InícioGraduaçãoEducação FísicaFaculdade de Educação Física: tudo o que você precisa saber

Faculdade de Educação Física: tudo o que você precisa saber

Hoje nós vamos te contar o que você precisa saber para dar início a sua faculdade de Educação Física!

Não é de hoje que a humanidade se esforça para estudar e aprimorar os conhecimentos em educação física. Aliás, faz bastante tempo. Pelo menos desde a antiguidade é um campo do conhecimento organizado, à época com objetivo de aprimorar saúde, cidadania e virtudes da população grega. 

Porém, claro, há uma grande diferença entre os conhecimentos clássicos e as faculdades modernas de Educação Física. E hoje a gente preparou um texto com tudinho que você precisa saber antes de ingressar nesse curso. Vamos lá?

Faculdade de Educação Física: bacharelado ou licenciatura?

O curso de Educação Física está inserido no campo das ciências da saúde, com a missão de formar profissionais capacitados para orientar, coordenar e planejar práticas esportivas e corporais (incluindo jogos, danças e exercícios físicos em geral). Dentro deste espectro, são múltiplas as possibilidades de atuação de um profissional da área, com públicos de todas as idades.

Desta forma, quando pensamos em inserir alguma atividade física na nossa rotina, mudar de hábitos ou intensificar alguma prática corporal, o recomendado é que procuremos um profissional da educação física. É ele que irá auxiliar no planejamento e execução de atividades, buscando adequá-las ao tipo de cada aluno e seus objetivos, visando maximizar a eficiência e evitar lesões. 

Primeiramente, vale lembrar que existem dois cursos diferentes de Educação Física. São eles o bacharelado e a licenciatura. De certa forma, os conhecimentos técnicos e teóricos exigidos sobre educação física não são diferentes, porém, o foco de atuação sim. 

E aqui está a principal diferença. Enquanto o bacharel prepara-se para atuar fora do círculo educacional, o licenciado estará habilitado para trabalhar em escolas, tanto públicas quanto privadas. 

Outra diferença entre os cursos consiste na exigência de um estágio curricular realizado em escola. Trata-se de uma particularidade de todos os cursos de licenciatura, regulamentada por pareceres e resoluções do Ministério da Educação. Contudo, apesar do foco da licenciatura ser o ambiente escolar, isso não significa um impeditivo de atuação também fora das instituições de ensino.

Quanto às modalidades, você irá encontrar ofertas de cursos em diferentes formatos, seja presencial, semipresencial ou ensino a distância. Antes de escolher, pense com calma nas vantagens que cada modalidade oferece e qual se encaixa melhor com você e seus planos. Personalize sua experiência e estude do seu jeito! 

Quais são as possibilidades profissionais?

Assim que formado, o egresso da faculdade de Educação Física estará habilitado para desempenhar múltiplos trabalhos em diferentes espaços e instituições. Como mencionamos acima, o curso de licenciatura irá direcionar o profissional para a prática docente, aplicando a disciplina de educação física tanto no ensino médio quanto no fundamental.

No entanto, fora deste círculo, há demanda por educadores físicos em locais como academias, clubes recreativos e projetos sociais. Nestes espaços, há a possibilidade de atuar na figura de personal trainer, instrutor/técnico de modalidades esportivas, coordenador de atividades físicas (tanto individuais quanto coletivas), entre outras funções. 

Enfim, o profissional da educação física ainda atua com todos os gêneros e faixas etárias. Homens, mulheres, crianças, adultos e idosos. Todos podem ser contemplados pelo trabalho do educador físico. A busca por uma vida mais saudável e equilibrada tem sido uma tendência entre estes diferentes grupos, o que sugere uma demanda interessante por formados em educação física. Afinal, quem é que não deseja uma vida com mais saúde, não é mesmo?

E qual é o valor de uma faculdade de Educação Física?

O preço mensal de uma faculdade de Educação Física pode ser bem volátil, dependendo das circunstâncias (modalidade, número de disciplinas por semestre, entre outros fatores). Ou seja, não há uma resposta pronta e definitiva. No entanto, você já pode ter alguma noção caso tenha intenção de cursar.

Se você busca por uma opção mais em conta, a modalidade EAD com certeza é uma boa alternativa. Além de você poder poupar alguns trocados do transporte, a modalidade costuma ser mais acessível do que as outras 

Você encontra cursos de graduação em Educação Física (presenciais e semipresenciais) a valores abaixo do esperado, com a primeira mensalidade reduzida. Dê uma olhadinha e confira qual se encaixa melhor com você! 

Você ainda pode recorrer à possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos. Através do PROUNI, você tem a chance de obter tanto a bolsa integral quanto a bolsa parcial, que lhe dá 50% do valor das mensalidades. 

O financiamento estudantil também pode te ajudar a dar um passo em direção à sua formação. Se você almeja formação na modalidade presencial, o FIES também poderá ser uma alternativa. Fique ligado nos critérios de seleção do programa, a transformação da sua carreira pode contar com esse empurrãozinho.

Quanto tempo leva uma faculdade de Educação Física?

Muitas faculdades possuem recomendações de disciplinas a serem cursadas em diferentes estágios da graduação. Em média, as grades curriculares dos cursos de Educação Física são planejadas para possuírem duração de quatro anos em média. 

É muito comum que cursos de licenciatura tenham duração de pelo menos um semestre a mais em relação ao bacharelado. Isso ocorre devido à carga horária dedicada às disciplinas voltadas à formação educacional que o curso possui, diferente do bacharel.

Embora haja a recomendação de um tempo de curso, lembramos que não existe uma regra que determine isso. Afinal, quem assume o controle é você! Adaptando a graduação à sua rotina, seus compromissos e sonhos, você encontrará o melhor caminho e o tempo ideal para se formar. 

E o que se estuda na faculdade de Educação Física?

Para estar apto para conduzir e orientar atividades físicas e corporais, o graduando estuda diferentes competências sobre as atividades físicas humanas. São disciplinas que contemplam estudos sobre desenvolvimento motor, muscular, sobre anatomia, pedagogia (para os licenciandos) e saúde e qualidade de vida de uma forma geral. Ainda no campo dos esportes, você pode estudar metodologias de treinamento individual e coletivo, bem como psicologia do esporte.

Dentro da graduação, você pode direcionar sua formação para se especializar em um esporte específico, dominando regras, táticas e metodologias de aperfeiçoamento técnico. 

Para o curso de licenciatura, também estão contempladas na grade curricular disciplinas de metodologia de ensino e didática. Além do estágio escolar supervisionado, exigência para os licenciandos, que se tornarão futuros professores de educação física nas escolas. 

Foi legal ter a sua companhia até aqui! A gente espera que as suas dúvidas tenham sido resolvidas. No mais, não deixe de ver as opções de faculdade de Educação Física que selecionamos e conte com a gente para iniciar o curso.

Bons estudos e até mais! 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.