InícioGraduaçãoEducação Física5 habilidades que um profissional de educação física precisa ter

5 habilidades que um profissional de educação física precisa ter

O profissional de educação física deve ter disposição para enfrentar a rotina de trabalho. Por isso, existem habilidades essenciais para quem quer atuar nessa área. Então, veja quais são elas a seguir.

Formação para se tornar profissional de educação física

A Educação Física estuda tudo que tem relação com os esportes e outras práticas corporais. Por essa razão, é uma carreira com muitas opções de trabalho. Além disso, ela é muito importante para a sociedade, pois atua na prevenção de doenças.

Existem duas opções de formação para quem deseja estudar Educação Física. A princípio, a preferência é pela licenciatura. Isso porque por meio dela é possível dar aulas também em escolas. Por outro lado, existe o curso de bacharel.

Licenciatura

O licenciado poderá ser professor na educação básica. Ou seja, poderá atuar nos ensinos infantil, médio ou fundamental. Ainda, com esse diploma, é possível dar aulas em escolas públicas ou particulares.

Bacharelado

Esse diploma dá a chance de atuar em academias, clubes, entre outros. Ou seja, ele pode exercer atividades no ensino não-formal. Portanto, pode ser:

  • Instrutor;
  • Personal trainer;
  • Treinador.

Para ter uma formação mais completa, ele pode optar por fazer disciplinas de licenciatura. Assim, ao final da graduação, de acordo com a instituição poderá receber ambos diplomas.

Registro profissional de educação física

Todos os formados devem se inscrever no CREF. Cada região possui um, mas, existe o CONFEF que abrange todos eles.

O próprio curso precisa ter autorização do CREF, além de ser reconhecido pelo MEC. Então, quando o graduado pedir o registro, precisa apresentar um documento que comprove isso. Além disso, ele deve ter seu diploma ou declaração de conclusão de curso.

Somente depois de passar por esse processo, ele terá seu registro. Logo, poderá exercer a profissão nos locais que sua formação permitir.

Mercado de trabalho para o profissional de educação física

Cada vez mais, a sociedade compreende a importância de fazer exercícios físicos. Por essa razão, a demanda tende a aumentar. E com isso, surgem novos postos de trabalho. Portanto, confira quais são os principais.

Personal trainer

O profissional de educação física pode montar treinos individuais, segundo a necessidade da pessoa. Dessa maneira, ele lida de forma direta com o cliente. Portanto, existem vantagens tanto para o educador físico, quanto para quem recebe o treino.

Ao fazer essa escolha, o personal trainer pode controlar seu próprio tempo. Aliás, dessa forma, ele pode impôr seus próprios preços, já que não depende de uma academia.

Profissional de Educação Física: Instrutor de academia

Nesse caso, o profissional deve atender a demanda do local. Logo, ele precisa estar disponível para todos que frequentam a academia. Por exemplo, ele deve tirar dúvidas, montar treinos e corrigir formas, entre outras coisas.

Professor no ensino formal

Muitos buscam a licenciatura pela opção de dar aulas. Embora também seja possível trabalhar em escolas particulares, as públicas chamam mais a atenção. Isso porque o profissional pode prestar concurso e ter estabilidade como funcionário público.

Profissional de Educação Física: Treinador

O bacharel ou licenciado em Educação Física pode ser treinador nos diversos esportes. Em geral, existe a exigência de ter sido atleta, mas depende da modalidade. Por exemplo, no caso do futebol, além do diploma, é preciso passar por formação na CBF.

Rotina de trabalho

Ser profissional de educação física requer sempre muita energia. Entretanto, o cotidiano varia segundo a área de atuação que ele escolher. Logo, a rotina de um personal pode ser muito diferente da de um professor da educação básica.

Atuar em conjunto com outros profissionais também é uma tendência. Portanto, muitas vezes o educador físico trabalha junto com nutricionistas e fisioterapeutas. Isso porque, além da questão estética, essa área é muito importante para a saúde.

Nessa profissão é preciso pensar na prevenção de lesões e no bem estar do cliente. Por isso, é primordial estar sempre em sintonia com as novas descobertas da ciência.

Frente à necessidade de ser responsável, o educador físico deve incluir estudos na sua rotina. Assim, seu trabalho sempre terá qualidade.

Habilidades de um bom educador físico

Quem pensa que é fácil ser profissional de educação física se engana. Então, veja as principais habilidades que essa área exige e entenda o porquê.

1- Comunicação

Trabalhar com pessoas demanda uma boa capacidade de comunicar. Mas, além disso, o profissional dessa área precisa saber estimular seus alunos. Por isso, ele deve saber como expressar suas ideias para chegar ao resultado desejado.

2- Empatia

Nem todo mundo tem facilidade para fazer exercício, por várias razões. Portanto, o educador físico deve saber se colocar no lugar do outro. Assim, ele pode entender como ajudar o aluno a chegar nos resultados que deseja.

3- Seja profissional

Um ambiente informal não significa que se pode agir de forma não profissional. Por exemplo, as academias são lugares de descontração. Entretanto, é crucial ter uma postura técnica, como em qualquer local de trabalho.

4- Profissional de Educação Física: estude sempre

Descobertas no campo da ciência ocorrem todos os dias. Assim, o profissional dessa área precisa ficar atento a elas. Além do mais, é preciso se renovar de forma constante. Isso porque, com a evolução da tecnologia, surgem novos aparelhos que auxiliam a prática.

5- Gostar de ciências biológicas

Essa área demanda noções de como funciona o corpo humano. Por essa razão, é preciso gostar de estudar ciências biológicas.

Seja um educador físico

Como você viu, não basta gostar de esportes para ser um profissional de educação física. Então, se está pensando em seguir essa carreira, considere todos os aspectos dela. Ainda, saiba qual opção de formação se encaixa melhor às suas necessidades.

A profissão exige muita dedicação e estudo, além de energia para ensinar. Aliás, mesmo quando não escolher licenciatura, dará aulas de alguma maneira. Ou seja, é preciso estar disposto a transmitir conhecimentos e lidar com pessoas.

O aspecto social tem muito peso nessa área, afinal. Então, se você se identificou com tudo isso, invista na Educação Física. Assim, será um profissional de qualidade e que ama a sua carreira.

Não esqueça que é essencial seguir uma carreira que ama. Portanto, se este for seu caso, dedique-se e tenha um bom futuro. Afinal, fazer o que gosta é o primeiro passo para o sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.