InícioPós-graduaçãoCiência de DadosCiência de Dados: o que é um Data Warehouse e qual sua importância?

Ciência de Dados: o que é um Data Warehouse e qual sua importância?

Todo tipo de mercado surge a partir de uma demanda. E, essa demanda, a partir de uma análise de dados relacionada aos desejos da sociedade ou, ao menos, parte dela. Dessa maneira, com o avanço tecnológico, ferramentas de análise surgiram para melhor aproveitar as informações dispostas pelas pessoas. Então, confira o nosso artigo “Ciência de Dados: o que é um Data Warehouse e qual a sua importância?“.

O que é Ciência de Dados?

Apesar de “autoexplicativo”, é fundamental compreender o conceito de Ciência de Dados. Esta, tem por condição analisar e estudar dados disponibilizados de forma consensual por usuários da internet. Ainda, a sua maquinaria depende das estatísticas a despeito do volume de informação coletada.

Sabe aqueles tais “cookies” que aceitamos cada vez que entramos em um site? Bem, estes são um dos recursos usados pelos sites para coletar dados sobre as nossas preferências de leitura, consumo, entretenimento, aplicativos e muito mais. Este conteúdo coletado armazena e disponibiliza materiais para a análise, sendo feita, geralmente, por empresas privadas.

Então, a cada instante e a cada clique, enriquecemos o acervo dos cientistas de dados. E, por consequência, de vários tipos de mercado, desde os sólidos e tradicionais, até os mais inovadores.

Como a Ciência de Dados atua?

Neste contexto, existem termos específicos para cada tipo de análise. Um deles é conhecido como geração de insights, que serve para gerenciar e visualizar tanto o volume, quanto os tipos de informação.

Diante destas informações, imagine um site como o Facebook, por exemplo. Nele, as páginas de cada usuário contêm imagens, comentários, rede de amigos, grupos e informações que o próprio decidiu compartilhar. Veja quantas informações podem ser retiradas a partir do que é exposto, desde as mais básicas, como o time de futebol que você torce, até, por exemplo, se você sofre com algum transtorno psíquico, dificuldades financeiras ou se busca uma nova vaga de emprego.

Loucura, não é mesmo?

Por fim, nós deixamos rastros em todos os cantos da internet. E, a Ciência de Dados os estuda e analisa, formando e sofisticando uma Inteligência Artificial, capaz de alcançar resultados que relatam aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais de uma sociedade.

Mas, afinal, o que é Data Warehouse?

O gerenciamento dos dados coletados é tão importante quanto a análise. Por isso, criou-se o Data Warehouse, que é uma espécie de sistema capaz de realizar tal gerenciamento. Ainda, é responsável por auxiliar os processos que envolvem, por exemplo, as atividades de Business Inteligence (BI).

Ademais, a ideia deste sistema, para além do gerenciamento, é poder consulta-los. E, a partir das consultas do que é coletado, realizar a análise dos dados em questão, que pode vir de vários lugares e fontes distintas, como, por exemplo, arquivos de log de aplicativos e demais apps de transação.

Também, os Data Warehouse visam arquivar um volume denso de informações vindas de lugares diversos. Ou seja, para isso ocorrer, seus recursos e ferramentas têm de ser profundamente precisos para tornar passível a análise. E, é claro, a análise servirá, posteriormente, como objeto de estudo para o âmbito qualitativa e de tomada de decisão de uma empresa.

Todavia, o sistema que envolve o Data Warehouse, é acumulativo. Assim, todos os dados, fontes e informações coletadas, tornam-se recursos históricos e imensos sobre tudo. É como um grande livro, muitíssimo organizado, que dispõem de todas as informações sobre as dinâmicas individuais e coletivas, desde aspectos materiais até as subjetividades que perpassam por uma cultura.

E quais são os elementos de formação de um sistema como esse?

Bem, muito foi falado sobre as finalidades do Data Warehouse. No entanto, qual a sua composição? Quais aspectos em conjunto o deixam tão “inteligente” e funcional?

Neste sentido, perguntas complexas exigem respostas complexas. Assim, o primeiro dos elementos que envolve tal sistema é um banco de dados. Depois, há de se ter uma forma de extrair e utilizar tais informações, certo? Sendo este, um outro componente, o chamado: ELT, responsável por preparar os dados que serão analisados.

Ainda, o manejo dessas informações, demandam de ferramentas de análise estatística. Sendo estas essenciais para a formulação de um relatório dos dados analisados. E, com isso, forma-se, portanto, uma Inteligência Artificial, que deixará toda a maquinaria ainda mais sensível e perspicaz.

Qual a importância de tudo isso?

Aqui, iremos nos comportar como os mais complexos sistemas de coleta e análise: iremos juntar o que foi exposto e evidenciado, para, por fim, sintetizar informações e concluir o valor de tudo isso.

A princípio, compreendemos que o Data Warehouse faz parte do que denominamos Ciência de Dados. E, estes sistemas visam coletar informações de vários tipos e origem disponibilizadas de forma consensual por usuários na rede.

Nesse sentido, tal coleta é “colocada” em arquivos que, posteriormente, servirão de análise. Ainda, a análise destes materiais é feita por empresas, as mesmas que disponibilizam tais sites, conteúdos e aplicativos para o nosso uso.

Por fim, tal ciência e criação de mecanismos visam sofisticar as tomadas de decisão do mercado. Assim, as empresas, segundo as informações coletadas, tomam melhores decisões diante de novos passos e implementação de ferramentas. Garantindo, portanto, a vida e sucesso monetário do serviço ou produto.

Se você gostou deste artigo, aposto que também irá se interessar por esse aqui, que vai te contar tudo sobre a Contabilidade 4.0. Não deixe de conferir.

Até breve, querido leitor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.