Todo estudante da graduação se pergunta se é possível cadastrar eventos culturais como atividades complementares. E nós vamos explicar para você qual a melhor forma de fazer isso e o que pode ou não pode ser feito.
E para quem ainda não sabe o que são as atividades complementares, não tem problema. Vamos explicar de forma clara, objetiva e rápida. Você estará pronto para decidir quais eventos culturais podem ser usados como atividades complementares.
O que você verá neste artigo:
Atividades complementares
Antes de falarmos sobre o uso de eventos culturais como atividades complementares, vamos explicar o que são esses créditos extras que quase toda instituição de ensino exige. Todos os cursos podem ter essa obrigatoriedade na grade curricular.
Atualmente, essa medida busca incentivar os alunos a procurarem atividades que serão realizadas fora da sala de aula. Ou seja, que colocam o aluno em contato com conhecimentos que extrapolam os livros de ensino.
Estas atividades fazem parte da grade curricular da maior parte dos cursos de graduação. Os alunos precisam cumprir uma determinada carga horária (ou créditos) destinada às atividades complementares.
Qualquer coisa que o aluno faça fora da sala de aula e da instituição pode ser usada para cumprimento dessas horas. Porém, é preciso apresentar um certificado que comprove a atividade. Além disso, a instituição pode aceitar ou não tal requerimento.
Quando não há a aceitação, o motivo, normalmente, tem relação com a relevância da atividade para o curso. Por exemplo, para um estudante de Engenharia, pode ser que a ida a um jogo de futebol não seja aceito como atividade complementar.
Eventos culturais como atividades complementares
A partir da dificuldade de reconhecer o que é válido ou não, cadastrar eventos culturais como atividade complementar pode representar uma constante dúvida aos alunos. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar.
Regras da faculdade
Se você não tem certeza se os seus eventos culturais serão contados como atividades complementares, o primeiro passo é perguntar. Isso mesmo! Você pode entrar em contato com a secretaria da sua faculdade para saber sobre o assunto.
Muitas vezes, a informação está disponível no site da sua universidade ou do seu departamento. Mas, caso não esteja, é possível pesquisar essa informação diretamente com os coordenadores.
Relação com a formação acadêmica
Se você pretende participar de eventos culturais relacionados com seu curso, é praticamente certo que poderá utilizá-los como atividade extracurricular. Isso porque o objetivo dessa atividade é este: fazer com que os alunos busquem conhecimento fora da sala de aula.
Portanto, ao participar de eventos culturais com esse objetivo, procure pelo certificado ou declaração de envolvimento para que, assim, você possa garantir o crédito dessas horas. Além disso, você pode usufruir dos inúmeros benefícios de participar de eventos culturais.
Eventos da instituição
Se você está participando de eventos culturais na própria instituição de ensino, é ainda mais provável que isso possa ser utilizado como atividade complementar. Especialmente se tiver relação com a sua formação acadêmica.
Palestras, aulas extras, congressos ou outros eventos que acontecem na universidade podem ajudar a garantir esse cumprimento de horas. Além disso, garantem a participação em uma série de eventos que contribuem para o enriquecimento do currículo.
Em quais eventos culturais devo participar?
Apresentamos acima alguns possíveis eventos culturais como atividades complementares. São o ponto de partida para que o aluno cumpra tal obrigação. Porém, é possível ir além. O ideal é que o estudante possa mesclar seu conhecimento técnico com experiências extraclasse.
Para isso, a participação e envolvimento em eventos culturais ajuda o aluno a conquistar tais experiências que complementam sua formação acadêmica. E, assim, para ajudar com as decisões, preparamos uma lista de eventos culturais que são importantes.
Deixando claro que, antes de tudo, o evento precisa ter relação com a graduação!
Teatro, exposições e cinema
Muitas pessoas não sabem, mas cinema e teatro representam eventos culturais como atividades complementares. É claro que precisa é preciso alguma relação com a formação acadêmica e, mais do que isso, uma justificativa.
Portanto, se você for utilizar um desses eventos culturais como atividades complementares, certifique-se de realizar o relatório exigido pela universidade. É normal que peçam uma espécie de avaliação. Dessa forma, o aluno será obrigado a relacionar o material com seu conhecimento técnico.
Palestras e congressos
Como já era de se esperar, a participação em palestras e congressos são eventos culturais que podem ser utilizados como atividades complementares. Isso porque possuem relação direta com a graduação cursada pelo aluno.
Estes eventos devem ser feitos pelo aluno e precisam emitir certificados de participação para que possam ser considerados válidos na instituição de ensino.
Vantagens da participação em eventos culturais
Agora que você já sabe como escolher eventos culturais e algumas das possibilidades, queremos apresentar quais as vantagens em inserir eventos culturais como atividades complementares na faculdade e na vida.
Melhoria de soft skills
Dentro dos atuais requisitos para ocupação de vagas no mercado de trabalho, as soft skills vêm crescendo cada vez mais. Isso significa a valorização de pessoas que possuem mais do que conhecimentos técnicos.
Pessoas com facilidade de relacionamento interpessoal, paciência e conhecimento cultural estão sendo valorizadas e procuradas no mercado de trabalho. E a participação em eventos culturais se apresenta como importante desenvolvimento dessas soft skills.
Conhecimento de novas áreas
Para o cadastro de eventos culturais como atividades complementares, é preciso que o mesmo possua ligação com a graduação realizada pelo aluno. Porém, muitas vezes, esses eventos não reúnem apenas uma área específica.
Dessa forma, é possível que o aluno tenha a possibilidade de desenvolver conhecimentos de outras áreas. O acesso a conhecimentos fora de sua área de formação podem não ser levados em conta para cadastro de atividades complementares, mas são valorizados em questões de conhecimentos gerais e culturais.
Realize eventos culturais como atividades complementares
Neste artigo, fornecemos argumentos suficientes para que você comece agora mesmo a considerar os eventos culturais como atividades complementares ao seu curso. Além de ser obrigatório o cumprimento dessas atividades, essas podem ajudá-lo a melhorar seu currículo.
E se você gostou do que preparamos, agora chegou a hora de conferir a melhor forma de adicionar eventos, palestras e congressos no seu currículo.