InícioGraduaçãoDesign GráficoComo empreender em Design Gráfico?

Como empreender em Design Gráfico?

Com o intuito de transmitir ideias, conceitos e mensagens de todos os tipos, o Design Gráfico é uma das áreas mais promissoras na atualidade. Portanto, os profissionais da área que buscam empreender podem ter sua vida profissional modificada positivamente. 

Assim, mostraremos a seguir todas as etapas necessárias para começar a empreender em Design Gráfico hoje mesmo!

O que faz um profissional de Design Gráfico

A princípio, existem diversas atuações para profissionais que já são ou desejam se tornar um designer. Muitos têm o desejo de empreender para obter liberdade criativa e autonomia na carreira e, principalmente, diferentes formas de monetizar o seu conhecimento e abrir o seu próprio negócio.

Deste modo, produções impressas, webdesign, identidade visual, design editorial, animação são algumas das inúmeras possibilidades de atuação profissional. Seja contratado em regime CLT por uma empresa tradicional, ou mesmo oferecendo serviços como freelancer, formas de empreender não faltarão.

Diferentes maneiras de se destacar no mercado de trabalho

Primeiramente, o destaque será proporcional ao trabalho desempenhado. Do mesmo modo, à maneira que a marca pessoal será trabalhada. Ou seja, além de conhecimento técnico da profissão, é preciso criar formas de se destacar dos outros profissionais da área.

Portanto, se esse é o seu objetivo, veja só como criar o seu diferencial:

  • Crie seu próprio estilo de trabalho
  • Esteja imerso nas novidades do mercado
  • Estude e execute todos os dias
  • Trabalhe em equipe quando necessário
  • Foque na experiência do usuário
  • Saiba lidar com tecnologias e ferramentas
  • Exerça a criatividade constantemente

Se você colocar em prática essas dicas, com certeza estará cada vez mais próximo de evoluir de nível e se tornar um profissional fora da curva.

7 maneiras de empreender em Design Gráfico

Após aprender um pouco mais sobre a profissão, é hora de saber como empreender na prática e obter sucesso em sua carreira.

1. Conheça suas habilidades

Antes de pensar em empreender em Design Gráfico, é importante que você esteja ciente em qual setor deseja atuar.  Artes gráficas, criação de identidade visual, ou até mesmo desenvolvimento de projetos. A questão é optar por aquilo com o qual você mais se identifica. Assim, a médio e longo prazo, você estará satisfeito e empenhado, e não infeliz e desmotivado.

2. Treino e desenvolvimento

Para ter sucesso ao empreender em Design Gráfico, é necessário que você faça desta escolha uma tarefa diária, não apenas uma atividade esporádica. Empenhe-se para se tornar o melhor designer possível, independente do setor escolhido. Quanto mais treinar suas habilidades, melhor será o seu desenvolvimento profissional. Isso fará com que você se destaque das outras pessoas e obtenha mais rentabilidade e clientes.

3. Estude outras modalidades 

Para realmente ter sucesso na sua jornada empreendedora como designer, será preciso estudar outras modalidades. Alguns exemplos são marketing, comunicação, atendimento, escrita criativa, prospecção de clientes, vendas e pós venda e burocracias. Além disso, será necessário trabalhar constantemente na sua marca pessoal.

Afinal, antes mesmo de alguém pagar pelos seus serviços, as pessoas precisam sentir confiança em você e no seu trabalho.  Por isso, dedicar algum tempo para se aperfeiçoar em outras habilidades para além do Design é o que fará com que o seu empreendimento se torne único e memorável.

4. Formalize o seu negócio

Esta talvez seja a dica mais importante de todas quando se trata de empreender em Design Gráfico. É importante que você regularize o seu negócio e tenha um CNPJ para profissionalizar ainda mais os seus serviços. Abrir o seu próprio MEI, por exemplo, é um dos primeiros passos. 

Quando você prioriza o seu empreendimento e o formaliza, isso te torna um profissional diferenciado. Desta forma, você poderá oferecer notas fiscais dos serviços que desenvolver e, ainda, poderá pegar projetos maiores com grandes empresas, uma vez que só é possível oferecer seus serviços mediante um CNPJ regulamentado.

5. Crie seu portfólio 

Não basta ser o melhor designer, é preciso provar o quão bom você é. Ou seja, apresentar os seus melhores projetos através do seu portfólio irá possibilitar que seus futuros clientes e prospectos possam avaliar a qualidade do seu trabalho antes de contratar os seus serviços.

Mesmo que você ainda não tenha um grande case de sucesso para publicar, ainda assim, poderá utilizar suas experimentações e até trabalhos que foram realizados para amigos e coisas do tipo. Aqui, o que vale é permitir que outras pessoas possam ver o quão boa é a sua expertise em Design Gráfico. Na hora que for criar o seu portfólio, indicamos que tenha o seu próprio site em WordPress, por exemplo, ou no Behance. O local mais frequentado por criativos e designers empreendedores 

6. Trabalhe o seu marketing pessoal

De nada adianta ser o melhor designer do mundo se ninguém souber disso. Sendo assim, invista além do seu empreendimento. Invista na comunicação da sua marca pessoal. Isso fará com que  você se destaque dos demais profissionais. Também o ajudará a se relacionar com possíveis clientes e contratantes de forma muito mais assertiva.

Sempre que tiver a oportunidade, não deixe de publicar nas suas redes ou de comentar com conhecidos os trabalhos que está desenvolvendo com pequenos spoilers dos projetos em que está trabalhando. Isso ajuda a aguçar a curiosidade de quem te acompanha e potencializa sua autoridade na área.

7. Potencialize o seu negócio

Sempre que tiver oportunidade, reinvista no seu negócio e em você. Não é porque você já tem uma cartela de clientes, ou está cheio de projetos, que o seu negócio não precisa de alguns reajustes. 

Apesar de todo o trabalho, busque sempre se aperfeiçoar, estudar as novidades do mercado, cuidar do seu corpo e mente para não ter uma estafa mental. Principalmente, invista no crescimento da sua empresa constantemente, pois é isso que fazem os profissionais de grande sucesso.

Comece agora

Depois de ter passado por todas essas etapas, certamente você terá muito mais confiança e ferramentas para começar a empreender em Design Gráfico. Sendo assim, trace um objetivo claro pro seu futuro e desenhe suas estratégias a médio e longo prazo, sempre tendo em mente mais de uma opção que possa te trazer o retorno desejado.

Caso deseje se aprofundar ainda mais neste assunto, indicamos que conheça o curso de Design Gráfico.  Pode ser útil para te deixar ainda mais próximo de ser um profissional requisitado e diferenciado no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.