InícioGraduaçãoEngenhariaComo conseguir estágio em Engenharia da Computação?

Como conseguir estágio em Engenharia da Computação?

Conseguir completar a formação universitária é um momento de muita alegria, mas também pode ser de muito medo das perspectivas para o mercado de trabalho. Além disso, conseguir uma oportunidade na área de estudo, sem experiência prévia, pode ser complicado. Por isso, fazer estágio em Engenharia da Computação durante o período da graduação é de extrema importância para ter sucesso no setor. 

Contudo, encontrar uma boa oportunidade de estágio na área de estudo pode parecer desafiador. Dessa forma, se atentar a alguns detalhes importantes na hora de inscrever nas seletivas de estágio pode te auxiliar a conseguir a tão sonhada vaga de estágio em  Engenharia da Computação. 

Ainda vale destacar que, realizar estágio supervisionado durante a graduação, em muitos casos é um critério obrigatório para completar o curso. Além disso, trabalhar na área durante a faculdade ajuda o estudante na formação universitária, e ainda é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho. 

Por isso, a Voomp separou as informações mais importantes para  você conseguir o tão sonhado estágio em  Engenharia da Computação. Dessa forma, nesse artigo você vai poder esclarecer as dúvidas de como encontrar uma oportunidade na área. Além disso, vai encontrar dicas para conseguir o primeiro estágio.  

Graduação de qualidade é essencial

Então, o primeiro passo para garantir um estágio em Engenharia da Computação é investir em um curso universitário de qualidade. Além disso, é essencial que a instituição de ensino seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Dessa forma, muitas empresas no momento de escolher o estudante para ocupar a vaga de estágio prezam pelo nome da faculdade e padrão de ensino da instituição de ensino. Esse requisito é mais essencial ainda quando o aluno busca uma oportunidade para o primeiro estágio na área. 

Sendo assim, uma instituição de ensino conceituada que oferece a graduação de Engenharia da Computação é a Anhanguera. A faculdade conta com o curso superior na área e as mensalidades custam a partir de R$ 400.

Além disso, o estudante pode optar tanto pelo modelo de ensino presencial ou a distância (EAD) para poder estagiar na área. As duas modalidades são reconhecidas pelo MEC e têm o mesmo peso no mercado de trabalho. 

Quando procurar um estágio em Engenharia da Computação?

Outro ponto importante é saber quando é o melhor momento para começar a procurar o estágio na área de estudo. Dessa forma, a graduação de Engenharia da Computação é no formato de bacharelado. Portanto, o período que o estudante passa na faculdade é mais longo, sendo geralmente necessários quatro anos para formação.  

Dessa forma, é essencial que o aluno do ensino superior busque se preparar e entender qual o melhor momento para investir na busca por oportunidades de estágio em  Engenharia da Computação.

Por isso, é preciso sempre se atentar nas seleções para estagiários na área. Sendo assim,  é necessário prestar atenção se as empresas colocam como requisito o período que o estudante está cursando a graduação.

Por exemplo, existem empresas que aceitam estudantes para estagiar a partir do primeiro semestre do curso de graduação. Contudo, existem empresas que só permitem que o estudante participe do processo seletivo após cumprir uma certa quantidade de semestres no curso. 

Então, para conseguir um estágio em  Engenharia da Computação, é importante ficar sempre de olho nas oportunidades abertas. Por isso, uma forma muito eficaz para se manter informado é procurar as vagas abertas na instituição de ensino.  

Monte um bom currículo

O currículo é a porta de entrada para todas as empresas que você tem vontade de trabalhar. Por isso, é preciso tomar cuidado no momento de montar o documento. 

Sendo assim, é preciso se atentar aos pontos principais para mostrar suas competências ao recrutador e conseguir a vaga de estágio em Engenharia da Computação.  Então, confira abaixo as principais recomendações para deixar seu currículo impressionante. 

Objetivo 

Par um currículo ser interessante para os recrutadores, não precisa ser longo ou contar com várias páginas. Dessa forma, coloque as informações básicas sobre você e as suas afinidades na área de trabalho. Como, por exemplo, escolaridade, cursos, idiomas, em qual período da faculdade você está e em quanto tempo vai se formar na área.  

Facilite a leitura

Na hora de você montar o seu currículo, é preciso pensar na facilidade da leitura, além da interpretação do recrutador do estágio em  Engenharia da Computação que estiver com o seu documento. Por isso, aposte em subtítulos para separar as seções do currículo, como, por exemplo, endereço, escolaridade e dados pessoais.  

Além disso, não utilize letras pequenas e escolha formatos para as letras no documento que facilitem a leitura. Vale lembrar, que o recrutador precisa conseguir enxergar bem o documento e ter uma leitura tranquila. 

Salve o documento em PDF 

Quando você terminar de montar seu currículo, não se esqueça de salvar no formato de PDF. Dessa forma, essa ação é importante para o documento não perder o formato e facilita para quem recebe o currículo. Quando salvo no formato Word, é provável que o documento perca o formato, por ser possível fazer edição nele, o que pode atrapalhar sua ideia para o currículo. 

Para conseguir estágio é essencial dominar outro idioma

Outra habilidade importante para conseguir se destacar na seleção de estágio é dominar outro idioma. No caso do estágio de Engenharia da Computação é importante que o estudante tenha o domínio do inglês.  

Vale ressaltar que o profissional do setor de tecnologia se envolve em muitas atividades nas quais o idioma principal é o inglês. Sem falar que a maioria dos comandos dos programas e ações no computador também estão em inglês. 

Portanto, é essencial que o profissional da área domine o inglês e o português. Dessa forma, ser fluente em outro idioma ajuda a se destacar na seleção de estágio, mas é também importante para se tornar um profissional de sucesso.

Se você ainda não iniciou a sua formação, veja os cursos de graduação em Engenharia da Computação que selecionamos em nossa plataforma. Vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.