InícioGraduaçãoEducação FísicaO que o curso de Educação Física proporciona ao estudante?

O que o curso de Educação Física proporciona ao estudante?

O curso de Educação Física proporciona ao estudante uma base para a carreira profissional. Assim, no caso deste curso, um dos seus objetivos principais é a promoção da saúde.

Inicialmente, o curso de Educação Física é exatamente o que a graduação implica. Logo, ela é uma disciplina que busca proporcionar ao estudante a formação na área da aptidão física. Então, a Educação Física é uma experiência teórica e prática, que permite aos alunos a participação física no aprendizado.

Dessa forma, a universidade de Educação Física não é composta apenas por academia ou esportes. Portanto, o curso tem tudo a ver com movimento, juntamente com seu uso adequado.

Por outro lado, apenas pelos motivos mais simples já é possível notar que esta é uma ótima opção de graduação para quem gosta de lidar com pessoas. Além de ser um tipo de graduação relevante para quem se interessa pelo tema.

Ao mesmo tempo, existem outros benefícios para quem pretende cursar uma licenciatura em Educação Física. Como, por exemplo, o aumento do número de pessoas que se preocupa com a saúde, de forma a aquecer o mercado do setor. Dessa maneira, com uma boa graduação será proporcionada uma grande bagagem para encarar desafios. E também explorar novas oportunidades.

Nesse sentido, o bacharel do curso de Educação Física, diferentemente da licenciatura, tem uma formação mais abrangente. Ela permite trabalhar mais variados locais de sua escolha, como academias, resorts, centros de saúde. Também é possível empreender em um negócio autônomo, ou mesmo como personal trainer.

Consequentemente, as matérias da Educação Física abordam desde atividades de lazer para todas as idades até os movimentos do corpo.

Mercado em expansão com um bom nível de empregabilidade

De antemão, você já deve saber que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde. De acordo com uma pesquisa de 2009 a 2017, a prática de atividades físicas no Brasil aumentou em 24%.

Isso significa que tem mais gente interessada em criar um estilo de vida saudável. Além do mais, quando se estuda Educação Física, você pode aproveitar esse setor em pleno desenvolvimento. Afinal de contas, o trabalho de bons profissionais é essencial para evitar lesões e garantir melhores resultados.

Ademais, muitas pessoas têm certa preguiça e necessitam de um personal trainer para sair do sedentarismo.

No entanto, por mais que exista uma grande expansão do mercado de Educação Física. Ainda assim, existe uma falta de pessoas qualificadas para ocupar vagas no segmento. Como exemplo, podemos levar em consideração diversos estados brasileiros que estão com falta de professores de Educação Física na rede pública.

Em seguida, é bom lembrar das muitas vagas disponíveis são em academias e demais empresas particulares. Junto com a possibilidade de atuação na área de consultoria. Então, como a procura acaba sendo maior do que a oferta, a taxa de empregabilidade proporcionada ao formado em Educação Física é alta.

Nesse sentido, desde que uma boa faculdade seja escolhida, será possível se qualificar e conquistar as posições desejadas. De qualquer forma uma graduação à distância também é altamente recomendada. Principalmente caso você não tenha muito tempo e queira estar em uma instituição de ensino superior de qualidade.

Constantemente, o estudante do curso de Educação Física é incentivado a se direcionar ao empreendedorismo. Ele pode acontecer dando aulas particulares em casa, ou mesmo desenvolvendo aplicações voltados para a execução de exercícios em casa.

Possibilidade de uma atuação regulamentada

Hoje em dia, se você faz uso das principais redes sociais, sem dúvidas deve ter ouvido falar dos “influenciadores fitness”. Eles, por sua vez, são pessoas que criam perfis de milhares de seguidores com a finalidade de dar dicas de treinos e alimentação.

Porém, a prática é proibida de acordo com o Conselho Federal de Educação Física, conhecido como CONFEF. Por conta disso, também se configura como exercício ilegal da profissão. Portanto, é necessário ter uma graduação adequada e realizar o registro em um conselho regional.

Logo, se você decidiu cursar Educação Física, terá a chance de ficar por dentro do lado que comanda a lei. Ao passo que, como o curso de EAD tem o mesmo peso do presencial, não será preciso enfrentar problemas.

Nessa perspectiva, após a formação, uma boa ideia é que se crie um perfil nas redes sociais que ajude outras pessoas com dicas e treinos. Você poderá fazer isso de acordo com os termos da lei, junto com a chance de aplicar seus conhecimentos de forma prática.

A Educação Física proporciona versatilidade e um diverso uso das competências

Por analogia, o curso de Educação Física tem um ponto essencial a se oferecer. Desta forma, tende a disponibilizar vários caminhos de carreira. Da mesma maneira, quem se forma na área não tem a necessidade de se limitar apenas a uma profissão, por exemplo.

Nesse caso, é possível que o estudante se torne professor de espaços fitness ou até mesmo personal trainer.

Em contrapartida, também existe a possibilidade de se atuar no setor de reabilitação. Então, é normal que o formado ajude a recuperar atletas que passaram por acidentes e cirurgias.

De maneira idêntica, você ainda pode usar outras qualidades, como o hábito de acompanhar as novidades na área. Portanto, a facilidade de manter bons relacionamentos e ensinar é proporcionada aos alunos do curso.

Por fim, um dos pontos mais interessantes deste assunto é que esse tipo de graduação possui um caráter “global”. Isso ocorre, principalmente, porque o corpo humano possui as mesmas necessidades e funções em qualquer país do planeta. Então, quem trabalha no Brasil poderá acabar trabalhando em qualquer área do Brasil e mesmo fora dele.

Caso tenha interesse, recomendamos a leitura de um artigo recomendado: Por que exercitar a criatividade na faculdade?”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.