InícioGraduaçãoArtes Visuais5 áreas para quem quer trabalhar com Artes Visuais

5 áreas para quem quer trabalhar com Artes Visuais

Trabalhar com Artes Visuais: o sonho de muitos estudantes deste curso não é tão difícil quanto parece, e o mercado dá diversas possibilidades de atuação para esse profissional. Afinal, artistas são pessoas criativas, com um olhar estético apurado, e muita curiosidade por novas técnicas e linguagens, construindo sempre novos repertórios.

Além disso, são pessoas com técnicas artísticas apuradas e conhecimentos sobre diferentes correntes artísticas, habilidades que podem garantir emprego em ONGs, museus e instituições culturais (caso dos bacharéis), mas também em escolas e universidades (caso dos licenciados).

Artes Visuais: diferenças entre Artes Cênicas e Artes Plásticas

Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas. Esse monte de arte pode dar uma confusão na nossa cabeça, e, nessa altura nem sabemos mais qual é a diferença de cada uma. Calma! Estamos aqui para tirar todas as dúvidas.

As Artes Cênicas dedicam-se ao estudo da dramatização para plateias ou ambientes cenográficos. Os artistas cênicos aprendem técnicas de expressão facial e corporal, a contar histórias e a cativar o público. Eles podem trabalhar, portanto, não apenas em teatros, mas também em produções de cinema e TV.

Já as Artes Plásticas estão relacionadas às obras de apelo estético e de imagem. Entram aqui pintura, ilustração, desenho cerâmica e gravura, entre outros. Esses profissionais trabalham habilidades motoras para produzir diferentes técnicas e estilos, mas também conseguem reconhecê-los e analisá-los.

As Artes Visuais, por sua vez, abarcam as técnicas das Artes Plásticas, consideradas mais tradicionais no meio artístico. Os estudantes desse curso, no entanto, têm a possibilidade de entrar em contato com outras formas de expressão, como a fotografia, o design e o cinema.

Educação

Uma das opções do licenciado em Artes Visuais é a de trabalhar como professor. Isso porque o profissional com essa formação tem conhecimentos de arte educação e processos de aprendizado necessários para dar aulas. Na educação formal, é possível dar aulas a alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também é possível trabalhar com Ensino Superior, mas para fazer isso no Brasil é necessário ao menos uma pós-graduação na área.

Quem quer trabalhar na área da docência não precisa limitar-se ao ensino formal: há muitos outros espaços educativos onde é possível atuar. Entre eles, podemos citar ONGs, museus, projetos educativos e até cursos livres voltados para temas como artes, curadoria, crítica e história da arte.

Há ainda a possibilidade de realizar pesquisa sobre arte, que pode envolver diversas áreas de estudo, como História da Arte, crítica ou até restauração. E essa atividade de pesquisa e de estudo pode ser feita como complemento ao trabalho do artista, ou como carreira independente do profissional que planeja seguir carreira acadêmica.

Museus

Já pensou em restaurar obras de arte? Essa é uma das possibilidades do profissional formado em Artes Visuais. Em geral, são contratados por museus e outras instituições culturais para recuperar obras antigas, que estejam em algum estágio de deterioração. Mas atenção! Esse é um trabalho que exige muita técnica e responsabilidade, além de conhecimentos específicos na área de restauração.

Quem quer trabalhar em museus ainda pode optar por se especializar na curadoria de obras de arte. O curador é aquele que cuida de todos os detalhes de uma exposição, desde a sua concepção, os trabalhos que serão expostos, e como ela será apresentada ao público. É um profissional que tem um conhecimento profundo e em constante atualização, mas que também é capaz de se colocar no lugar do espectador para oferecê-lo a melhor experiência possível.

Por fim, ainda no mercado das obras de arte, o profissional de Artes Visuais pode atuar na análise e avaliação de trabalhos. O artista, nesse caso, trabalha principalmente em situações de leilões e vendas, para museus, instituições culturais ou investidores privados. Mais uma vez, são profissionais com um profundo conhecimento artístico e estejam conectados às novas tendências desse universo.

Marketing

A verdade é que nossas vidas estão cheias de arte por todos os lados, nas embalagens de comida, nas roupas que vestimos, nos programas que passam na TV ou nas postagens das redes sociais. A arte nos dá um prazer estético que atrai nossa atenção, e as marcas sabem disso e querem usar isso a seu favor. 

Por isso, há espaço para trabalhar com artes visuais em diversas áreas da comunicação e do marketing. Ele pode, por exemplo, trabalhar na concepção de produtos e de estampas; pode também atuar na indústria têxtil, criando coleções de roupa, estampas ou modelos diferentes de roupa.

Audiovisual

Apesar de ter menos demanda, há ainda profissionais das Artes Visuais que vão trabalhar no mercado audiovisual. Isso porque é necessário um olhar profissional para que um programa de TV, filme ou até mesmo um desenho animado chegue até o espectador com uma estética interessante.

Os trabalhos mais comuns são de animação e ilustração, e envolve a concepção de histórias de maneira visual. Os animadores, em geral, trabalham em conjunto com algum escritor ou roteirista. Os ilustradores têm mais espaço, e podem atuar inclusive em editoras e agências, ao lado de redatores e produtores de conteúdo.

Outra opção é trabalhar com artes visuais no design de cena, ou seja, pensando do ponto de vista estético os cenários não só para programas de TV, mas também espetáculos de teatro e de dança, além de exposições em museus e centros culturais.

Por fim, uma possibilidade que tem ganhado espaço é o conteúdo visual que o artista visual pode criar para games ou aplicativos, que variam de ilustrações a animações e envolvem pensar a experiência de navegação do usuário digital.

Produção de peças próprias

Muitos estudantes de Artes Visuais, no entanto, entram na faculdade com o sonho de se tornarem artistas e produzirem suas próprias peças, sejam elas esculturas, quadros, trabalhos em madeira. A verdade é que, para conseguir viver de sua própria arte, esse profissional precisa passar por uma trajetória artística e ser conhecido no mercado. E isso pode levar alguns anos.

O que a maior parte dos profissionais faz é conciliar um trabalho mais formal, como alguns dos apresentados acima, com a sua produção própria e autoral. Ao mesmo tempo, é indicado que o artista visual mantenha-se atualizado nas novas tendências artísticas, crie suas conexões, faça seu trabalho ser visto.

Leia mais: O que é o curso de Artes Visuais?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.