InícioGraduaçãoArtes VisuaisO que faz o profissional de Artes Visuais?

O que faz o profissional de Artes Visuais?

Artes Visuais: quem nunca pensou em viver da própria criatividade que atire a primeira pedra. É tentador levar a vida se expressando, criando novas linguagens e descobrindo possíveis (e criativos!) caminhos no universo tão livre. 

Mas essa área, que pode parecer imprevisível para alguns, guarda outros caminhos possíveis. É que existem diversos trabalhos para os artistas visuais que não pensamos de primeira. O que esperar de um profissional das Artes Visuais? O que é possível fazer com um diploma do curso?

São essas e outras questões que buscaremos responder neste artigo. Se você se interessa pela área, venha conhecer o perfil profissional e saber o que realmente faz um profissional das Artes Visuais.

Perfil do artista visual

Já parou para pensar no que a gente precisa ser para ser artista? Ou pelo menos para trabalhar com Artes Visuais?

Algumas qualidades podem vir à sua mente, como criatividade e sensibilidade. E é verdade, essas características são necessárias! Mas, em primeiro lugar, um artista visual precisa ter repertório. É a partir do conhecimento do que já foi criado no mundo (acredite, é muita coisa!) que ele vai trabalhar. 

Explico: o repertório é a melhor forma de ser criativo. É muito fácil ter uma ideia que em um primeiro momento parece genial, mas descobrir depois que ela já foi pensada e executada por muita gente. Por isso, o profissional de Artes Visuais tem que conhecer muito. De artes plásticas, de cinema, de escultura. Tem que conhecer diversas vertentes e estilos, aqueles que o agradam e os que nem tanto. 

Essa é a melhor forma de entender o que faz sentido para ele, com qual linguagem ele se expressa melhor e como ele pode ressignificar aquilo que já foi feito. Pense numa pessoa curiosa e aberta a novas tendências! Assim que ele tem que ser.

Mas não é só isso: o artista visual também tem que ter a mente aberta para novas linguagens e estéticas. O passado é interessantíssimo e tem produções ricas e importantes, mas vivemos no momento presente. E artistas vivem de expressar a época em que vivem. Como será que podemos fazer isso de maneira criativa e original?

Curso de Artes Visuais

Para atuar de forma criativa no mundo, é preciso ter alguns conhecimentos teóricos e técnicos. E isso é ensinado na graduação em Artes Visuais. E essa graduação é normalmente  dividida entre as modalidades de bacharelado e licenciatura.

A licenciatura é voltada para quem pretende seguir a docência, e inclui disciplinas da área da educação e da pedagogia. Quem decide cursar essa modalidade estará capacitado para dar aulas a alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

O bacharelado, por sua vez, está mais voltado para o ensino das técnicas relacionadas aos diferentes tipos de artes visuais, como pintura, gravura, desenho e escultura. É indicado para quem quer seguir outras carreiras dentro do campo artístico.

Habilidades

A graduação em Artes Visuais é um espaço de estudo e exploração. É onde o estudante terá contato com diversas técnicas e conhecimentos. Assim, poderá decidir o caminho que deseja seguir. Entre as habilidades que vai adquirir durante o curso, aqui estão algumas:

  • Ele vai, por exemplo, explorar e reconhecer os elementos constitutivos das artes visuais;
  • vai aperfeiçoar o trabalho com tempo e espaço nas representações visuais; 
  • identificar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas;
  • vai aprender a lidar com a intencionalidade no uso das cores. 

O estudante experimenta diferentes formas de expressão artística, como desenho, colagem, pintura, modelagem, gravura e escultura. É aqui que ele vai ter contato com diferentes suportes e técnicas convencionais e não convencionais.

Carreira em Artes Visuais

A pessoa que opta por seguir a carreira de Artes Visuais possuem diversas opções de carreira. Ao contrário do que muitos pensam, os caminhos não se limitam à docência ou à exposição de trabalhos autorais. 

O artista plástico, ou a pessoa que tenha conhecimentos e formação nessa área, é procurado por diversas instituições. Ele pode trabalhar, por exemplo, em escolas, museus e centros culturais. E não apenas como professor ou na parte educativa, mas na montagem de exposições com o seu senso estético, garantindo uma boa experiência aos visitantes.

Esse profissional pode ainda atuar com pesquisa na área acadêmica. Já pensou em tornar-se um historiador de arte, ou aprofundar seus conhecimentos em crítica especializada? Aqui, dá até para escrever para sites, jornais e revistas de cultura, nos quais a sua análise será lida por muitas pessoas.

Para além da academia

Também dá pra trabalhar com curadoria para museus e entidades de cultura. Isso significa, na prática, pensar do início ao fim as exposições que serão realizadas. Quais artistas serão convidados? Como as obras ficarão dispostas? Qual é o conceito, ou o sentido, daquela exposição? Como garantir uma experiência significativa para o público?

Para conseguir fazer um bom trabalho nessa área, é necessário ter um exímio conhecimento do que já foi feito na história da arte e do que está sendo criado hoje. Portanto, é necessário pensar não só nas obras em si, mas em como podem construir uma unidade de sentido. Além, é claro, de pensar no espaço físico da exposição.

Depois de todas essas opções, o profissional das Artes Visuais ainda pode trabalhar com objetos mais presentes no dia a dia das pessoas. Pode, por exemplo, atuar como animador para programas de TV, ilustrar livros ou produtos. Ainda, o profissional pode criar embalagens e pensar em design para roupas.

Mas, acima de tudo, o artista visual que quer se destacar com a sua criação própria, seja pintura, desenho ou escultura, tem que estar em constante criação. O profissional deve desde cedo criar uma rede e mostrar o seu trabalho, aprimorá-lo sempre, construir um estilo próprio. Entender diferentes vertentes e a partir delas criar a sua linguagem. Afinal, o que você tem a dizer ao mundo?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.