InícioGraduaçãoDesign GráficoConheça a faculdade de Design Gráfico

Conheça a faculdade de Design Gráfico

Possuir uma identidade visual autêntica e inconfundível é uma meta de grandes empresas que buscam se destacar no mercado. Em casos de sucesso, grandes marcas são lembradas por pequenos detalhes, como cores, fontes e formas.

No entanto, essa não é uma realidade apenas de empresas gigantes. Na era das redes sociais, uma boa identidade visual é algo obrigatório para conseguir prosperar, independentemente do ramo. 

Que tal conhecer a formação dos profissionais que planejam e desenvolvem elementos gráficos e contribuem para um mercado super criativo? Neste post, você conhecerá como funciona a faculdade de Design Gráfico. Acompanhe! 

Design Gráfico: como é o curso?

O curso de Design Gráfico é classificado como um curso superior de tecnologia. Normalmente, cursos tecnólogos podem ser feitos em menos tempo em relação às tradicionais graduações, além de ter um foco bem direcionado para o mercado de trabalho. Se você planeja estudar e logo se inserir no mercado, o curso de Design Gráfico certamente está entre as melhores opções. 

Neste curso, os alunos são formados para que possam desenvolver projetos gráficos, construir identidades visuais, marcas, símbolos e atuar em diversas áreas, principalmente na comunicação e no marketing. Para isso, é preciso praticar bastante e, ao longo do curso, dominar as ferramentas e os programas que serão seus aliados na atuação profissional. 

O perfil esperado dos alunos de Design Gráfico é de inquietude, vontade de experimentar, muita atitude e, principalmente, criatividade. A gente sabe que um bom trabalho gráfico precisa ser original e com personalidade, portanto, você deverá aprender a pensar fora da caixa!

Esta é uma formação que irá preparar você para trabalhar com muitas possibilidades e explorar seu poder de criação. Você irá atuar constantemente com cores, formas, mensagens e conceitos. 

Como é o curso de Design Gráfico a distância?

O curso de Design Gráfico se encaixa muito bem na proposta do ensino a distância. Afinal, o estudante de Design passa boa parte do tempo estudando e trabalhando com ferramentas online. Isso significa que, além de estudar toda a parte teórica desta área, você pode desempenhar muito bem o lado prático, direto da sua casa e no horário disponível.  

Em um curso à distância, é comum que você encontre atividades síncronas, realizadas ao vivo com a presença do professor, e atividades assíncronas, nas quais você possui maior liberdade para fazer suas tarefas em outros horários. 

Ah, e você pode ficar tranquilo. Um diploma de curso superior EAD possui o mesmo valor que um curso presencial ou semipresencial. 

O que você estuda no curso de Design Gráfico?

Os conteúdos estudados na faculdade de Design Gráfico, de acordo com orientações do Ministério da Educação, são divididos em três etapas: conteúdos básicos, conteúdos específicos e conteúdos teórico-práticos.

Nos conteúdos básicos, a abordagem dos estudos é de caráter mais teórico. Isso significa que os alunos estudam conceitos do design, sua relação com a sociedade e as influências antropológicas, psicológicas e artísticas sobre o trabalho do designer. Normalmente são matérias que estão presentes nos primeiros semestres da formação.

Logo após as matérias introdutórias, que fornecem uma visão geral sobre o mundo do Design, os alunos entram em contato com conteúdos específicos, onde são estudados temas mais aprofundados. Neste conjunto de matérias, estão presentes tópicos como moda, comunicação visual, produções artísticas e culturais

Por fim, os conteúdos teórico-práticos permitem que os estudos teóricos sejam colocados à prova. É o momento em que os estudantes aprendem a experimentar e exercer a criatividade para construir projetos gráficos e desempenhar o papel de um designer. 

Quanto tempo dura a faculdade de Design Gráfico?

Como mencionamos no início deste post, o curso de Design Gráfico é considerado um tecnólogo, que é um curso de nível superior um pouco mais prático e que dura menos tempo. Desta forma, você pode fazer o curso com duração de 3 a 4 anos, dependendo de como a instituição de ensino organiza a grade curricular. 

Durante este período, além de cursar todas as matérias, é exigido que os alunos participem de atividades complementares, o que engloba workshops, eventos acadêmicos e projetos de iniciação científica. Outra exigência é o estágio supervisionado.

Na reta final dos cursos de faculdade, é comum que a imensa maioria das faculdades cobrem a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No curso de Design Gráfico, essa é uma exigência que depende de cada instituição de ensino, não sendo necessariamente obrigatório. 

Qual o preço do curso de Design Gráfico?

Assim como possuem tempo de duração menores, cursos tecnólogos também são mais acessíveis quanto ao valor. Esse é um grande atrativo do Design Gráfico, visto que você pode se formar em uma área muito promissora sem precisar gastar muito

Os valores variam de acordo com a instituição, com a estrutura e com a modalidade de ensino. Neste caso, com uma boa pesquisa, você consegue encontrar boas opções de custo-benefício no mercado. A média de custo de um curso presencial fica em torno de R$ 1.000, com o seu preço máximo em R$ 2.000. Instituições como Unime, Pitágoras, Anhanguera, Unopar e Unic oferecem cursos flexíveis, disponibilizam simuladores e experimentos demonstrativos de Design Gráfico e os preços são bem atrativos. Você pode conferir as vantagens e ofertas dessas instituições clicando aqui.

Quais são as oportunidades para designers gráficos

Sem dúvidas, o mercado para designers gráficos oferece muitas oportunidades e variedade de atuação. Essa flexibilidade, aliada à alta demanda por profissionais da área, é um ponto muito positivo desta formação. 

Desta forma, o profissional formado em Design Gráfico pode atuar na criação de elementos visuais, que vão desde logotipos de empresas até panfletos, outdoors, sites e embalagens. Hoje em dia, é muito importante estar bem visto no mercado. Por isso, o trabalho dos designers gráficos tem se tornado cada vez mais indispensável

No ambiente virtual, o mercado tem se mostrado muito próspero para os designers. Gestão de páginas de empresas, negócios, criação de identidade visual e elaboração de artes são tarefas muito recorrentes no portfólio de quem atua nesta área. De modo geral, há muito espaço para atuar com trabalhos de marketing.

Com boa capacidade de criação artística, o profissional encontrará oportunidades em espaços muito interessantes, como na televisão, na edição de jornais, revistas, livros e vídeos. Ou seja, as possibilidades de trabalho para designers são diversas e multimídia.

Enfim, este é um mercado em constante ascensão e sem perspectivas de retração. Vale a pena fazer um curso de Design Gráfico, não acha?

Nosso conteúdo fica por aqui, a gente espera que você tenha curtido! Acompanhe a Voomp e fique por dentro de tudo sobre cursos e mercado de trabalho. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.