InícioDicasEstudosMentor de carreira na faculdade: conheça seu papel!

Mentor de carreira na faculdade: conheça seu papel!

Diferente do que muitos pensam, a mentoria é uma atividade que pode ser exercida dentro no ambiente acadêmico. Entretanto, muitos alunos ainda têm dificuldade de entender o papel do mentor de carreira do ensino superior. 

Esqueça os aconselhamentos estudantis ou orientações de estudo, este profissional tem o foco único e exclusivo de auxiliar a trajetória profissional de um aluno que está começando a se aventurar no universo corporativo. 

Quer entender melhor sobre o que é um mentor de carreira e seu papel na vida dos estudantes?  Então, continue a leitura conosco e saiba também os benefícios que o processo da mentoria pode acarretar para a sua vida profissional. 

Afinal, o que é um mentor de carreira? 

O mentor de carreira é um profissional experiente em sua área de atuação que dispõe do seu tempo para ajudar iniciantes em sua jornada no mercado de trabalho. Seu papel está centrado em auxiliar o desenvolvimento desses novos aspirantes, ao mesmo tempo que oferece um suporte. 

As principais funções de um mentor de carreira são: 

  • Elucidar alternativas e instigar novos pensamentos em relação à área de atuação; 
  • Debater os processos e a realidade da profissão; 
  • Auxiliar o aluno nas tomadas de decisão; 
  • Instigar o desenvolvimento de habilidades; 
  • Esclarecimento de ideias e próximos passos na jornada profissional; 
  • Sempre encorajar o desenvolvimento. 

Qual a diferença para o mentor de carreira universitária? 

Engana-se quem pensa que o mentor de carreira é um item de luxo que não pode ser inserido no contexto universitário. Isso porque muitos nutrem a visão do mentor de carreira como alguém extremamente sucedido e renomado em uma área de atuação. 

Tal visão está equivocada, uma vez que, para ser um mentor de carreira, é apenas preciso ter experiências e vivências profissionais. E esses requisitos são tudo que um estudante deseja! 

O papel do mentor de carreira universitária é, muitas vezes, auxiliar os estudantes dentro de espectros específicos do mercado de trabalho. Como, por exemplo, trabalhar no exterior é uma dúvida muito comum entre os graduandos, e um profissional que já realizou essa passagem pode ajudá-los a visualizarem os objetivos desse cenário. 

O mentor de carreira universitária passa a ser um pedido indispensável para os estudantes do ensino superior que possuem pouca ou quase nenhuma experiência no ambiente profissional do curso. 

Sendo assim, contar com uma mentoria de carreira na faculdade pode ajudá-lo a: 

  • Ganhar um direcionamento de carreira;
  • Construir um networking através do mentor; 
  • Focar de uma vez por todas no desenvolvimento profissional; 
  • Estar seguro frente aos futuros desafios do mercado de trabalho. 

Como o programa de mentoria funciona na faculdade? 

Agora que você já compreendeu o papel do mentor de carreira no universo das faculdades e universidades, está na hora de ver o plano em ação. Sim, você já deve ter se perguntado se um programa de mentoria é igual ao de um coach

A resposta é: não! Os mentores de uma faculdade, muitas vezes, são compostos pelos próprios discentes do grupo que possuem experiências práticas na área de estudo. A escolha do mentor é feita pelo aluno e levam-se em conta questões como: 

  • Afinidade; 
  • Área específica de atuação; 
  • Trajetórias profissionais; 
  • Personalidade e outros. 

Após a escolha do mentor mediante a sua disponibilidade, encontros são agendados para criar uma relação de troca de experiências e formatação de ideias. As reuniões podem ser tanto presenciais quanto a distância, ou seja, não é preciso morar na mesma cidade do seu mentor para buscar conselhos. 

Nos encontros, o mentor irá sugerir diversas leituras, visitas, pesquisas e referências da área para o aluno. Nesse ponto, o programa é bem livre! Assim, o aluno e o mentor podem definir a quantidade de encontros e os tópicos abordados. 

Dicas práticas para tirar um bom proveito do seu mentor de carreira 

Uma mentoria de carreira apenas irá surtir efeito se o aluno se entregar verdadeiramente nos encontros. Mas, como aproveitar ao máximo esse momento e não deixar nenhuma dúvida ou oportunidade passar despercebida? 

Listamos a seguir algumas dicas para ajudá-lo a ter um bom rendimento com o seu mentor de carreira. Veja: 

Autoconhecimento

É importantíssimo saber a sua história. E para isso, o autoconhecimento é a chave. Entender seus pontos fortes e suas fraquezas, o que te atrai e o que te leva ao tédio. São coisas simples que podem ajudar na sua trajetória de carreira. 

Ademais, muito mais do que se conhecer, é importante ser conhecido. Portanto, não tenha timidez em contar sua jornada até aqui para o seu mentor de carreira. Os mínimos detalhes podem ser cruciais no momento de montar um plano de desenvolvimento. 

Se interesse pela história do seu mentor

Não vá só tagarelar dentro da mentoria! Por sinal, antes mesmo de escolher seu mentor, é importante saber sua história para encontrar uma identificação com as suas inquietudes na área. 

Por exemplo, se você deseja atuar dentro do mercado de ações, deve procurar por um mentor que tenha uma experiência na bolsa de valores, e não por um que apenas tenha uma vivência acadêmica. 

Feito o reconhecimento básico, aproveite o momento da mentoria para entrar nos pormenores da carreira do seu mentor. Às vezes, algumas experiências que você nem imaginava podem transformar a sua visão do mercado de trabalho. 

Estabeleça metas e faça perguntas! 

Para que o progresso da mentoria seja notável, é interessante traçar metas desde o primeiro encontro. Assim, você estará focado no programa e sempre avançando passos em direção a sua carreira. 

Lembre-se: use e abuse de perguntas! Este é o momento ideal para tirar todas as incertezas da cabeça e se deparar com o mundo corporativo real. Aproveite o suporte do seu mentor para buscar mais conhecimentos e aproveitar ao máximo o processo da mentoria. 

Separamos aqui algumas faculdades, bem avaliadas pelo MEC, que dispõe de programas de mentores e podem ser uma ótima pedida para aqueles que se interessam pelos seus cursos. Confira: 

Com o papel do mentor de carreiras finalmente claro na sua cabeça, que tal ler mais conteúdos sobre a vida profissional na Voomp? Acesse aqui e saiba mais sobre uma carreira proteana! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.