InícioGraduaçãoArtes VisuaisO que é o curso de Artes visuais?

O que é o curso de Artes visuais?

As artes visuais possuem diferentes definições, como a da Enciclopédia Britannica, que diz que esse é o segmento das artes que causa emoção por meio da visão. Ou seja, por meio de manifestações que podem ser vistas.

Mas o que é o curso de graduação de artes visuais? É esse o tema do nosso texto! Vamos conhecer mais sobre a grade curricular e as oportunidades de trabalho na área para alunos do bacharelado e licenciatura em artes visuais.

Graduação em Artes Visuais

Para entrar em um curso de graduação de artes visuais, é essencial ter afinidade com a área artística, mas não é necessário ser um artista. A maior parte das universidades que oferece esta graduação exige um Teste de Habilidade Específica (THE) para ingressar.

Dentro da faculdade, o aluno terá a oportunidade de desenvolver seu conhecimento técnico e teórico, ou seja, terá acesso a diversas matérias relacionadas à percepção, criatividade e expressão. 

Além disso, o aluno terá um aprofundamento na área histórica, com conteúdo focado em movimentos artísticos importantes, técnicas e muito mais. O aluno que decidir pela área de Licenciatura terá, também, aulas focadas na melhor gestão e realização da profissão de docente.

Lembrando que o curso de graduação possui uma previsão de 4 anos, ou seja, 8 semestres. Essa previsão pode mudar de acordo com o andamento do aluno no curso e a realização de estágios obrigatórios.

A grade curricular do curso de Artes Visuais abrange matérias como:

  • Arte Brasileira;
  • Arte Contemporânea;
  • Estética e História da Arte;
  • Desenho da Figura Humana;
  • Desenho de Observação;
  • Escultura e Manifestações Tridimensionais;
  • Arte e Cultura Popular;
  • Arte e Ilustração;
  • Composição Visual;
  • Museus e Curadoria.

Há, ainda, matérias específicas para cada técnica artística abordada:

  • Gravura;
  • Escultura;
  • Desenho;
  • Ilustração;
  • Plástica.

E para os que optarem pela Licenciatura, a grade curricular é acrescentada das matérias que visam ao futuro em sala de aula:

  • Identidade Docente;
  • Gestão da Aprendizagem;
  • Gestão da Sala de Aula;
  • Estágio obrigatório.

Essas matérias podem variar de acordo com a instituição, mas, sem dúvida, o conhecimento e crescimento estarão lá!

Dito isso, vamos conhecer mais sobre as possibilidades de carreira profissional.

Carreira profissional

Para quem procura um curso de graduação, é essencial mesclar aptidão e satisfação profissional com uma boa perspectiva de empregabilidade no mercado de trabalho. E, sem dúvida, essa é uma questão importante a ser avaliada pelo estudante.

Por isso, para o aluno que decide pelo caminho das artes, é importante conhecer quais áreas ele poderá seguir após a formatura. As possibilidades de trabalho vão de curadoria até o magistério para quem escolhe o curso de Licenciatura.

Professor

Para quem decidir pelo caminho da Licenciatura em artes visuais, temos uma boa notícia! Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz que “No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro.”

Dito isso, essa área se torna uma promissora oportunidade dentro do curso. Ao sair da faculdade, o profissional estará apto para ensinar sobre manifestações artísticas, movimentos históricos, história da arte e muito mais.

Área de comunicação e marketing

Dentre as diversas habilidades que são desenvolvidas no curso de artes visuais, muitas valorizam e estimulam a criatividade, justamente o motor da indústria de comunicação e marketing. Por isso, essa é mais uma das possíveis áreas de atuação.

Por meio de técnicas específicas de ilustração e design, é possível atuar como diretor de arte, ilustrador e, até mesmo, desenvolvimento de games, área que vem crescendo cada vez mais. Portanto, há diferentes opções nessa área.

Curadoria

Essa área é ideal para quem se identifica com o mundo das artes plásticas, esculturas, pinturas e outras. Nesse mercado, é possível atuar diretamente com exposições e museus. O profissional será responsável por valorizar as peças e produzir suas exibições.

Sendo assim, com o conhecimento adquirido no curso de graduação de artes visuais, você estará apto para trabalhar com curadoria. Nesta função, além de encontrar formas de valorizar a obra, vai pensar como o público e buscar a melhor forma daquela peça ser apreciada.

Trabalho autônomo

Por fim, mas não menos importante, é possível trabalhar como autônomo e empreendedor, comercializando as obras artísticas criadas. Para pintores, escultores e, até mesmo, ilustradores, a venda de sua arte é um caminho possível.

Neste caso, é essencial investir em gestão de negócio, ou contar com outros profissionais que cuidem da área administrativa e financeira do projeto. 

É importante ressaltar que essas são apenas algumas áreas de atuação que o graduando em artes visuais poderá atuar. Além disso, temos possibilidades de caminho profissional no setor de Restauração, Indústria Têxtil e Design de Cena.

Perfil do profissional de artes visuais

Como saber se sou apto a realizar o curso de artes visuais? Primeiramente, é essencial que o profissional tenha grande identificação com a área das artes como um todo. Especialmente que seja criativo e expressivo.

Além disso, é necessário ter um conhecimento técnico básico, já que, como dissemos, as instituições exigem um teste de aptidão específica. Neste quesito, o aluno pode procurar cursos de aperfeiçoamento antes de realizar o vestibular.

Assim como em outras áreas, é ideal que o aluno busque originalidade em tudo aquilo que realiza. Esta é uma característica intrínseca à área das artes, e aqui neste curso não seria diferente.

Por fim, é importante ressaltar a necessidade de estar constantemente antenado e informado sobre o que acontece no mundo. Esse conhecimento pode influenciar diretamente na execução do trabalho.

Preparação para o vestibular de artes visuais

No caso do curso de artes visuais, você precisará se preparar normalmente, como para outros cursos ou para o ENEM. Portanto, organize seus estudos, faça um planejamento das matérias e mão na massa!

Porém, é importante lembrar que, neste caso, há ainda a realização do Teste de Habilidade Específica (THE). Essa prova procura avaliar o aluno quanto a certos pré-requisitos considerados essenciais.

Mas não se preocupe! Habilidades como o desenho podem ser adquiridas, treinadas e melhoradas por meio de cursos, tutoriais e muita prática.

Por fim, agora que você já conhece o curso de graduação em artes visuais mais a fundo, chegou a hora de começar a sua preparação. 

Antes, porém, dê uma olhada também no preço do curso de Produção Audiovisual. Vai que te interessa, né?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.