InícioGraduaçãoEducação FísicaQuais as principais matérias do curso de Educação Física?

Quais as principais matérias do curso de Educação Física?

Dentre as matérias do curso de Educação Física temos Anatomia, Atuação Profissional e Ética. Confira a seguir, tudo sobre esse curso, a grade, bem como as principais áreas que este profissional pode atuar no mercado.

Como é o curso de Educação Física?

São dois os tipos de curso para Educação Física. Ou seja, Bacharel e Licenciatura ambas com estágio obrigatório. Veja a seguir, um pouco de cada uma delas:

  • Licenciatura – para quem quer atuar como professor no Ensino Básico e Médio;
  • Bacharelado – atuação nas demais áreas.

Muitos profissionais, por sua vez, preferem se formar nos dois tipos. Isso, para ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Assim, o bacharel pode estender seu currículo, se especializar, fazer mestrado, doutorado e dar aulas em faculdades.

Qual é o perfil do profissional?

Atuar como profissional desse ramo exige algumas características e habilidades pessoais. Isso porque, além de ter afinidade com tarefas físicas variadas e esportes, ele deve também gostar de lidar com um público diverso.

Tem como foco principal promover a saúde por meio da forma física. Isso, com a prática de tarefas para o corpo ou do ensino delas. Assim, confira a seguir, uma lista com algumas destas qualidades essenciais à profissão. São elas:

  • Boa comunicação e saber ensinar;
  • Ter paciência e senso de liderança;
  • Empatia pelo próximo e gostar de desafios;
  • Além de gostar de trabalhar em grupo.

O seu trabalho envolve um público que vai de crianças a idosos. Por isso, é importante que saiba como lidar com todos eles. Ou seja, tanto para uma boa atividade quanto pela forma de se dedicar ao profissional e seus alunos.

Quais as principais matérias do curso de Educação Física?

A grade do curso é bem variada. Assim, une a teoria com a prática, o que o prepara para atuar em diversos segmentos. Então, veja a seguir, as principais matérias para quem ingressará nele:

  • Anatomia e Biologia Celular;
  • Ginástica Geral e Rítmica Desportiva;
  • História e Organização da Educação Física e Esportes;
  • Filosofia e Atuação Profissional e Ética;
  • Nutrição, Saúde Pública e Primeiros Socorros;
  • Além das atividades desportivas, em geral.

O aluno estudará como funciona o corpo humano e todos os tipos de esportes. Bem como, outras áreas do saber essenciais à atuação na profissão, como empreender, por exemplo. Essas são as matérias do curso de Educação Física.

Grupos das matérias do curso de Educação Física

Segundo as diretrizes do MEC, o curso de Educação Física deve oferecer disciplinas tanto de modo específico quanto ampliado. Assim, veja a seguir como estão divididos esses dois grupos.

  • Formação específica: forma cultural do movimento humano, técnica-instrumental e didática-pedagógica;
  • Formação ampliada: relação ser humano-sociedade, produção de saber científico e tecnológico, e forma biológica do ser humano.

Ou seja, todas as matérias do curso, bem como as tarefas práticas, têm como base os pontos desses dois grupos de saber.

Matérias do curso de Educação Física: áreas de atuação

Capacitado para trabalhar e tratar portadores de deficiência, bem como, atletas de ponta para vários esportes. Então, por se tratar de um curso com um vasto campo para atuar, confira a seguir os principais mercados da área. São elas:

  • Esportes, educação e pesquisa;
  • Condição e reabilitação física;
  • Ginástica laboral e performance;
  • Empreendedorismo em saúde;
  • Recreação e gestão.

O principal é focar nas suas qualidades pessoais para escolher em que mercado irá atuar. Assim, terá mais oportunidades de sucesso na carreira e nas matérias do curso de Educação Física.

Diferença entre Atividade Física e Educação Física

Considera-se uma atividade física todo e qualquer movimento do corpo feito pelos músculos. Assim, ocorre o aumento do gasto calórico. Já a Educação Física é uma ação com estrutura e planejada que resulta na dança, luta, jogos, entre outros.

A Educação Física e as Ciências do Esporte

Costuma-se confundir o curso de Educação Física com o de Ciências do Esporte. Mas, são bem distintos. Isso porque, a Educação Física foca em matérias ligadas às Ciências Biológicas e da Saúde e se aplica ao ensino ou práticas de atividades.

Já quem é formado em esporte ou Ciências do Esporte, por sua vez, atua como técnico. Então, tem foco na formação de atletas e seu preparo físico. Além disso, atua em outras áreas como, gestão, marketing esportivo e organização de eventos.

Geralmente, os dois profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho. Visto que, ambos têm que saber para atuar no mercado amplamente.

Importância e benefícios da Educação Física

É de saber geral que as atividades físicas resultam em melhoras na saúde física e mental. Nesse sentido, a Educação Física tem um papel importante para que essa prática ocorra da melhor forma.

Funciona como um estímulo para uma vida mais saudável. Então, inclui, além das atividades físicas, hábitos de alimentação que são úteis a todas as idades. E se aprende nas matérias do curso de Educação Física.

Através da ginástica, jogos e brincadeiras, a Educação Física trabalha o fator cognitivo e motor das pessoas. Além disso, previne doenças crônicas, promove o controle do peso, colesterol, melhora a condição física, entre outros benefícios.

Outro ponto importante, trazido por ela, é a socialização. Que se dá através de atividades em grupo. Por meio da aplicação das regras, respeito ao próximo, conhecer seus limites e dos outros. Além disso, trabalha a consciência cidadã, entre outros fatores.

6 razões para apostar no curso de Educação Física

Caso ainda esteja com dúvidas se deve, ou não, seguir esta carreira, veja a seguir seis razões para ajudar na sua decisão. São elas:

  1. Readequação do currículo às exigências do mercado;
  2. Múltiplas chances de se especializar;
  3. Aumento da procura por um estilo de vida mais saudável;
  4. Alta procura por esportes de aventura;
  5. Possibilidade de trabalhar com turismo;
  6. Ajudar as pessoas em centros de reabilitação.

Essas são algumas das inúmeras oportunidades do mercado. Porém, vale lembrar que como se trata do seu futuro profissional a sua atuação deve estar aliada a sua realidade. Bem como, ao que gosta de fazer.

Matérias do curso de Educação Física: ingresse na carreira

Você já aprendeu sobre o curso, principais matérias do curso de Educação Física, bem como as áreas de atuação. Então, verifique a que mais se identifica e invista em uma para se especializar. Assim, você terá mais chances no mercado, além de melhor salário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.