InícioGraduaçãoEducação FísicaQual a duração do curso de Educação Física?

Qual a duração do curso de Educação Física?

De maneira geral, a duração do curso de Educação Física na modalidade bacharelado é de quatro anos. Ou seja, nesse tipo de formação, o aluno terá uma carga horária de 3.200 horas, sendo que o estágio e atividades complementares deverão ser superiores a 20% da carga horária completa do curso.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o curso de Educação Física possui duas modalidades. A licenciatura e o bacharelado, sendo a primeira voltada para a educação e a segunda para a atuação no mercado profissional de forma ampla. Além do grau da área de atuação, outra diferença é o tempo de duração do curso de Educação Física. Devido a essa variedade de aplicação dos conhecimentos, esse tipo de estudo ganhou muitos adeptos. Isso acontece porque cada vez mais estudantes se mostram interessados em estudar e promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas.

Porém, está enganado quem pensa que o curso de Educação Física será fácil. Muitos acham que é uma graduação mais voltada para atividades práticas ou que é direcionada para formar professores para atuarem no ensino fundamental e médio. Por outro lado, quando a carreira está bem planejada e estruturada como educador físico, as chances de seu caminho profissional ser bem mais promissor são maiores.

Inicialmente, após a formação, o educador físico será o profissional responsável por planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas. Além de explorar diversas atividades recreativas em vários tipos de ambientes. Além disso, o profissional dessa área também atua na promoção e reabilitação da saúde em diferentes faixas etárias. Por fim, pode atuar também com grupos que possuem necessidades especiais por meio da prática de atividades físicas regulares.

Como é o curso de Educação Física?

Atualmente, o curso de Educação Física permite que os alunos estudem o corpo humano em geral. São ensinadas matérias como Biologia, Modalidades Esportivas, Aspectos Históricos da área, Nutrição, Didática, Psicologia e até Primeiros-socorros. Em outras palavras, é uma graduação que mistura conhecimentos das Ciências Humanas e da Biologia. Outras disciplinas são mais específicas da prática da profissão como Atletismo, Esportes Aquáticos, Desenvolvimento Motor, Ginástica e muitos outros.

De qualquer forma, o profissional aprende técnicas e matérias durante o curso que permitam sua aplicação no mercado de trabalho. Mas, algumas matérias podem mudar dependendo do tipo de graduação que for escolhida por você .Por essa razão, vamos comentar sobre cada tipo de formação, de maneira que suas diferenças fiquem bastante claras para quem pretende ingressar no curso de Educação Física:

  • Bacharelado: é conhecida por ser a formação mais ampla do profissional de Educação Física. Esse poderá atuar em todos os setores, menos na educação básica. Assim, o diploma permite trabalhar em academias, clubes, spas, setor hoteleiro, equipes esportivas, como personal trainer e etc.
  • Licenciatura: essa é uma formação mais voltada para quem deseja atuar como professor de Educação Física nas escolas de educação básica, ensino fundamental e médio. Também possibilita ao profissional realizar o trabalho de docente em universidades, de maneira a ministrar aulas ou fazer pesquisas. O curso tem a duração de 6 semestres.

Nesse sentido, muitos profissionais que acabam se tornando bacharéis procuram complementar a formação, realizando o curso de licenciatura (ou vice-versa). Nessa ocasião, como o aluno já acompanhou muitas das matérias ensinadas, ele conseguirá o diploma em um tempo menor. De qualquer forma, o recomendado é se informar na instituição de ensino superior onde você pretende fazer o curso para aumentar suas possibilidades de atuação como profissional.

O que é estudado no curso de Educação Física?

Como sabemos, o mercado fitness não para de crescer com o passar dos anos e, ao mesmo tempo, a procura por se manter saudável também aumentou. Nesse contexto, durante o curso, você irá estudar os principais métodos que podem facilitar a vida de muitos adeptos das atividades físicas dos mais diversos tipos.

De início, o perfil indicado para o aluno do curso é de bastante afinidade com esporte e atividades físicas variadas. Além disso, para trabalhar nessa área, o profissional precisa ser dinâmico e gostar do contato próximo com pessoas de diferentes grupos. Incluindo, principalmente, crianças e idosos. Ademais, também é recomendado ser uma pessoa comunicativa, didática, paciente, que tenha senso de empatia e liderança. Agora, se você está interessado no curso de Educação Física, mas não sabe se está no curso certo para sua carreira, o indicado é dar uma olhada na grade curricular da graduação. Que, por sua vez, é bastante variada.  A grade une teoria e prática na medida certa, capacitando o aluno para poder estagiar e trabalhar nos mais diversos segmentos. Confira algumas das principais matérias que você encontrará no curso de Educação Física:

  • Lutas
  • Políticas Públicas do Esporte e Lazer
  • Biomecânica do Movimento
  • Empreendedorismo
  • Ginástica Artística
  • Língua Brasileira de Sinais — LIBRAS
  • Planejamento e Organização de Eventos
  • Atividade Física e Envelhecimento
  • Avaliação e Prescrição de Atividade Física
  • Fisiologia do Exercício
  • Saúde Pública
  • Atividade Física para População Especial
  • Ginástica de Academia
  • Musculação
  • Treinamento Desportivo

Onde o profissional poderá atuar?

Como o curso de Educação Física se encontra em constante expansão, as oportunidades são muito diversas para seus formados. Isso porque cada vez mais pessoas se preocupam em viver de uma forma saudável e leve. Para que isso ocorra da melhor forma, são buscados esportes e atividades físicas em geral. Assim, existe uma grande procura por esse profissional no mercado de trabalho. Além disso, pelo fato das matérias da faculdade contemplarem diversos segmentos, o profissional poderá atuar em vários setores esportivos. Veja alguns dos cargos que é possível desempenhar com essa formação:

  • Treinador ou preparador físico
  • Professor de educação física
  • Personal trainer ou professor em academias
  • Profissional de reabilitação física
  • Professor de ginástica laboral
  • Recreação, atuando em hotéis e clubes
  • Empreendedor de seu próprio espaço

Agora que você já sabe a duração média do curso de Educação Física, poderá avaliar melhor o curso e definir se seguirá carreira nesse ramo, Além disso, não deixe de identificar se as oportunidades profissionais se encaixam com as suas expectativas. A melhor parte é que, nessa área, não é preciso ficar receoso com o mercado de trabalho, pois, este é um setor com alta empregabilidade. Caso esteja interessado em fazer uma licenciatura ou bacharelado em Educação Física, busque uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação e boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.