InícioPós-graduaçãoComputaçãoComo empreender em Engenharia da Computação?

Como empreender em Engenharia da Computação?

Se você é engenheiro de computação e pretende empreender, Engenharia de Computação pode ser uma ótima opção. Mas, tudo dependerá da ideia lucrativa que você irá desenvolver com seus conhecimentos.

Assim, nesse texto te daremos algumas ideias de lucrativas pequenas empresas que engenheiro da computação podem abrir e se dar muito bem. Nenhuma outra qualificação oferece aos estudantes a oportunidade de atuar em tantos campos quanto a Engenharia da Computação. Por isso, com apenas um diploma, você poderia trabalhar em engenharia aeroespacial, finanças e bancos, comunicações, TI, energia, biomedicina e muito mais. Além disso, uma pessoa que resolve empreender em Engenharia da Computação pode ter uma carreira que se conduzirá por muitos setores, incluindo medicina, ensino, direito, pesquisa e empreendedorismo.

Afinal de contas, qualquer dispositivo com um componente relacionado a TI ou energia é derivado de um conhecimento de Engenharia da Computação. Isso significa que, desde o fornecimento de diagnósticos médicos corretos à exploração do espaço sideral, empreender na área da Engenharia da Computação acaba por desempenhar um papel importante no mundo moderno da atualidade. E os engenheiros de computação geralmente são as pessoas que possuem o conhecimento e habilidades necessárias para tornar o mundo um lugar melhor.

Em outras palavras, um engenheiro da computação é importante desde o fornecimento de diagnósticos médicos até a exploração de planetas distantes, este campo da engenharia acaba desempenhando papel importante no mundo. Além disso, com a pesquisa e inovação constantes, esses profissionais podem cuidar de problemas críticos como poluição, crise energética e até mesmo a disseminação de doenças contagiosas. Com a possibilidade de se trabalhar em todos os campos, ou na maioria deles. Dessa forma é possível empreender em Engenharia da Computação lucrativamente.

Ideias para se empreender em Engenharia da Computação

De início, se você tem experiência com computadores e tecnologias relacionadas, com certeza está no caminho certo para se tornar o fundador de uma startup de sucesso. Por outro lado, se você pensar em cuidar das necessidades da população na área de tecnologia, irá perceber haver muita oportunidade para você empreender no setor. Isso porque, se considerarmos que a indústria de computadores é o setor mais próspero e extremamente diversificado. É formado por fabricantes, fornecedores, revendedores, varejistas, engenheiros eletrotécnicos, eletricistas, fabricantes de equipamentos eletrônicos e sindicatos.

Aliás, pesquisas e relatórios mostram que os Estados Unidos, a Coreia e o Japão são os três maiores fabricantes de produtos elétricos e eletrônicos do mundo. Apenas os EUA são os maiores produtores do mundo, contribuindo com uma porcentagem de 21% em 2020. É por essa razão que, se você tem experiência com computadores e tecnologia relacionada, está no caminho certo para se tornar um fundador de startups de sucesso. Se você tem, as qualificações, o treinamento e a experiência relevante, aqui estão algumas ideias de como empreender em Engenharia da Computação.

Serviços de limpeza de computadores

Por incrível que pareça, muitas empresas nem mesmo chegam a espanar a mesa onde um computador está instalado, você pode imaginar o porquê? Simplesmente porque eles não querem aceitar a responsabilidade caso algo aconteça ao equipamento de computador ou às informações e programas armazenados nele.

Isso fornece uma oportunidade para você iniciar um negócio lucrativo. Observe que a maneira mais rápida e eficiente de criar um serviço de limpeza de computadores especializado em limpeza de computadores usados para negócios é construir alianças com limpadores de escritórios comerciais para eles poderem recomendar seu serviço aos seus clientes.

Empreender em Engenharia da Computação com consertos de computadores e notebooks

Como você deve saber, o conserto de computador se trata de uma ideia óbvia quando se trata de ideias para pequenos negócios em Engenharia da Computação. Pois, oferecer serviços de conserto de computadores voltados para empresas é um movimento particularmente lucrativo, pois um mau funcionamento do computador ou falha total pode custar milhares, ou milhões de reais a algumas empresas. Assim, você também pode oferecer serviços de conserto de telefones para empresas. Esse fato por si só significa que como um técnico autônomo de conserto de computadores, seus serviços serão definitivamente solicitados.

  • Os clientes confiaram em você para que seus computadores e redes voltassem a funcionar o mais rápido possível.
  • Você poderá ganhar dinheiro oferecendo serviços e emergência – por exemplo, chegar no mesmo dia para lidar com uma situação que seja de caráter urgente.
  • Se você tem experiência e habilidade em conserto de computadores, transporte confiável e ferramentas para operar seu negócio, você pode começar facilmente.

Por outro lado, você poderá se especializar também na área de entrega e montagem de computadores. A melhor forma de comercializar o serviço é criar joint ventures com varejistas de sistemas e equipamentos de informática novos e usados. Quando eles vendem, você entrega e instala.

Também como um método para obter receita adicional para o negócio, considere a comercialização de produtos e serviços adicionais, incluindo o varejo de itens de segurança de computador, bem como oferecer aos clientes uma instalação de software e serviço de explicação, etc.

Abrir uma empresa de consultoria de marketing de internet ou de Desenvolvimento de Software

Nestes novos tempos, toda empresa deve ter um site para atingir seu público-alvo com maior facilidade. Mas, apenas ter um site não significa fazer negócios com ele. Ter um plano de marketing adequado e uma implantação correta só funciona eficazmente para obter negócios a partir do site. Tenha em mente que a sua função principal como serviço de consultoria de marketing na internet é ajudar as empresas a expandir sua presença na internet.

Além disso, o desenvolvimento de software especializado é um negócio muito lucrativo para quem deseja empreender em Engenharia da Computação. Nos negócios, o software costuma desempenhar um papel importante no fornecimento de soluções. Você pode iniciar este negócio no conforto de sua casa. O planejamento de marketing adequado é importante antes de entrar no negócio.

Por fim, essas foram algumas das ideias e possibilidades de atuação nas possibilidades de se empreender em Engenharia da Computação. De qualquer maneira, antes de iniciar sua empresa, realize um plano de negócios e confira sua viabilidade. Ademais, tenha uma boa sorte em sua nova empreitada e desejamos muito sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.1 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.