InícioGraduaçãoEngenhariaDiferenças entre Ciência e Engenharia da Computação

Diferenças entre Ciência e Engenharia da Computação

Você sempre se deu bem com o teclado, mas, na hora de escolher uma graduação, ficou em dúvida sobre ciência da computação e engenharia da computação? Bom, primeiramente, saiba que as duas áreas podem ser ótimas. Mas elas têm algumas diferenças entre si. Vamos entender melhor isso?

Diferenças e semelhanças entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Se usarmos como base o comparativo entre os dois cursos, é possível dizer que a Ciência da Computação é um curso mais voltado ao software. A Engenharia da Computação, por sua vez, está mais relacionada ao hardware. Contudo, a distinção não se resume a isso.

Enquanto campo de estudo, pode-se dizer que a Ciência da Computação é mais específica. Já a Engenharia da Computação, como é próprio das engenharias, abrange uma série de noções. Em todo o caso, as duas formações oferecem profissões abrangentes. Vamos conhecer melhor cada uma das duas áreas.

O Bacharel em Ciência da Computação

O aluno do Bacharel em Ciência da Computação passa por um curso que dura, em média, quatro anos. Nele, são reunidos conhecimentos que dizem respeito à construção de soluções por meio, sobretudo, de software.

De modo geral, o aluno vai aprender sobre o desenvolvimento de software e as linguagens de programação. Passará por todas as noções teóricas que lhe permitam, como profissional, atuar na avaliação, especificação e desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais.

Perfil do aluno de Ciência da Computação

O estudante de ciência da computação deve ter o raciocínio lógico apurado. Além disso, deve ser detalhista, o que lhe garante a capacidade de analisar problemas com clareza. E, ainda, deve ser criativo e organizado, de modo que consiga projetar as soluções que envolvam sistemas computacionais.

Matriz Curricular

Dotado de tudo isso, o aluno de Ciência da Computação passará por uma série de disciplinas antes de alcançar o diploma. O percurso pedagógico, é claro, muda de uma instituição para a outra. Enfim, para que você entenda com mais clareza do que se trata esse curso, veja um exemplo de matriz curricular:

  • ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS
  • ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS AVANÇADO
  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • ANÁLISE DE COMPUTABILIDADE E COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS
  • ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
  • ARQUITETURAS PARALELAS E DISTRIBUÍDAS
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • COMPILADORES
  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • ED – CONSTRUINDO UMA CARREIRA DE SUCESSO – COMPUTAÇÃO
  • ED – CULTURA DIGITAL
  • ED – DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
  • ED – DESIGN THINKING
  • ED – EMPREGABILIDADE
  • ED – MARKETING DIGITAL
  • ED – MINDSET ÁGIL
  • ED – PROJETO DE VIDA
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • FÍSICA GERAL
  • FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • INTERNET DAS COISAS
  • LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS
  • LÓGICA E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL
  • MATEMÁTICA DISCRETA
  • MÉTODOS MATEMÁTICOS
  • MÉTODOS NUMÉRICOS APLICADOS
  • MODELAGEM DE DADOS
  • OPTATIVA I
  • OPTATIVA II
  • PROGRAMAÇÃO EM BANCO DE DADOS
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II
  • PROJETO DE SOFTWARE
  • REDES DE COMPUTADORES
  • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE REDES
  • SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E DE INFORMAÇÃO
  • SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES
  • SISTEMAS DIGITAIS E MICROPROCESSADORES
  • SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
  • SISTEMAS EMBARCADOS
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

O Bacharel em Engenharia da Computação

O aluno do bacharel em Engenharia da Computação pode ter um caminho mais longo do aquele da Ciência da Computação. Isso ocorre pois esse curso eventualmente é encontrado com o formato de cinco anos. No decorrer desses dez semestres, espera-se que aprenda a analisar e projetar sistemas de computação, o que inclui software, hardware e redes.

Esse é um curso mais amplo. Ainda que tenha como foco maior o hardware, passa pelas linguagens de programação. Além disso, há ainda os momentos em que os dois conhecimentos estão articulados, para que se entenda sistemas que integram hardware e software.

A natureza do curso é teórico-prática. Então, o aluno estuda conteúdos como sistemas computacionais, eletrônica, sistemas digitais, automação industrial, redes de computadores, bancos de dados e linguagem de programação tanto em sala de aula, como nos laboratórios.

Perfil do aluno de Engenharia da Computação

O estudante de Engenharia da Computação deve ser capaz de lidar com ambientes multidisciplinares. Isso se coloca porque a natureza do curso é diversa, buscando conhecimento em áreas distintas.

Além disso, espera-se, é claro, que seja afeito a estar na frente do computador e que consiga se familiarizar com sistemas eletrônicos. Também fará a diferença se tiver um bom raciocínio lógico e conseguir seguir sempre atualizado ao longo (e depois) do curso.

Matriz Curricular

Novamente no intuito de ilustrar o percurso pedagógico que deve ser percorrido pelo estudante, você pode ler a seguir uma matriz curricular de um curso de Engenharia da Computação. Perceba que ele conta com disciplinas que são compartilhadas por diferentes áreas do conhecimento:

  • ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA PARA ENGENHEIROS
  • ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS
  • ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS AVANÇADO
  • ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
  • ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS
  • ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
  • ARQUITETURAS PARALELAS E DISTRIBUÍDAS
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
  • CIRCUITOS ELÉTRICOS
  • COMPILADORES
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • DESENHO TÉCNICO PROJETIVO
  • ED – CONSTRUINDO UMA CARREIRA DE SUCESSO – COMPUTAÇÃO
  • ED – CULTURA DIGITAL
  • ED – DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
  • ED – DESIGN THINKING
  • ED – EMPREENDEDORISMO
  • ED – EMPREGABILIDADE
  • ED – MARKETING DIGITAL
  • ED – MINDSET ÁGIL
  • ED – PROJETO DE VIDA
  • ED – RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • ELETRÔNICA ANALÓGICA
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • ENGENHARIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • EST. CUR. ENGENHARIA
  • FENÔMENOS DE TRANSPORTE
  • FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL – ENERGIA
  • FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL – MECÂNICA
  • FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEGISLAÇÃO, SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE
  • LINGUAGEM ORIENTADA A OBJETOS
  • LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS
  • MÉTODOS MATEMÁTICOS
  • MODELAGEM DE DADOS
  • OPTATIVA I
  • OPTATIVA II
  • PRINCÍPIOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO
  • PROGRAMAÇÃO EM BANCO DE DADOS
  • QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
  • REDES DE COMPUTADORES
  • RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
  • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE REDES
  • SISTEMAS DIGITAIS E MICROPROCESSADORES
  • SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
  • SISTEMAS EMBARCADOS
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Mercado de trabalho

Cabe dizer, primeiramente, que o mercado da tecnologia está aquecido. O setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) deve injetar R$ 845 bilhões na economia brasileira até 2024, o que impacta diretamente quem trabalha com Engenharia da Computação e Ciência da Computação.

As linguagens de programação, modelagem de dados, redes de computadores e robótica são alguns dos exemplos em que as duas atuações se encontram. Nesses casos, os profissionais podem trabalhar juntos, complementando seus conhecimentos. Ou, eventualmente, disputarem o mesmo espaço.

O mercado da Ciência da Computação

Ao chegar ao mundo do trabalho, o cientista da computação trabalha com o que é comumente chamado de desenvolvimento. Suas atividades dizem respeito à investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico, à análise e modelagem de problemas e ao projeto e implementação de sistemas de computação.

Essas atribuições são requisitadas em funções ligadas a desenvolvimento tecnológico de software e hardware, programação, análise de sistemas, segurança de dados, gestão de áreas de tecnologia. Elas podem ser encontradas no setor público, em empresas de auditoria, de telecomunicação, no ensino de computação, em empresas de suporte e implantação de novas tecnologias.

O mercado da Engenharia da Computação

No mercado de trabalho, é habitual que se ouça, em relação à atuação do engenheiro da computação, que trabalha com sistemas. Como essa atividade é muito comum às grandes empresas, dada a cada vez maior presença da tecnologia computacional no cotidiano, a atuação acaba sendo vasta.

Tendo, ainda, a vantagem de contar com o registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), esse profissional pode trabalhar em junto a desenvolvedoras de software e hardware, análise de dados em bancos e mercado financeiro, institutos e centros de pesquisa, automação industrial e robótica, serviços para telecomunicações, Internet das Coisas e demais atividades que demandem suporte técnico.

E então, gostou do que leu aqui? Pois bem, escolher um curso não é decisão fácil e o melhor caminho é conhecer sempre mais opções. Por isso, sugerimos a leitura do nosso artigo que explica o que é Computação na Nuvem.

Para seguir conhecendo outros cursos, e para ficar por dentro de tudo o que se relaciona com o mundo da educação, não deixe de seguir acompanhando o Voomp. Veja, por exemplo, 4 áreas de trabalho para Engenharia de Software.

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