InícioPós-graduaçãoDesign de ProdutoCST em Design: Gráfico, Moda, Produto ou Experiência?

CST em Design: Gráfico, Moda, Produto ou Experiência?

Dentro da área de design, é possível encontrar diferentes cursos CST para você se especializar. Em constante crescimento, esse segmento é uma ótima oportunidade. Confira alguns destaques que preparamos para você.

Ao se deparar com as diferentes possibilidades de curso CST de design, é normal que surja uma dúvida sobre qual deles seguir. Por isso, esse texto vai aprofundar sobre as carreiras de Design de Moda, Design Gráfico, Design de Produto e Design de Experiência.

O que é um curso CST?

Antes de falarmos sobre os cursos de design, vamos explicar o que é um curso CST. A sigla se refere a “curso superior tecnológico”. Também conhecido como tecnólogo, é uma formação com validade de curso superior.

Por isso, é uma ótima escolha para quem procura uma especialização rápida – a duração média de um CST é de 2 anos. E a garantia de um ensino de qualidade que certamente te preparará para o mercado de trabalho.

Agora, vamos falar sobre os cursos CST de Design.

Cursos CST de Design

Segundo estudo do Linkedin, o profissional de Design está entre os mais procurados em 2021. Porém, é necessário entender as diversas frentes que essa profissão abrange. Desde Design de Moda até Design de Interiores, há muitas portas abertas.

De forma geral, os cursos CST de design são voltados para alunos que procuram trabalhar com o desenvolvimento ou desenho de algo. Essa definição vem da tradução do termo usado para designar a carreira.

O estudante que optar por esse caminho poderá se especializar na criação de diversos tipos de produto final ou serviço, como identidade visual no Design Gráfico e roupas e acessórios no Design de Moda.

Sendo assim, vamos entender melhor cada área.

Design Gráfico

Considerado um dos principais e mais conhecidos, o design gráfico se destaca pela grande oportunidade de prestação de serviços autônomos. O curso CST de Design Gráfico formará um profissional capaz de atuar em diversas áreas.

O que faz o Designer Gráfico?

O aluno que realizar o Curso Tecnólogo de Design Gráfico estará apto a criar projetos visuais para marcas, produtos e lançamentos. Será o responsável por desenvolver anúncios publicitários, logotipos e websites.

Portanto, o Designer Gráfico poderá atuar como diretor de arte em agências de publicidade, designer freelancer e, até, diagramador de livros, jornais e revistas.

Grade curricular do Curso CST de Design Gráfico

O estudante estará atuando na criação de projetos visuais. Por isso, o curso oferecerá matérias de linguagem visual, uso de softwares especializados, tipografia, edição de imagens e outras correlatas.

É importante lembrar que algumas universidades exigem estágios obrigatórios e apresentação de trabalho de conclusão do curso para que o aluno possa finalizar seus estudos.

Design de Moda

O curso CST de Design de Moda prepara profissionais que trabalharão com o desenvolvimento e criação de roupas, acessórios e estampas. Além disso, poderão participar de outros processos no ramo. Por ser uma carreira sempre em alta, é uma ótima opção.

O que faz um Designer de Moda?

Inicialmente, precisamos reforçar que a função do designer de moda vai além de desenhar roupas. Ao finalizar o curso, o estudante estará pronto para gerenciar diversos processos no ramo, como preparação de vitrines, assessoria para marcas e editoriais.

Dessa forma, quem seguir a carreira da moda, poderá atuar em grifes, lojas de roupa, revistas e jornais e, até mesmo, em seu próprio negócio de criação de roupas e acessórios.

Grade curricular do CST de Design de Moda

Assim como em outros cursos de design, encontramos matérias de linguagem visual. Porém, o foco não é o mesmo, e acrescenta-se matérias de história da arte, corte e costura, desenho e modelagem.

Em algumas instituições de ensino, é possível encontrar matérias sobre administração e logística que, assim, ajudarão no preparo do profissional para o mercado de trabalho.

Design de Produto

A carreira para o designer de produto é extremamente ampla, já que ele pode estar envolvido em inúmeras áreas. Portanto, a pessoa que cursa o CST de Design de Produto estará apta a trabalhar no melhor desenvolvimento de produtos, como o nome sugere.

O que faz um Designer de Produto?

O profissional com essa especialização desenvolverá produtos. Ou seja, poderá atuar em qualquer segmento responsável por fabricar bens de consumo. Isso engloba desde móveis que temos em casa até placas eletrônicas em computadores.

Dentro dessas áreas, é possível ainda um desmembramento em outras especializações. Ou seja, o designer de produto poderá atuar com desenvolvimento de embalagem, prototipagem, identidade visual e outros.

Grade curricular do CST de Design de Produto

Durante a realização do curso, o estudante encontrará matérias que abrangem as diversas etapas de desenvolvimento de um produto. Dessa forma, a grade é variada e cobrirá inúmeras disciplinas.

Portanto, o aluno do curso de CST de Design de Produto terá aulas de: 

  • Desenho técnico aplicado
  • Design contemporâneo
  • Design sustentável e responsabilidade social
  • Design tipográfico
  • Empreendedorismo
  • Fundamentos da linguagem visual
  • Gestão de marketing em design
  • Maquetes e Protótipos
  • Projeto de produto

Design de Experiência

O curso CST de Design de Experiência é o responsável por formar profissionais aptos a desenvolver produtos que garantam melhor experiência do usuário. Sendo assim, é uma área estritamente conectada à tecnologia, que está em ascensão constante.

O UX Designer foi apontado como uma profissão de alta procura.

O que faz um Designer de Experiência?

Também conhecido como UX Designer, esse profissional trabalha desde a definição de estratégia, testagem de protótipos, desenho e desenvolvimento de produtos e serviços. Resumindo, todas as etapas com foco na experiência do usuário.

Esse profissional vem sendo procurado, especialmente, para construção de sites, aplicativos, sistemas e interfaces de interação.

Grade Curricular do CST de Design de Experiência

Como dissemos, esse profissional atua no desenvolvimento que foca a usabilidade do usuário. Por isso, a grade curricular reflete esse conhecimento necessário:

  • Desenho De Observação
  • Projeto De Pesquisa
  • Metodologias De Projeto Em Design
  • Engajamento E Gamification
  • Representação Gráfica Digital Para Design
  • Teoria E Prática Da Cor
  • Ergonomia E Desenho Universal
  • Geometria, Desenho Técnico E Design
  • Linguagem Visual E Percepção
  • Modelagem De Negócios Digitais
  • Prática De Projeto

Escolhendo entre os cursos CST de Design

Além dos apresentados neste texto, há diversas outras especializações para um Designer. Por isso, é importante conhecer suas particularidades para que a escolha seja cirúrgica.

Agora você já conhece um pouco mais sobre essas áreas e suas atuações no mercado de trabalho. Então, é hora de começar sua preparação para a próxima etapa do seu crescimento profissional.

Prepare seu planejamento de estudos e boa sorte! Veja também o conteúdo sobre CST em Design de Moda que preparamos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.