InícioGraduaçãoEducação FísicaO que é o curso de Educação Física?

O que é o curso de Educação Física?

A preocupação com a saúde física vem ganhando destaque. Portanto, se você quer fazer o curso de Educação Física, saiba que o mercado de trabalho está cada vez mais necessitado de bons profissionais.

Segundo dados do Ipespe, a saúde é a principal preocupação do brasileiro em um momento pós-pandemia. Por isso, você que quer atuar nessa área, é um ótimo momento para entender melhor sobre o curso de formação em Educação Física.

É importante lembrar, que o profissional que irá cursar essa graduação terá muitas possibilidades de emprego. E não só em academias e como personal trainer, como é costume acreditar.

Portanto, prepare-se para conhecer mais do curso de Educação Física e realizar sua escolha. O primeiro passo é a pesquisa!

O curso de Educação Física

O profissional de Educação Física atua na promoção da saúde física através da prática de atividades corporais. Essas atividades podem ter diferentes objetivos. Sendo assim, é passível de especialização no campo da educação física.

De forma mais objetiva, o educador físico irá atuar como um professor, ensinando aos seus clientes a melhor forma de manter o corpo e mente saudáveis. Por isso, ele poderá supervisionar programas de atividades em diferentes ambientes e com diferentes focos.

É importante ressaltar que, o profissional formado em Educação Física poderá escolher algumas áreas determinadas para se aperfeiçoar. Entre elas, está o trabalho com portadores de deficiência, determinadas modalidades esportivas e, até mesmo, Educação Física para idoso.

E, claro, poderá lecionar em escolas, porém, para isso, precisa do diploma de licenciatura.

Grade curricular do curso de Educação Física

Como é de se esperar, o profissional de Educação Física irá encontrar disciplinas que o preparem para lidar com o corpo humano. Por isso, terá matérias de ciências biológicas como anatomia, fisiologia e ortopedia.

O curso dura uma média de quatro anos e pode ser feito na modalidade bacharelado ou licenciatura. Porém, as grandes curriculares podem sofrer alteração conforme a escolha. Além disso, cada instituição pode apresentar mudanças no currículo. O estágio obrigatório é necessário, por outro lado.

A grade curricular completa do curso de Educação Física possui diversas categorias de matérias. E, para você ficar sabendo um pouco mais sobre o curso superior, trouxemos algumas das cadeiras que o aluno irá cursar:

  • Anatomia Humana
  • Antropologia
  • Aprendizagem e Controle Motor
  • Didática e Metodologia da Educação Física
  • Educação Física e Políticas Públicas
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
  • Natação
  • Nutrição Aplicada à Educação Física.

Como você pode perceber, nessa prévia, a grade é bem diversificada e permite que o profissional já tenha acesso a prováveis especializações. E, como sempre reforçamos, o estágio supervisionado é uma ótima oportunidade para que o estudante veja, na prática, como funciona o trabalho.

Mercado de trabalho

Uma das pesquisas mais importantes ao decidir sobre um curso é o mercado de trabalho. Afinal de contas, é importante conseguirmos unir habilidade, aptidão e futuro profissional. Portanto, para você que está visando o curso de Educação Física, precisa saber mais sobre as possibilidades de trabalho.

Para começar, seguiremos reforçando que o mercado de trabalho para profissionais da Educação Física vai além de academias. É claro que esse é um importante e promissor segmento, porém, não é o único.

Para aqueles que escolherem seguir o caminho da licenciatura, existe a opção de dar aulas em escolas da educação básica. Esta permite que o profissional trabalhe com crianças, adolescentes e atividades de diversas modalidades.

Indo adiante, o profissional pode se especializar em determinada modalidade e, assim, trabalhar em clubes. Por exemplo, caso ele seja especialista em vôlei, poderá atuar treinando os times de base desse esporte.

Para quem gosta de atuar de forma autônoma, a carreira de personal trainer sempre será a melhor escolha. Com a possibilidade de ter alunos próprios, montar seus próprios horários e atuar da forma que melhor achar. Porém, essa opção também tem seus contras. Como, por exemplo, a necessidade de procurar alunos, muitas vezes.

Por fim, há algumas especializações que são pouco exploradas por quem realiza o curso de Educação Física. A ginástica laboral, por exemplo, vem ganhando espaço nas empresas. E a atuação com recreação e turismo. Uma só carreira com diversas possibilidades.

Perfil do estudante

Para sabermos ainda mais sobre o curso de Educação Física, analisaremos o perfil ideal do estudante que irá seguir essa carreira. E, é nítido, de início, que ele precisará ter boa relação com esportes e atividades físicas.

Além disso, o profissional precisará ser uma pessoa preocupada com a manutenção da saúde física e mental. Pois, é justamente isso que ele irá buscar alcançar nos seus alunos e clientes.

O aluno do curso de graduação de Educação Física terá que lidar com disciplinas próximas à área da saúde. Portanto, é recomendado que ele tenha curiosidade e vontade de entender melhor o funcionamento do corpo humano.

Por fim, mas não menos importante, sempre ressaltamos a grande importância do aluno ter boa relação interpessoal. Neste caso, isso é ainda mais necessário, já que o profissional lidará, na maioria das vezes, com outros profissionais e atletas.

Caso você se identifique com esse perfil que citamos, você já está no caminho certo para entrar no curso de Educação Física. Caso você ainda não esteja convencido, chegou a hora de pesquisar ainda mais.

Escolhendo pelo curso de Educação Física

Como você pode perceber neste texto, o curso de Educação Física possui uma grande diversidade de caminhos a serem percorridos. Sendo assim, aquele mito de que o único mercado de trabalho são as academias, está quebrado.

Caso essa seja a sua escolha para formação, prepare-se! A graduação nesta área irá te munir de conhecimentos de diversas outras especialidades e o deixar apto para a realização do trabalho.

Confira mais informações sobre a área de Educação Física, assim como sobre outros pontos relacionados ao vestibular e mercado de trabalho na Zoomp. E caso você ainda tenha dúvidas sobre o curso a seguir, não tem problema! Essa decisão é difícil e exige atenção. Continue navegando pelos nossos conteúdos e fiquei informado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.