InícioGraduaçãoEducação FísicaEducação Física: a diferença entre licenciatura e bacharelado

Educação Física: a diferença entre licenciatura e bacharelado

Qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física? Essa é uma pergunta que permeia a vida de muitos alunos que procuram um caminho no curso superior. Por isso, preparamos um material inédito para responder essa questão.

Caso você seja um futuro aluno do curso de Educação Física e não sabe qual opção escolher, traremos todas as informações sobre cada um dos cursos. A sua escolha entre bacharelado ou licenciatura precisa ser correta.

Lembrando sempre que a escolha de curso, assim como a modalidade, nunca é definitiva. Isso porque é possível realizar cursos de especialização, formações paralelas e, até mesmo, uma pós-graduação ou segunda graduação. Portanto, não se preocupe.

Curso de Educação Física

Antes de falarmos sobre a decisão entre bacharelado e licenciatura em Educação Física, analisaremos um pouco mais sobre o curso como um todo. Ou seja, quais os objetivos e mercado de trabalho.

Como o próprio nome sugere, a formação superior em Educação Física é voltada para aqueles que querem trabalhar com atividades físicas. Porém, não é só esse o caminho a ser escolhido. Portanto, é possível que o aluno tenha outros caminhos profissionais a seguir.

Dentre as possibilidades, é possível atuar como professor de educação física em escolas, treinador de modalidades esportivas e, até mesmo, trabalhar com recreação e turismo em hotéis, pousadas e colônias de férias.

Além disso, o estudante que deseja seguir essa carreira, precisa estar ciente de algumas disciplinas que encontrará na graduação. Por ser uma profissão que irá lidar diretamente com o corpo humano, será preciso saber melhor sobre o  funcionamento corporal.

Ou seja, o aluno irá precisar cursar disciplinas como Anatomia, Biologia Humana e Nutrição. Dentre tantas outras que fazem parte da grade curricular do curso de Educação Física, essas possuem uma forte relação com outras carreiras.

E a grade curricular, assim como o objetivo do curso, é o nosso ponto de partida para entender as diferenças entre licenciatura e bacharelado em Educação Física.

Cursos de bacharelado ou licenciatura 

Os cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física possuem o mesmo ponto de partida: o trabalho em busca da boa forma física e mental. Dessa forma, esses cursos terão muitos pontos em comum, como o conhecimento do corpo humano e o trabalho com esportes e atividades físicas.

Porém, neste texto, analisaremos mais profundamente as diferenças entre essas duas carreiras. Especialmente seus objetivos e as disciplinas que irão marcar as oposições entre as duas modalidades. 

Para falarmos sobre as diferenças entre bacharelado e licenciatura em Educação Física, apresentaremos cada uma delas e analisaremos os pontos que divergem.

O bacharelado em Educação Física

O curso de bacharelado em Educação Física possui como objetivo a atuação no mercado de trabalho. Ou seja, o profissional irá se preparar para trabalhar como instrutor de academias, personal trainer, treinador de modalidades esportivas e outras áreas que envolvem as atividades físicas e mentais.

Nesse caminho, é possível ainda que o profissional curse outras especializações ou realize pós-graduações para melhorar seu preparo. Para aqueles que buscam atuar em áreas específicas, com determinadas modalidades esportivas, será preciso uma dedicação extra.

Atualmente, novas áreas vêm surgindo como opção para esses profissionais. A ginástica laboral, por exemplo, é uma carreira recente. O trabalho com atividades físicas para melhorar a qualidade de vida em escritórios e empresas pode apresentar a necessidade de uma especialização.

Portanto, caso sua intenção seja lidar diretamente com as atividades físicas em estabelecimentos especializados ou atuar com modalidades esportivas de forma profissional, o curso de bacharelado em Educação Física é sua escolha.

A licenciatura em Educação Física

Quando analisamos o curso de licenciatura em Educação Física, já sabemos que a primeira, e principal, diferença é o objetivo. Isso porque a atuação do profissional que escolhe o caminho da licenciatura é a atuação como professor.

Ao escolher pela graduação em licenciatura, o aluno de Educação Física terá acesso às disciplinas que focam nesta prática. Na grade curricular da licenciatura, é comum encontrarmos aulas de Didática, Psicologia da Educação e, até mesmo, matérias sobre métodos de avaliação.

Segundo o MEC, a Educação Física é uma matéria obrigatória no ensino básico. Portanto, é um mercado de trabalho que sempre terá espaço para esse profissional. Portanto, caso o aluno busque atuar como professor em escolas, a licenciatura é a escolha.

O curso de licenciatura em Educação Física possui a mesma duração do bacharelado, de 3 a 4 anos, e ambos possuem estágios obrigatórios. Porém, ao escolher licenciatura, o aluno poderá precisar realizar mais de um estágio obrigatório em escolas.

Diferenças entre bacharelado e licenciatura em Educação Física

Para resumirmos de forma objetiva, a diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física está, prioritariamente, no objetivo do curso. Enquanto um foca no mercado de trabalho como um todo, o outro está diretamente ligado ao ensino.

Porém, é sempre bom lembrar que uma escolha não é definitiva. Ou seja, caso o professor realize o curso de bacharelado, ele poderá dar aulas particulares ou em cursos de modalidades específicas. Já aquele que opta pela licenciatura, ainda assim poderá atuar em academias ou como personal trainer.

A diferença principal é que, para atuar com escolas particulares ou públicas, é necessário possuir a formação em licenciatura. Essa é uma exigência do MEC e abrange todas as disciplinas presentes na grade curricular do ensino básico.

Portanto, o aluno precisará decidir qual caminho profissional ele pretende seguir para, então, avaliar qual modalidade de curso é ideal para seus objetivos. Lembrando que, quando falamos de mercado de trabalho, a opção de licenciatura abre um caminho para vagas em escolas.

Em ambos os casos, é essencial que o estudante tenha um perfil que auxilie sua atuação após a formação. O perfil do estudante de Educação Física envolve a aptidão para exercícios físicos, perfil motivador, bom relacionamento interpessoal e o gosto por ensinar. Gosto esse, aliás, que não é exclusivo para quem escolhe licenciatura.

Agora que você já sabe detalhadamente as diferenças entre bacharelado e licenciatura em Educação Física, está apto a escolher o melhor caminho. Decida qual instituição mais se encaixa aos seus objetivos, prepare-se para as provas de ingresso e boa sorte.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.