InícioPós-graduaçãoComputaçãoCurso de pós-graduação em Computação Forense

Curso de pós-graduação em Computação Forense

A internet e os dispositivos virtuais definitivamente chegaram para ficar. Nas últimas décadas, com a popularização de aparelhos como computadores e celulares, atividades do dia a dia passaram a ser realizadas no espaço digital, como compras, interações sociais e negócios.

No entanto, além da parte positiva, a difusão da internet ocasionou o surgimento e a execução de crimes, golpes, fraudes e uma série de atividades que violam a segurança dos usuários.

Frente a este cenário, governos e instituições têm debatido formas de prevenir esse tipo de ação, buscando responsabilizar e criminalizar autores de delitos no meio virtual. 

No post de hoje, você irá conhecer a pós-graduação que capacita profissionais para atuarem na investigação desses casos 

O que é Computação Forense?

Computação Forense, também conhecida por nomes como Forense Digital ou Perícia Forense Computacional, é uma área do conhecimento que estuda técnicas e metodologias de coleta de informações que auxiliem em investigações judiciais. 

De forma geral, a Computação Forense está situada no grande campo das Ciências Forenses. Assim como ocorre com a Medicina Forense, por exemplo, que colabora com a justiça, a Computação tem o mesmo propósito neste caso. 

Desta forma, os profissionais especializados são encarregados de elaborar provas técnicas a partir da coleta, análise e armazenamento de informações. Os objetos de análise podem ser computadores, celulares, softwares, e-mails e dados de navegação.

No espaço virtual, crimes e infrações podem ser cometidas de duas maneiras. Primeiramente, há os delitos que ocorrem com a ajuda de dispositivos digitais, deixando rastros em forma de conversas, áudios, fotografias e diversos tipos de dados. O outro tipo refere-se aos crimes que visam atacar o espaço virtual. É o caso de invasões a redes e sistemas, ataques hackers e criação de instabilidade em redes.  

Em ambos casos, os profissionais da Computação Forense atuam diretamente na prevenção e, em caso de ocorrência, na avaliação das provas deixadas. 

Como é a pós-graduação em Computação Forense?

A pós-graduação em Computação Forense é um curso do tipo lato sensu, normalmente de curta ou média duração, podendo durar entre seis a 12 meses. A pós em Computação Forense é considerada uma especialização, onde os alunos estudam os principais tópicos sobre perícia e tecnologia. 

De certa forma, a pós-graduação em Computação Forense pode ser considerada uma formação multidisciplinar. Afinal, o curso reúne temas que possuem origem em diferentes áreas do conhecimento. Neste curso, os alunos se capacitam a partir de estudos sobre Direito e Ciências Tecnológicas.

Ao fim do curso, espera-se que os pós-graduandos adquiram condições técnicas para emitir laudos e pareceres sobre determinados acontecimentos virtuais, auxiliando na avaliação de decisões jurídicas. 

Vale destacar que, em espaços virtuais, a principal testemunha de crimes e infrações são os próprios softwares e dispositivos eletrônicos. Por isso, o curso busca familiarizar os alunos com estes componentes, garantindo que coleta e análise de informações possam ser autênticas e garantir legitimidade das provas levantadas.

Pós-graduação em Computação Forense EAD: como é o curso?

No curso de pós-graduação em Computação Forense, você irá encontrar os mesmos conteúdos que são ofertados em cursos presencial. Na prática, a principal diferença está no modo como você estuda. No curso EAD, as aulas acontecem de forma totalmente online e você pode acessá-las no momento em que for melhor para você.

Aliás, é justamente a versatilidade dos cursos EAD que tem despertado a atenção de muitos estudantes. Nesta modalidade, você realiza todas as tarefas pelo computador ou celular, basta ter acesso à internet. Nunca foi tão fácil cursar uma pós-graduação.

Conheça as pós-graduações em Computação Forense disponíveis aqui na Voomp!

Computação Forense: quais são as matérias estudadas?

Na pós-graduação em Computação Forense, você irá estudar matérias diversas, que visam garantir o seu entendimento geral sobre a área. São matérias técnicas e teóricas sobre crimes cibernéticos, privacidade de dados, investigações e procedimentos forenses. Confira algumas matérias da grade curricular de Computação Forense:

  • Auditoria de sistemas 
  • Criptografia hash e hacking 
  • Práticas periciais em registros audiovisuais 
  • Cibercrimes, responsabilidade penal e civil 
  • Lei Geral de Proteção de Dados 
  • Segurança em redes de computadores 
  • Investigação remota de sistemas e técnicas de evasão 
  • Procedimentos, técnicas e ferramentas forenses

Quanto custa a especialização em Computação Forense?

Os valores médios da especialização em Computação Forense não costumam ser muito caros, ainda mais se tratando de uma área em franco crescimento. Em instituições de ensino reconhecidas pela qualidade como Uniderp e Unopar, o valor das mensalidades fica entre R$ 150 e R$ 200.

Um ponto positivo desta especialização é que dificilmente você terá custos extras, como gastos com equipamentos de trabalho. No entanto, se deseja investir na sua carreira, pode ser que você julgue necessário adquirir livros e licenças de softwares.

Computação Forense: como é o mercado de trabalho na área?

Já não restam dúvidas de que a nossa sociedade é completamente digital. No entanto, essa mudança cultural faz com que o mercado de trabalho também se modifique de acordo com as necessidades que vão surgindo. 

Neste contexto, profissionais capacitados para atuarem em funções novas e emergentes tendem a ser bastante valorizados. É o caso dos profissionais da Computação Forense. Ainda em crescimento, o mercado cada vez mais procura por pessoas capacitadas para atuarem neste ramo, onde existem poucos profissionais atualmente. 

Ou seja, investir na carreira Forense Digital pode ser uma ótima aposta, com ótimas oportunidades de trabalho e de crescimento profissional em um futuro próximo!

Que tal investir em você também? Siga acompanhando o blog da Voomp e conheça tudo sobre as pós-graduações. Vamos construir um novo futuro juntos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.