdade de Marketing, temos uma boa notícia para você. O mercado de trabalho para profissionais especializados nesta área está super aquecido e o trabalho é bastante requisitado. Além disso, as possibilidades de atuação são várias, tanto em caráter presencial como remoto, com remunerações interessantes.
O profissional do Marketing atua em empresas de praticamente todos os segmentos: esportivo, comercial, político, educacional, industrial, alimentício. Esses são apenas alguns exemplos, a lista é imensa! Em qualquer um destes ramos, o profissional pode atuar trabalhando com a imagem das instituições, elaborando estratégias de comunicação, relacionamento com clientes, ações de promoção, entre outras funções.
Resumidamente, são esforços para alavancar as vendas e aumentar a visibilidade dos negócios. Por isso, profissionais de marketing podem trabalhar tanto com campanhas publicitárias como com análise de dados, duas funções bem diferentes, mas que têm o mesmo propósito: aumentar a competitividade de uma empresa.
Os profissionais ainda podem prestar consultorias para clientes, planejar pesquisas de mercado e explorar toda a sua criatividade em campanhas publicitárias. Além disso, o marketing digital tem se mostrado uma possibilidade de trabalho muito fértil, que cresce a cada dia. Enfim, esperamos que você tenha ficado por dentro de tudo sobre o curso de Marketing! Obrigado por acompanhar o conteúdo da Voomp e até breve!