InícioGraduaçãoEngenharia da ComputaçãoEngenharia da Computação: qual o salário da área?

Engenharia da Computação: qual o salário da área?

Para escolher o curso universitário ideal é preciso conhecer todos os pontos ligados à graduação e a área de trabalho. Sendo assim, é importante pesquisar sobre as disciplinas, áreas de atuação no mercado de trabalho e o salário. Por isso, se você tem vontade de ingressar na graduação de Engenharia de Computação é essencial conhecer bem todos os detalhes da área de atuação. 

Sendo assim, o profissional formado na graduação de Engenharia de Computação é responsável  por  desenvolver projetos de microcontroladores individuais, microprocessadores, computadores pessoais e supercomputadores até o projeto de circuitos. 

Então, ficou curioso para conhecer melhor esse curso universitário? Se a resposta for sim, esse artigo vai te ajudar nessa jornada. O blog da Voomp reuniu tudo que você precisa saber sobre a graduação de  Engenharia de Computação. Além disso, também terá a oportunidade de conhecer melhor o mercado de trabalho para os formados na área e o salário médio para os profissionais do setor.

Por isso, continue lendo o artigo e descubra se o curso de Engenharia de Produção é o perfeito para você! 

O que é Engenharia da Computação? 

Então, para dar início ao artigo sobre Engenharia de Produção é preciso esclarecer o que é essa área e quais os principais objetivos do setor.  Dessa forma, Engenharia da Computação é uma área de atuação que mistura os setores de  Ciência da Computação e Engenharia Eletrônica. Por isso, cabe a essa área de estudo lidar com o design de softwares ou integração de hardware e software. 

Além disso, os profissionais desse setor são responsáveis por  desenvolver projetos de microcontroladores individuais, microprocessadores, computadores pessoais e supercomputadores até o projeto de circuitos. 

Dessa forma, esse setor da engenharia não se concentra apenas em como os próprios sistemas de computadores funcionam, mas também em como eles se integram no quadro geral. Por isso, o engenheiro de computação tem as habilidades necessárias para desenvolver trabalhos que envolvem desenvolver software para microcontroladores embutidos, projetar chips VLSI. 

Além de projetar sensores analógicos, projetar placas de circuito de sinal misto e projetar sistemas operacionais. Os profissionais da área de Engenharia da Computação ainda podem se dedicar a estudar processos de robótica. 

Como é o curso de Engenharia da Computação?

Então, como acontece em todos os cursos na área de engenharia, a graduação de Engenharia de Computação é no formato bacharelado. Por isso, conta com 10 semestres de duração. Dessa forma, são necessários cinco anos para completar a formação acadêmica. 

Dessa forma, a formação tem  o intuito de formar profissionais capazes de lidar com sistemas computacionais, eletrônica e sistemas digitais. 

Além disso, a graduação na área também começa com uma grade curricular comum aos demais cursos de engenharia. Então, durante os primeiros semestres da graduação, o estudante tem contato com materiais das áreas de Ciências Exatas e da Computação. Como, por exemplo, cálculo e Economia. 

Contudo, com a passagem do tempo, os conteúdos ministrados durante as aulas vão se aprofundando no setor de Engenharia da Computação e na atuação do profissional no mercado de trabalho.

Por isso, durante a graduação de Engenharia de Computação o aluno ainda aprende conteúdos sobre automação industrial, redes de computadores, bancos de dados e linguagem de programação. Por isso, a grade curricular do curso de Engenharia da Computação é multidisciplinar. Ou seja, a formação contempla diversas áreas do conhecimento. 

Qual a grade curricular do curso? 

Como dito anteriormente, a graduação de Engenharia de Computação conta com uma grade generalista e divide-se em dois setores principais. Dessa forma, os estudantes da área recebem conteúdos gerais e também mais focados na área de atuação do profissional de Engenharia de Computação. 

Por isso, se você quer conhecer melhor a graduação de Engenharia de Graduação, é importante saber qual a grade curricular do curso. Sendo assim, confira todas as disciplinas ministradas durante a formação na faculdade Anhanguera.

Administração E Economia Para Engenheiros

Algoritmos E Estrutura De Dados

Algoritmos E Estrutura De Dados Avançado

Algoritmos E Lógica De Programação

Análise E Processamento De Sinais

Arquitetura E Organização De Computadores

Arquiteturas Paralelas E Distribuídas

Atividades Complementares

Cálculo Diferencial E Integral

Cálculo Diferencial E Integral

Circuitos Elétricos

Compiladores

Computação Gráfica E Processamento De Imagens

Desenho Técnico Projetivo

Eletrônica Analógica

Engenharia De Software

Engenharia, Ciência E Tecnologia

Est. Cur. Engenharia

Fenômenos De Transporte

Física Geral E Experimental – Energia

Física Geral E Experimental – Mecânica

Fundamentos Da Inteligência Artificial

Legislação, Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente

Linguagem Orientada A Objetos

Linguagens Formais E Autômatos

Métodos Matemáticos

Modelagem De Dados

Princípios De Eletricidade E Magnetismo

Programação Em Banco De Dados

Química E Ciência Dos Materiais

Redes De Computadores

Resistência Dos Materiais

Segurança Da Informação E De Redes

Sistemas Digitais E Microprocessadores

Sistemas Distribuídos

Sistemas Embarcados

Sistemas Operacionais

Qual o salário médio para o cargo no setor?

Então, o profissional formado em Engenharia da Computação é uma posição de prestígio no setor de tecnologia. Por isso, diversos estudantes optam por ingressar no curso universitário da área. 

Dessa forma, para conseguir ocupar um cargo de trabalho como Engenheiro de Computação é importante se preparar.  Além disso, é essencial contar com uma excelente formação acadêmica e ótimas experiências profissionais. 

Dessa forma, o salário médio de um profissional do setor de tecnologia é de R$ 9.326,40. Sendo que a categoria tem teto salarial de R$ 19.828,63. Dessa forma, a jornada de trabalho é de 42 horas semanais. 

Então, o levantamento foi realizado  pelo site Salario.com.br em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Além disso, a média salarial para profissão foi levantada através de estudo dos acordos coletivos de profissionais que atuam conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no país.

 Vale ressaltar que o valor pode variar dependendo do estado em que o profissional atua e do tamanho da empresa que o profissional é responsável. 

Ainda segundo a pesquisa, o perfil profissional de quem ocupa os cargos no setor de Engenharia da Computação normalmente é de um trabalhador com 29 anos, com formação superior no setor e geralmente são homens. 

Conclusão

Então, gostou de conhecer melhor a graduação de Engenharia da Computação? Enfim, espero que o artigo tenha te ajudado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.