InícioGraduaçãoEducação FísicaComo empreender em Educação Física?

Como empreender em Educação Física?

O sonho de empreender em Educação Física é cada vez mais comum para os formandos deste ramo. Afinal, trabalhar para si mesmo e ainda ganhar dinheiro com isso é sim incrível. Então, saiba como é possível conquistar a tão almejada estabilidade nesta área.

É possível empreender em Educação Física?

Ao contrário do que se via anos atrás, em que as pessoas buscavam por um cargo público, considerando assim, que ele trazia estabilidade financeira, hoje, o cenário se inverteu. A procura é cada vez mais por abrir seu próprio negócio.

Na área da Educação Física, então, isto fica ainda mais nítido. As vagas de emprego em escolas e academias estão sendo deixadas de lado para seguir em busca de se tornar seu próprio patrão.

Isto se deve devido às grandes opções de atuação que o educador físico desenvolve durante sua formação. Portanto, a sua função lhe dá muitas oportunidades de trabalhar por conta própria e se tornar um empreendedor de sucesso.

Formas de empreender em Educação Física

Abrir uma empresa, seja em qual ramo for, não é tão simples de ser feito, já que demanda capital, uma boa equipe e conhecimentos de administração. No entanto, as ferramentas disponíveis na internet permitem que você comece da sua própria casa.

Existem diversos modos de empreender em Educação Física. Dessa forma, tendo uma boa formação e tirando proveito das mídias digitais, é possível trabalhar para você mesmo das seguintes maneiras:

  • Abrir sua academia;
  • Consultorias online;
  • Personal trainer digital;
  • Fazer programas de treinos pela internet;
  • Criar sua plataforma virtual de treinos;
  • Aulas de esportes específicos.

Áreas de empreendedorismo na Educação Física

Veja que as formas de se tornar um educador físico autônomo e empreender no ramo são variadas. Além disso, para começar você pode dispor da internet e de todas as facilidades que ela promove, sem ter um espaço físico para promover seu trabalho.

As duas grandes áreas, contudo, que tornam possível criar seu próprio negócio em Educação Física são a esportiva e as franquias de academias. Dito isso, confira um pouco de cada uma abaixo.

Esportes

A área esportiva é bem ampla. Portanto, ela permite atuação em academias, como personal trainer. E também no ramo do esporte, com a preparação e orientação de times de futebol ou outros, por exemplo.

O educador físico pode atuar como coaching esportivo presencialmente ou online. Neste último, ele tem a opção de elaborar treinos digitais ou orientar pessoas através de aplicativos e das redes sociais.

Trabalhar direto com a preparação esportiva também é uma ótima alternativa para quem quer se tornar autônomo. Confira algumas áreas para se explorar:

  • Agência de marketing esportivo;
  • Gestão de carreiras esportivas;
  • Organização de eventos esportivos;
  • Escola especializada em esportes;
  • Escolinha de futebol infanto-juvenil;
  • Escolas para adultos e ou idosos;
  • Loja de artigos esportivos.

O profissional de educação física ainda pode oferecer serviços de treinos funcionais, crossfit e pilates, áreas de crescente interesse no país.

Franquias

As franquias são redes de negócios já presentes no mercado. Dessa forma, elas possibilitam que os interessados em abrir um negócio, como uma academia, possam usufruir de sua marca por um certo valor investido, o qual varia a cada caso.

Essa é uma boa opção para começar a empreender sem precisar de muito investimento inicial. Atualmente, também é viável iniciar na área de micro franquias com valores ainda mais baixos e suporte total da empresa.

Dicas para empreender em Educação Física

Empreender em Educação Física, ou em qualquer outro ramo, requer muito foco, organização e força de vontade. Além disso, é preciso ter noções de gestão. Veja a seguir 4 dicas para ter sucesso no seu negócio.

1 – Crie autoridade

Para captar clientes para o seu negócio, é preciso que eles conheçam o seu trabalho. Então, investir em sua imagem pública de forma ética e contínua ajudará você a criar uma marca pessoal forte e passe confiança.

Caso não tenha muita experiência em “vender” sua imagem, realize cursos de marketing digital e branding pessoal e profissional. Ainda, procure saber mais sobre como promover seu trabalho através de perfis em redes sociais.

Quando você cria uma imagem profissional, as pessoas conhecem seu trabalho e a confiar nele. Assim, os clientes vêm até você, porque acreditam no seu potencial. Logo, são formas de criar uma marca pessoal:

  • Ter um blog;
  • Perfil em redes sociais;
  • Site pessoal;
  • Canal no YouTube;
  • Publicação de artigos.

2 – Planejamento

O primeiro passo para ter sucesso ao empreender em Educação Física é elaborar, com bastante estudo e cautela, o seu projeto. Ou seja, planeje todas as etapas, sempre considerando os possíveis percalços que possam ocorrer no caminho.

Para isso poder acontecer, você deve construir a visão e a missão da sua empresa, porque esses dois conceitos vão orientar os objetivos. Durante essa etapa, é muito importante pesquisar bastante sobre os negócios.

Busque também encontrar um nicho para o seu projeto. Melhor ainda se for algum que já se encontra defasado na Educação Física. Assim, você poderá propor serviços para aprimorá-lo e com isso, se destacar no mercado.

3 – Seja uma pessoa organizada

Empreender exige disciplina, planejamento e muita organização para não se atrapalhar na hora de administrar sua empresa. Portanto, procure manter a disciplina e a ordem através de uma equipe bem articulada.

Mantenha os papéis em ordem, para não ter nenhum problema. Além disso, cuide para que a contabilidade fique sempre em dia. Entretanto, o principal é garantir a máxima satisfação do cliente e entregar o serviço de acordo com suas expectativas.

4 – Nunca pare de estudar

A capacitação do educador físico é de extrema importância, não só durante a graduação, mas pelo resto de sua carreira. Portanto, lembre-se sempre que saberes nunca é demais e neste ramo, ele se mostra de muita relevância.

Escolher um bom curso, em uma faculdade de qualidade, é a base de tudo o que falamos até agora. Ter a certeza de que os anos de estudo realmente preparam você para o mercado de trabalho faz toda a diferença.

Aposte em especializações na forma de pós-graduação ou cursos livres em diferentes segmentos da área da Educação Física. Além disso, procure ler bastante artigo sobre o assunto e se inteire das inovações que ocorrem neste universo.

Empreender em Educação Física: escolha uma área do seu interesse

Perceba que as opções para empreender em Educação Física são muitas. Todavia, deve-se avaliar o cenário para cada carreira antes de se aventurar sem nenhum planejamento. Portanto, se informe e organize para ter um negócio de sucesso.

Confira mais conteúdos como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.