InícioGraduaçãoDesign GráficoTudo o que você precisa saber sobre o curso de Design Gráfico

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Design Gráfico

Muito além de apenas artes bonitas. O curso superior tecnológico em Design Gráfico forma profissionais capacitados para fazer a diferença com seus projetos visuais.

Primeiramente, a palavra “design” tem origem do Inglês, porém foi integrada ao nosso idioma. Refere-se ao planejamento da execução de algo. Ainda, é uma palavra que se refere a uma importante área da comunicação.

O profissional de Design pode atuar em diferentes frentes. Além disso, muitos são os que tornam-se autônomos na área, atuando com prestação de serviço como Freelancer ao invés de optar pelo modelo de contratação CLT. Também há a possibilidade de esse profissional optar pela atuação na área acadêmica, ministrando aulas.

Ainda, entre as áreas que o indivíduo que opta pela carreira de designer pode escolher, está o Design Gráfico. A palavra “gráfico” se refere à representação da linguagem por sinais desenhados ou gravados. Ou seja, passa-se uma mensagem por intermédio desses elementos.

Pensando nisso, se você tem interesse em profissionalizar-se na área, o CST em Design Gráfico é uma excelente opção. Continue lendo para conhecer mais sobre o curso, a profissão, suas funções, o mercado e o que é esperado de um bom profissional da área.

O que é CST?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a sigla CST se refere a “Curso Superior Tecnológico”. Conhecido também por “tecnólogo”, diz respeito a um curso de menor duração que o bacharelado, porém ainda com validade de ensino superior. Este trabalha a formação do aluno de modo a prepará-lo para o mercado de trabalho. Dessa forma, foca-se em disciplinas e aulas práticas e a modalidade acompanha as tendências tecnológicas da sociedade, conforme o nome antecipa. Ou seja, existem cursos para diversas áreas nesse formato.

Além disso, não existe adição de matérias de cunho generalista. Dessa forma, foca-se apenas nos conteúdos que são realmente essenciais para a sua formação profissional na área escolhida.

Onde posso fazer um curso tecnólogo?

A Anhanguera, Unopar e Pitágoras são faculdades que oferecem uma variedade de cursos reconhecidos pelo MEC nas diversas áreas do conhecimento. Além de sua oferta para diferentes áreas, a instituição também dispõe de cursos de bacharelado, tecnólogo, pós-graduação, MBA, mestrado e cursos livres.

Disponibilizados em modalidade presencial, semipresencial e 100% on-line, os cursos oferecem oportunidade de formação superior para todos os tipos de pessoas.

Já o curso de CST em Design Gráfico pode ser encontrado na Unopar. Em modalidade 100% on-line, a formação dura 1 ano e meio – totalizando três semestres.

Como é o curso de Design Gráfico?

No curso de CST em Design Gráfico você irá aprender a executar de maneira prática as funções dessa profissão. A formação pode incluir disciplinas como:

  • Composição e projeto gráfico;
  • Desenho vetorial;
  • Estética;
  • Desenvolvimento de embalagens;
  • Ilustração;
  • Produção gráfica;
  • Tipografia;
  • Design Thinking;
  • Computação gráfica;
  • Semiótica;
  • Animação 3D;
  • Dentre outras.

Desse modo, a formação lhe permitirá trabalhar em empresas das mais diversas áreas, promovendo uma comunicação assertiva por meio da identidade visual, materiais e demais artefatos para a organização.

Além disso, este profissional trabalha diretamente com ferramentas de produção gráfica. Dessa forma, o aprendizado acerca da utilização destes programas está incluso na formação.

Dentre os mais utilizados estão os programas da Adobe Inc. A marca multinacional é responsável pelo desenvolvimento de softwares de multimídia e criatividade. Dentre eles, estão o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe InDesign, que costumam marcar presença na rotina dos estudantes e profissionais da área.

O bom exercício da profissão envolve conhecimentos de, além das disciplinas técnicas e domínio de softwares de criação, elementos da psicologia, marketing, estética, cultura e outros.

Nesse sentido, isso acontece por conta da importância deste profissional conhecer de maneira íntima os materiais que manipula, as técnicas de comunicação por meio do visual dos mesmos e a mente do consumidor que pretende atingir.

Por que fazer o curso de Design Gráfico?

No início da profissão não era necessário o diploma para exercício pleno da função de designer gráfico.

Entretanto, em 2013 foi aprovada proposta que regulamenta a função. Dessa forma, reserva-se o exercício da profissão àqueles que possuem formação em Design ou áreas relacionadas. Com isso, ao passar pelo curso, você adquire os conhecimentos necessários e ainda se adequa à regulamentação da profissão.

Além disso, a função do designer gráfico diz respeito não somente à manipulação de softwares que podem ser aprendidos isoladamente. A profissão também exige técnica, estratégia e habilidade para desenvolvimento de soluções.

Por que escolher o CST em Design Gráfico?

O curso superior tecnológico em Design Gráfico é uma excelente forma de você se preparar para o mercado de trabalho. Principalmente ao considerar que este possui a mesma validade de ensino superior de um curso de bacharelado, porém com a vantagem de ser realizado em menos tempo.

Ou seja, você usufrui de toda a bagagem técnica necessária para executar suas funções com qualidade e segurança. Ainda, passa a possuir o preparo específico necessário para a atuação no mercado.

As principais vantagens do curso de CST em Design Gráfico incluem:

  • Sua praticidade em decorrência do menor tempo e seleção de disciplinas mais práticas e voltadas para aplicação no mercado;
  • Essa seleção de disciplinas permite melhor especialização e segmentação do aprendizado. Ou seja, você aprende tudo de maneira direta, por meio de conteúdos altamente aplicáveis em sua rotina profissional;
  • Menor valor de investimento do que um curso de bacharelado ou licenciatura;
  • Por sua curta duração, pode significar uma entrada mais rápida no mercado de trabalho;
  • Apresenta o mesmo peso de ensino superior que o bacharelado ou licenciatura.

Além disso, cursos tecnológicos acompanham as tendências e demandas do mercado, o que significa que uma carreira que possua essa opção de curso apresenta alta receptividade no mercado de trabalho.

Os cursos tecnológicos são destinados principalmente àquelas pessoas que já têm clareza acerca da área em que desejam atuar. Isso se dá justamente pela sua especificidade. Ou seja, quando você opta pelo curso tecnólogo de Design Gráfico você não se depara com disciplinas e conteúdos que não sejam restritos à atuação nessa função. Além disso, oferece uma capacidade de especialização maior para quem o cursa.

O que faz o profissional de Design Gráfico?

Primordialmente, o designer gráfico é responsável pelo desenvolvimento de peças visuais para a marca ou organização em que trabalha ou para quem presta serviço. Ainda, podem ser realizados projetos tanto para o ambiente digital como impresso. Com os avanços na tecnologia nos últimos anos, a profissão sofreu grandes transformações.

Dessa forma, algumas das responsabilidades do designer gráfico atualmente são:

  • Planejamento e projeto de materiais gráficos;
  • Garantia da funcionalidade dos materiais projetados;
  • Promover conexão entre o visual desenvolvido e o público, valores e objetivos procurados pela marca;
  • Dominar as ferramentas de design gráfico.

Trata-se de um profissional diretamente ligado ao desenvolvimento de identidade das marcas com que trabalha. Sendo assim, responsável pela caracterização e lembrança da marca perante seu cliente. Dessa forma, sua atuação pode acontecer em:

  •  Agências de publicidade – podendo ter seu foco em desenvolvimento de identidades visuais, arte para conteúdo, campanhas de produtos ou serviços, entre outros;
  • Editoras – trabalhando na parte de editoração de obras literárias, capas e afins;
  • Empresas da área de comunicação – principalmente desenvolvendo materiais para clientes;
  • Emissoras de televisão – com elementos de branding e identidade visual;
  • Gráficas – na produção de materiais sob demanda;
  • Empresas da área cinematográfica;
  • ONGs;
  • Indústrias;
  • Comércios;
  • Escritórios – normalmente no setor de marketing e comunicação;
  • Startups;
  • Empresas de embalagem;
  • Produtoras de vídeo;
  • Dentre outros.

Os mencionados materiais também incluem panfletos de oferta e divulgação, cartões de visita, layouts e websites, banners e outdoors, revistas e jornais, logotipos para marcas e desenvolvimento de identidade visual. Além disso, esse é um profissional que também atua na produção de animações para o ambiente digital.

Essa é uma profissão cada vez mais requisitada nos diferentes espaços. Dentro de uma empresa sua atuação pode ser voltada para:

  • Oferecimento de serviços a terceiros – como é o caso das agências e gráficas, por exemplo;
  • Comunicação interna da organização – desenvolvimento de peças para materiais internos;
  • Desenvolvimento de peças de marketing – para promover a marca ou organização e seus produtos.

Como está o mercado para o designer gráfico?

O mercado de trabalho de Design Gráfico está em constante transformação e torna-se cada dia mais requisitado e com diversas ofertas para profissionais da área. A forte evolução das tecnologias e aumento no consumo e influência das mídias sociais exerceu efeitos positivos para a atuação deste profissional. Mesmo com as demais especialidades na área do design, a parte gráfica continua tendo grande destaque e importância no processo de consumo.

As grandes capitais são as regiões onde estes profissionais mais são requisitados, principalmente pela concentração de grandes empresas. Entretanto, o trabalho desses profissionais como Freelancers também é necessário para empresas de menor porte.

O designer gráfico formado pelo CST da Unopar pode atuar nas áreas de design gráfico, design de comunicação, design digital, direção de arte, ilustração, produção gráfica, design editorial, design audiovisual, design para web e design de interfaces (UI).

As transformações às quais a sociedade foi submetida com os avanços da tecnologia e novas tendências de comportamento de consumo serviram para valorizar a função do designer gráfico. Podendo atuar em diversas frentes, esse é um profissional muito requisitado nos dias de hoje. Entretanto, é necessário que haja uma boa formação somada a atributos pessoais para contribuir na atuação no mercado.

Apesar de o mercado do design já contar com diferentes especializações, o Design Gráfico continua sendo uma área extremamente atual e necessária. Acompanhando as atualizações tecnológicas e tendências de mercado, trata-se de um profissional com papel cada vez mais decisivo no funcionamento de empresas. Seu trabalho em torno do desenvolvimento de identidade visual e estratégias de branding para melhor percepção de marca são considerados essenciais.

Por que o designer gráfico é importante para as empresas?

O designer gráfico é o profissional responsável por desenvolver elementos visualmente coerentes com a proposta da marca. Esta proposta pode estar baseada nos valores da organização, caracterização assertiva do produto a fim de diferenciá-lo da concorrência, destaque para seu perfil nas redes sociais e afins. Ou seja, este é o profissional que disponibilizará, de maneira gráfica, a mensagem que a organização deseja passar.

Dessa forma, escolher um profissional capacitado para exercer a função pode ser decisivo para a organização. Em um contexto em que o ambiente digital exerce forte influência no cotidiano das pessoas, é essencial uma presença significativa e marcante para as marcas. Nesse sentido, o profissional de design é fundamental para uma criação de artes e identidade visual adequada.

Uma das principais linhas de atuação do designer gráfico é o branding. Este engloba não somente a criação de identidade visual da empresa, como também a gestão de demais elementos que agreguem à experiência do consumidor com a marca.

Dessa forma, estão incluídas ações que evidenciam o posicionamento da empresa, seu propósito e valores. Com isso, busca-se o despertar de sentimentos e sensações no consumidor. Em uma estratégia de branding, estas são as principais bases para influência no processo de decisão de compra desse público potencial.

Em linhas gerais, esta é uma área que atua na percepção da sua marca ou produto no mercado perante seus clientes. O designer gráfico, munido de seus conhecimentos e softwares, é capaz de exercer forte influência na relação da marca com seu público-alvo.

O que preciso para saber para ser um bom designer gráfico?

Este é um profissional que possui olhar estético apurado, além de uma boa criatividade para dar vida aos projetos necessários. Ainda, é fundamental que a pessoa que se interesse pela área tenha habilidade de comunicação, pois esta é uma função que exige integração com as demais áreas da organização. 

Nesse sentido, será exigido desse designer o domínio acerca de paletas de cores e identidade visual para marcas. Os conhecimentos de psicologia e neuromarketing também serão aplicados seguindo a mesma linha de raciocínio. Para que este profissional possa desenvolver de maneira eficaz os projetos gráficos, deve-se haver uma boa familiaridade com o público almejado.

Um designer gráfico qualificado deve ser caracterizado pela junção de conhecimentos técnicos apreendidos e habilidades pessoais. O domínio das ferramentas a serem utilizadas é um fator decisivo para a execução de suas atividades. Entretanto, aspectos como a sensibilidade do profissional e sua capacidade de ser criativo também são primordiais. Ou seja, além da capacitação promovida pelo curso, você precisará exercitar suas características individuais.

Qual é o perfil de um bom designer gráfico?

Dentre essas características, estão a empatia e capacidade de se adaptar de acordo com o segmento de seu cliente. Cada segmentação de público específico irá direcionar o profissional para um novo esquema de cores, formatos e até tipografias a serem utilizados no projeto gráfico. Bom senso estético é um atributo indispensável.

O designer gráfico deve ser uma pessoa de olhar atento. O zelo pelos detalhes pode ser o diferencial entre um projeto eficaz ou não. Curiosidade, ética e afinidade com tecnologia também são atributos consideráveis para o sucesso nessa profissão. Também é imprescindível que um bom designer esteja sempre bem informado sobre novas tendências. A atualização constante é um elemento crucial para o bom desempenho desse profissional. 

Ainda, considerando que a função deste profissional exige o manuseio de diversos arquivos, a organização é uma característica que será muito útil na sua rotina na profissão. Essa característica também torna-se importante ao considerar a alta na atuação de profissionais autônomos e freelancers na área. Ou seja, muitos designers gráficos atuam com prestação de serviço sem que haja a ordem direta ou monitoramento de um supervisor. Dessa forma, é preciso que o indivíduo que optar por essa forma de trabalho seja responsável e organizado com as demandas recebidas e prazos a serem cumpridos.

Não me considero criativo, devo desistir do curso de Design Gráfico?

Caso você não se considere uma pessoa criativa, não se desespere! Apesar de existirem pessoas que possuem maior tendência à criatividade, essa não é uma condição com que se nasce ou não. Você pode exercitar a sua de modo a estimular seu aumento dia após dia. Tanto a rotina no curso de CST de Design Gráfico como os dias no exercício da função irão lhe possibilitar fazer isso. Você não precisa desistir do curso apenas por não sentir que possui essa característica tão aflorada por enquanto.

Preciso saber desenhar para ser designer gráfico?

Se você tem interesse na área de design gráfico mas não sabe desenhar, saiba que isso não é um impeditivo. Você pode se formar e atuar na área mesmo sem grandes habilidades artísticas. Isso porque, principalmente em decorrência dos avanços tecnológicos, não é exigido ao profissional de design gráfico que sejam feitos desenhos à mão. Inclusive, os já mencionados softwares da Adobe podem quebrar o galho do profissional que precisar executar funções semelhantes.

Ou seja, se você não possui boas habilidades artísticas, não será necessário desistir da profissão. Como já foi dito anteriormente, a atuação do designer também se concentra nas novas tecnologias e desenvolvimento de projetos.

Dessa forma, considera-se que, atualmente, a habilidade em desenho não é uma obrigatoriedade do designer gráfico. Ainda assim, pode ser considerada um diferencial.

Devo fazer o curso de CST em Design Gráfico ou o bacharelado em Publicidade e Propaganda?

A formação em Publicidade e Propaganda está entre as autorizadas pela regulamentação da profissão do designer gráfico. Dessa forma, como decidir entre os dois cursos?

Por um lado há a graduação em Design Gráfico, que pode ser realizada tanto no bacharelado como através do curso superior tecnológico. Ou seja, o interessado em ingressar na área possui a opção de escolher entre ambas as modalidades. Enquanto uma delas possui foco para o preparo ao mercado de trabalho e de menor duração.

Ainda assim, temos a formação em Publicidade e Propaganda. O curso possui duração de 4 anos e abrange diversos aspectos da comunicação. Diferente da formação pelo curso de CST em Design Gráfico, o curso incluirá outros elementos da comunicação e marketing.

Ainda, por tratar-se de um curso de bacharelado, a formação em Publicidade contará com disciplinas não tão focadas na atuação deste profissional. Ou seja, disciplinas voltadas para Sociologia, outras de âmbito geral e as direcionadas para outras áreas da Publicidade.

Isso significa que, se você possui clareza de que a área gráfica e visual é o que te interessa, a formação para designer será mais proveitosa. Além disso, optando pela formação no curso de CST em Design Gráfico, você ganha tempo em sua formação e se forma pronto para atuar no mercado.

Conclusão

Se você é uma pessoa que se interessa por elementos visuais e acredita na contribuição que estes oferecem para a comunicação de marcas, essa profissão pode ser para você. Curiosidade, interesse e familiaridade com tecnologia, além de boa capacidade de adaptação, são qualidades valorizadas na área. Manter-se informado é um elemento essencial para um bom profissional na função.

O designer gráfico possui portas abertas para atuar em quaisquer segmentos de mercado. Principalmente quando se refere à criação de identidades visuais e artes promocionais. Ou seja, são diversas as oportunidades para o indivíduo que opta por se qualificar na área. Ainda, o curso de CST em Design Gráfico oferece a possibilidade para que pessoas interessadas possam ter a formação em menos tempo sem perda na qualidade do conteúdo e aprendizado. Com foco em soluções e demandas do mercado de trabalho, trata-se de uma excelente pedida para quem se interessa pela função.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.