Já sabe que vai cursar Design gráfico e quer entender mais sobre aliar conhecimento técnico e senso estético? Fique conosco para descortinarmos essa informação e muitas outras.
O design gráfico é um curso muito importante. É voltado para quem vai trabalhar com a criação de identidades visuais. Ou seja, a elaboração de uma marca sempre passa pela mão do profissional da área. E é através de técnicas e também com a consulta do repertório estético que o designer gráfico vai realizar essa tarefa.
Muito se fala sobre a necessidade de aliar conhecimento técnico e senso estético adquiridos no curso. Aqui, entenderemos como se desenvolve essa sensibilidade e que muito dessa construção interior advém de uma boa observação e, também, de técnicas. Dessa forma, ficará claro que a técnica e a estética sempre andam juntas.
O que você verá neste artigo:
Compreendendo o senso estético no âmbito do Design Gráfico
Você sabia que trabalhar com o senso estético está diretamente ligado com as técnicas de Design gráfico? Por isso, enquanto o aluno adentra nesse campo, já começa a lidar com essas ferramentas do pensamento estético. A estética é um ramo do conhecimento que trata não só da beleza, como também do que se é admirável e harmonioso.
No campo do Design gráfico, a estética atende a padrões de harmonia entre os itens de cor, espaçamento, tipografia, desenho, contraste, entre outros. Então, estudar uma área voltada a criação é mergulhar no oceano de técnicas que vão trazer uma compreensão estética. Normalmente, isso acontece através de exemplos do que é bom e do que não é bom fazer.
Temos visto inúmeras propagandas muito bem pensadas e outras nem tanto. A começar por esses tipos de criação, o aluno já pode identificar padrões estéticos. E isso é fundamental para se iniciar um repertório. É com esse repertório que, mais tarde, o profissional consultará dentro de si para criar.
Por fim, devemos ter em mente que é possível e sempre necessário intercambiar o senso estético com o que se vê e se aprende em aula. Os professores estão aptos a chamar essa atenção sensível dos alunos para que, como já dissemos, seja criado um repertório. Essa bagagem também é aumentada quando estamos atentos ao mundo, às artes, às propagandas.
Diferenças entre utilizar técnicas para desenho comum e no Design Gráfico
Muitas pessoas fazem confusão com o curso de Design gráfico e o de desenho. Talvez porque ambas as áreas estão interconectadas no quesito da criação gráfica. Porém, existem diferenças entre essas duas atuações e produzem profissionais totalmente diferentes.
O desenho é um ramo das artes, enquanto o Design gráfico, muito embora detenha técnicas artísticas, é um campo da comunicação social. Por isso, é determinante que o aluno de design gráfico se capacite com softwares específicos. Normalmente, essa capacitação abrange programas de desenho vetor e de tratamento de imagens.
Enquanto no desenho há uma interação apenas entre estruturas não digitais, no design gráfico o trabalho acontece diretamente no computador. É claro que esboços podem ser desenhados, antes. Mas, a construção de identidades visuais é algo digital.
Digitalizar o processo criativo é essencial para poder salvar os documentos de maneira correta. E também para encontrar maneiras de exportar os trabalhos para impressão. Existem muitas formas de realizar essas tarefas, e isso é totalmente tutelado durante o curso.
Por fim, para te deixar a par do que é vetor e tratamento de imagens, podemos dizer que a primeira é um tipo de desenho que se faz no programa específico para isso. A segunda é a atualização de uma imagem, seja foto ou desenho, já pronta. Então são atividades diferentes, mas que corriqueiramente estão juntas em um projeto de Design gráfico.
Criação e estratégia: por que são importantes na hora de pensar uma marca?
Agora que já sabemos que é possível aliar conhecimento técnico e senso estético, verificaremos o que é pensar uma marca. Quer dizer, um designer gráfico é antes de tudo um estrategista. Isso porque o briefing do cliente é um norte, mas a criação da marca requer pensamento analítico. E essa análise faz parte da construção do objetivo em criação.
Aliar conhecimento técnico e senso estético traz sempre muito do repertório, mas concomitante à apresentação do que se desenha. A identidade visual de uma marca deve obedecer a um manual que conta todas as suas características. Então, já que estamos tratando de técnica e estética, é importante você saber como isso funciona.
O trabalho de um designer gráfico está para além do trabalho de desenho. Pois, congrega o objetivo de criação através de estratégias lógicas e estéticas. O uso de uma cor, por exemplo, representa algo para alguém. No caso que estamos tratando, pode ser a necessidade de vincular o estudo das cores com o propósito de impactar o cliente de uma marca.
Quantas vezes ligamos certas combinações de cores a uma marca qualquer. E isso apenas em relação à cor. Mas, como já pontuamos, as estratégias e táticas de comunicação de um designer gráfico vão trabalhar com vários outros mecanismos do design.
As vantagens de se atirar para criar projetos voluntários
Se você ainda não possui muitos trabalhos ou nenhum trabalho como designer gráfico, temos aqui uma dica valiosa. Trata-se de se colocar como designer voluntário dentro do terceiro setor. Muitas organizações sociais buscam profissionais que queiram contribuir com seu trabalho. Para um designer gráfico, isso é excelente. Porque atribui a vantagem de exercitar a habilidade criativa com a composição do seu próprio portfolio.
O que garante uma boa colocação no mercado, além da formação, é ter um bom portfolio. E mesmo para quem ainda não tem familiaridade com os programas de criação, é possível investir em projetos voluntários assim que isso for adquirido na faculdade.
Além disso, é muito importante praticar na área, aplicando o senso estético adquirido com as técnicas aprendidas em aula. Compor um bom portfolio com voluntariado é uma saída interessante para quem quer trabalhar com o design gráfico quanto antes. Ainda, como todo trabalho, vai te dar a oportunidade de debater ideias e aprender com os outros setores dessas organizações.
A grade curricular do curso de Design Gráfico
O curso de Design gráfico é de nível tecnólogo. E isso é ótimo para quem precisa otimizar as matérias, entrando mais cedo para o mercado de trabalho. Portanto, recomendamos que também cheque no site das universidades a grade curricular e demais vantagens oferecidas.
Existem grandes centros universitários, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, que possuem o curso de design gráfico e ainda ofertam bolsas de estudo e diferentes módulos de ensino para seus alunos. Vale a pena dar uma olhada!
E para conhecer um pouco mais desse curso, separamos algumas matérias que você deverá encontrar nele. Algumas nomenclaturas podem mudar de faculdade para faculdade. Mas, de modo geral, você poderá estudar disciplinas, como:
- Comportamento do Consumidor;
- Comunicação e Linguagem Visual;
- Contextos do Design Brasileiro;
- Criação de Layouts;
- Desenho e Ilustração;
- Design Estratégico para Inovação e Sustentabilidade;
- Design para Mídias Digitais;
- Design para Mídias Impressas;
- Direção e Edição em Design;
- Marketing e Design;
- Metodologia de Projeto;
- Processo de Criatividade, entre outros.
Se você está na pegada do vestibular, temos uma matéria que fala tudo sobre como realizar a última revisão antes da prova. Clique aqui e leia agora mesmo!