InícioDicasEstudos5 dicas para ingressar na faculdade após os 60 anos

5 dicas para ingressar na faculdade após os 60 anos

Quem disse em determinado momento que a vida acabou após os 60 anos sabe coisa alguma sobre o mundo? Além disso, se você já passou desta ‘pontuação’, tudo é bônus, não acha? E, outra: os 60 são os novos 40! Então, vamos rumo à universidade.

E tudo fica ainda mais fácil com sabedoria, começando pela matemática e pelas diversas ciências e áreas de estudo ou trabalho que você sempre amou. Mas que, por um fato ou circunstância, acabaram ficando longe da sua rotina ou realidade. Quem sabe, distante geograficamente da faculdade que tanto desejava cursar. Mas, hoje, a internet leva a tão sonhada graduação direto para o conforto da sua casa, ainda mais se for 100% online.

Agora, você já não tem a necessidade de cuidar dos seus filhos e também dos netos. Esses pequenos agora são responsabilidades daqueles que você cuidou antes, alimentou e vestiu. Agora está na hora de voltar a estudar! 

Portanto, é chegado o momento de continuar a se aprimorar, colocar esse cérebro para pensar  e obter o diploma que há décadas você adiou por tantos outros motivos. Sem falar que o maior portal de informações sobre o mundo acadêmico, mercado de trabalho e outros assuntos vai te dar aquela forcinha!

Como diria o sábio chinês: 

Você não tem idade demais e nem viveu tempo demais.
Você na verdade sabe demais e faltou o diploma!

Venha com a Voomp e aprenda mais uma vez um novo caminho das pedras para ingressar na universidade e realizar aquele sonho que ficou guardado.

5 dicas para ingressar na faculdade após os 60 anos

Hoje, vamos começar a facilitar a sua vida como aspirante à faculdade. Depois de ler cada uma dessas dicas, vai ser preciso colocar em prática e parar de perder mais tempo. Promete? E deixa a família esperando um pouco, pois o foco agora também é a sua realização pessoal e profissional.

Aliás, pensamos nas dicas projetando que você já saiba qual carreira deseja fazer! Afinal, essa é a essência do ‘Projeto Faculdade’. Essa parte é apenas contigo!

Dica n°1 – Procure cursos 100% online, semipresenciais ou remotos

Como falamos no início do post, você agora tem uma aliada para a realização do seu ‘Projeto Faculdade.’ Atualmente, o ensino online, as aulas semipresenciais e as diversas modalidades EAD utilizam a internet como ferramenta de aprendizagem.

Mesmo que você ainda viva no interior e já tenha um certo conhecimento de como usar vários dispositivos eletrônicos (smartphone, notebook, computador pessoal e tablet) é só colocar a mão na massa. Porém, antes você tem que fazer o vestibular, não é mesmo? Logo, o estudo vai começar antes de ingressar no curso superior.

Dica n°2 – Verifique seus documentos para agilizar as coisas

Antes de mais nada, você precisa encontrar os documentos que comprovem a conclusão do ensino médio (antigo segundo grau ou clássico/científico). Caso você não encontre, sempre é recomendável ter contato com a cidade onde realizou os estudos e entrar em contato para verificar a disponibilidade do documento. 

Entretanto, se você não completou o que chamamos atualmente de ensino médio, vai ter que fazer o seguinte: um supletivo ou ingressar em uma instituição que oferece o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além de também estar disponível de forma 100% online, muitos desses cursos já lhe fornecem um acompanhamento com foco no vestibular ou na prova de ingresso da faculdade. Sem falar que lhe preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Dica n°3 – Entenda as Formas de ingresso na faculdade

Um dos momentos mais importantes do ‘Projeto Faculdade’ é saber tudo sobre as formas de ingresso. Ou seja, os diversos tipos de caminhos que a instituição de ensino superior oferece para os futuros universitários poderem fazer o curso. Afinal, é assim que você deve se chamar a partir de agora. Repita com a gente em voz alta e com todas as letras:

U – N – I – V – E – R – S – I – T – Á – R – I – O

No Brasil, existem algumas instituições que oferecem uma grande variedade de caminhos. Veja abaixo quais são:

Dica n°4 – Aproveite para fazer o Enem e tirar uma boa nota

Definitivamente, esta pode ser a ‘dica de ouro’ para ingressar na faculdade após os 60 anos: aproveite para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Lembre-se: não existe idade mínima ou máxima para prestar este exame. Mas a questão de sua importância não reside aí no assunto faixa etária. Mas, sobretudo a nota que você obter por meio dele. Antes de mais nada, aproveite o tempo para se dedicar aos conteúdos do Enem, ao mesmo tempo que escolhe a sua futura universidade.

Universidades Públicas

Se você não fizer a prova como treineiro, é possível utilizar a nota para concorrer às vagas em universidades públicas de todo o país. O processo acontece pelo Sisu, onde todos os concorrentes são classificados de acordo com a nota.

Universidade Privada

A nota também serve para entrar em instituições particulares. Enfim, seu desempenho pode ser usado como forma de ingresso em uma faculdade privada com essa modalidade.

Dica n°5 – Escolha uma instituição de ensino superior qualificada

Finalmente, depois de passar por todas as fases do ‘Projeto Faculdade’ chegou o momento que você tanto esperou: escolher a instituição de ensino onde vai estudar.

Vamos recordar as dicas anteriores e preste atenção: 

  • Aproveite o uso da internet; 

  • Pense na sua documentação e se organize; 

  • Confirme se a universidade oferece diversas formas de ingresso;

  • Aproveite a nota do Enem.

Agora, procure uma instituição de ensino superior que ajude você a conquistar o seu sonho em ingressar na faculdade após os 60 anos e que lhe dê todas essas opções. Afinal, todos precisamos de uma ajuda para chegar lá!

Abaixo, colocamos três opções de IES locais que possuem oferecem oferecem este tipo de suporte aos seus futuros universitários:

E, por fim, basta se inscrever e respeitar as formas de ingressar no curso. Cumpra sempre todas as etapas de aprendizado, faça boas provas e sucesso em sua carreira acadêmica.

A Voomp vai estar esperando suas próximas leituras sobre o mercado de trabalho. Já que sabedoria e diploma serão necessários para dar continuidade no seu próximo sonho.

Quando se formar, clique aqui nesse link e não esqueça de mandar uma mensagem para nosso time. Pois fomos nós que começamos te dando essa forcinha. Jamais se esqueça disso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.