InícioPós-graduaçãoHistóriaEspecialização em História: como são os cursos de pós-graduação?

Especialização em História: como são os cursos de pós-graduação?

Diferentemente das pós-graduações stricto sensu como mestrado e doutorado, as especializações da área de História visam fornecer formação prática para profissionais da área. Nestes cursos, o principal foco são os conhecimentos voltados à atuação profissional.

Como são as especializações em História?

Em pós-graduações lato sensu na área de História, você escolhe em qual tema deseja se especializar. As possibilidades são variadas. Você pode fazer especializações voltadas à prática docente, por exemplo, ou então sobre determinados temas e períodos da história

É possível realizar uma especialização em História em duas modalidades de ensino: presencial e a distância. No ensino presencial, as aulas e as discussões são realizadas ao vivo na instituição de ensino. Já no sistema EaD, você pode acessar os conteúdos e realizar as atividades diretamente de sua casa, em horários alternativos.

Outra diferença das especializações de História em relação aos cursos de mestrado e doutorado é a duração da formação. As pós-graduações lato sensu em História duram entre 6 a 12 meses. 

Quem pode se especializar em História?

De modo geral, as especializações em História servem para uma gama de formações. Isso mesmo! Além de historiadores, outros profissionais também podem cursar as especializações. Afinal, a interdisciplinaridade é vista com bons olhos e muito valorizada no ambiente educacional. 

Desta forma, professores de matérias das humanidades e artes podem aproveitar bastante as especializações. Profissionais das áreas de Literatura, Artes, Geografia, Filosofia e Sociologia possuem diversos temas em comum com a História. 

Além dos profissionais da área da educação, antropólogos, jornalistas e cientistas sociais também podem fazer bom proveito dos conhecimentos históricos. 

Quais são as principais especializações em História?

As especializações na área de História são voltadas à atuação prática dos profissionais no mercado de trabalho. Por esta razão, boa parte das especializações são voltadas para questões educacionais e espaços de trabalho para historiadores. 

Confira abaixo as principais especializações em História

História e Cultura no Brasil

Nesta especialização, os alunos percorrem os diversos períodos da história do Brasil, analisando culturas, comportamentos, hábitos e organização social. Trata-se de uma especialização voltada para o entendimento da cultura brasileira em suas diferentes temporalidades, como no Brasil Colonial, Brasil Imperial e Brasil Republicano.

A partir da especialização, o profissional reunirá condições para elaborar aulas e materiais didáticos sobre o tema, bem como estimular a reflexão de forma crítica em sala de aula.  

Ensino de história e cultura afro-brasileira

A partir de 2008, tornou-se obrigatório no Brasil o estudo da história e da cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio. Contudo, o tema não é obrigatório nos currículos das faculdades de licenciatura. 

Frente a este cenário, a especialização sobre ensino de história e cultura afro-brasileira ganha um papel importantíssimo. Afinal, é preciso estar bem preparado para trabalhar com temas como cultura, ancestralidade e o papel da população negra na formação do Brasil

História da Arte

Nesta especialização, os estudos históricos são direcionados para o campo das artes. Desta forma, são contemplados temas como literatura, pinturas, música e teatro nos mais diversos espaços de tempo. Busca-se compreender a importância da arte para a humanidade, assim como para o imaginário social e coletivo

Com esta especialização, o profissional torna-se habilitado para atuar em centros culturais, galerias de arte, museus e pinacotecas.

Museologia

A especialização em Museologia confere aos alunos conhecimentos sobre a prática em espaços de memória. São abordadas matérias sobre preservação de objetos, curadoria, e atividades culturais e educacionais em museus e memoriais.

Arqueologia

Embora seja uma disciplina com teoria e metodologia própria, Arqueologia tem tudo a ver com História. Nesta especialização, você investiga o passado através dos vestígios históricos. Os estudos da pós-graduação em Arqueologia habilitam o profissional a fazer escavações, analisar sítios arqueológicos e interpretar registros históricos

Quanto custa uma especialização em História?

Não é possível afirmar um valor exato para as especializações em História, afinal, elas podem variar bastante de acordo com a instituição, o modelo de ensino e os recursos que a especialização demanda. No entanto, é possível estimar uma média.

Em faculdades presenciais de grandes capitais, o valor das mensalidades pode ser um pouco maior do que a média. No entanto, é possível encontrar formações de qualidade por valores que cabem no bolso. 

Instituições como Unopar, Uniderp e Ampli possuem pós-graduação em História com mensalidades a partir de R$ 200. Você ainda pode realizar testes gratuitos por 7 dias para certificar-se de que vale a pena. Ou seja, dá para investir na sua formação sem extrapolar seus gastos!

Como é o mercado de trabalho para pós-graduados em História?

Possuir uma graduação é muito importante para conquistar bons empregos. No entanto, quando você conclui uma pós-graduação, isso se torna um diferencial frente à concorrência. Atualmente, o mercado de trabalho exige cada vez mais especialização dos candidatos. Portanto, independentemente de onde você sonha trabalhar, ser um especialista na área é essencial. 

Com uma especialização, você se credencia de vez para atuar em memoriais, museus, empresas de arqueologia e pesquisa histórica. Você também pode atuar como consultor histórico para produções artísticas como cinema, teatro e literatura. 

Por fim, você passa a ser muito bem visto no mercado educacional. Tanto em escolas privadas como escolas públicas, uma especialização faz toda a diferença!

Enfim, o nosso conteúdo fica por aqui. Mas você pode seguir acompanhando a Voomp e descobrir tudo sobre carreiras e pós-graduações. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.