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O que é Marketing Médico?

O marketing médico é uma ação repleta de desafios, ainda mais após o período da pandemia da Covid-19. Isso porque as pessoas, de todos os lugares, passaram a consumir mais informações relacionadas à saúde de forma online. 

Dessa forma, o hábito antigo de pesquisar sintomas e tratamento no Google se intensificou ainda mais. Esse cenário pode ser uma boa oportunidade para alguns profissionais trabalharem na captação de novos pacientes / clientes. 

Entretanto, no caso da Medicina, existem regras rígidas sobre o uso de propagandas e estratégias de marketing. Para isso criamos esse conteúdo, com o intuito de esclarecer como realizar uma estratégia de marketing médico de qualidade e legal. 

Quer saber mais sobre? Continue a leitura conosco! 

Afinal, o que é o Marketing Médico? 

O marketing médico, assim como o marketing tradicional, tem o seu foco voltado para promover um profissional e/ou uma empresa específica para conquistar cada vez mais pacientes e aumentar o seu faturamento no final do mês. 

Ou seja, por meio dessa prática, hoje cada vez mais voltada para o mundo digital, o público alvo passa a ter uma percepção correta dos serviços prestados por aquele médico e consultório. 

Ademais, é também trabalhada a imagem do profissional e/ou estabelecimento, que passa a ganhar muito mais notoriedade dentro da área de atuação e se destaca de seus principais concorrentes. 

Assim, pense no marketing médico como um mecanismo personalizado de atração e fidelização de pacientes. Mas, por que apostar nesse ramo da publicidade? Confira no próximo tópico. 

Qual a importância do Marketing Médico? 

Engana-se quem pensa que o marketing médico é apenas mais uma forma de autopromoção inventada do curso de publicidade e propaganda. Essa técnica requer muito estudo, dedicação e experiência para ser posta em prática.

Portanto, se você deseja realizar esse trabalho, aposte em uma qualificação técnica, desde cursos livres até uma graduação em Marketing. A mesma coisa vale para médicos que desejam contratar esse tipo de serviço. Opte por profissionais especializados! 

Com um bom nível de conhecimento, a sua estratégia de marketing médico passa a propiciar inúmeras vantagens, como: 

  • Melhor posicionamento de imagem; 
  • Maior visibilidade dos serviços; 
  • Maior autoridade e reconhecimento do profissional e/ou consultório; 
  • Aumento de fluxos de pacientes; 
  • Criação de uma relação de confiança com seu público alvo; 
  • Criação de conteúdos úteis sobre a área da saúde para seus pacientes; 
  • Aumento da lucratividade do profissional e/ou do consultório; 

E lembre-se: nunca é tarde demais para começar a estratégia! Não importa se o médico tem mais de 15 anos de carreira, experiência, ou acabou de se formar na residência. Todos os cenários funcionam dentro da estratégia de marketing médico. 

Como montar uma estratégia ética de Marketing Médico? 

Agora que você já compreendeu o que é e a importância da prática do marketing médico, está na hora de conhecer o planejamento dessa estratégia. Diferentemente de outros nichos, a medicina estabeleceu uma série de regras para a sua publicidade. 

Ou seja, é importantíssimo estar ligado nas normas impostas para que o seu plano esteja dentro da Lei e possa render todos os benefícios citados no item anterior. Para isso, destacamos aqui os principais pontos que o Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu para o uso do marketing médico. 

Veja: 

  • Tenha responsabilidade sobre o seu conteúdo 

O CFM exige que todos os conteúdos que contenham informação sobre a área da saúde sejam assinados por um responsável da área da medicina. Ou seja: se você decidir realizar um post no Instagram sobre “gripe”, é necessário divulgar seus números de registros. 

Dessa maneira, o CFM pode garantir que o profissional realmente tenha as especializações adequadas para abordar o assunto em meios digitais como uma forma de captação e retenção de pacientes. 

  • Não faça promessas! 

Dentro da estratégia de marketing médico, é proibido garantir qualquer tipo de resultado. Principalmente se as promessas de resultados estão atreladas com “possíveis diagnósticos”. 

Sem que haja uma consulta prévia, o médico não pode recomendar um certo tipo de tratamento e prometer resultados x, y ou z para o seu paciente. Esses cenários são encontrados em comunidades e fóruns da internet. 

Lembre-se: nada substitui o contato presencial com seu paciente! Ao invés de prometer resultados, prometa o seu comprometimento em fazer o melhor. 

  • Cuidado com a autopromoção 

Mostrar comprometimento é muito diferente de se intitular o melhor profissional da área. O CFM veta o uso de termos como “o melhor” ou “o único profissional/ consultório que oferece”.

Ou seja, abandone jargões que sugerem superioridade frente a outros profissionais da área da medicina. Junto disso, evite fotos de celebridades para promover o seu tratamento e se atente para divulgar conteúdos úteis e não apenas focados em números de oportunidades. 

Os primeiros passos de um plano de marketing médico 

Mesmo com tantas ressalvas, é possível realizar um plano de marketing médico legalizado e repleto de sucesso. Quer saber como? Veja os passos a seguir: 

1- Saiba sua concorrência e público-alvo 

Antes de mais nada, saiba quem é o seu concorrente. Avalie seus canais de comunicação e preste muita atenção no que ele faz. Mas calma, não vá fazer igual! Esse estudo é praticamente um “reconhecimento de campo”. 

Assim, você saberá quais são as melhores estratégias e identifique falhas na concorrência para ganhar uma oportunidade ainda maior frente ao seu marketing médico. Além disso, aposte no reconhecimento do próprio público-alvo. 

Logo, levante questões como hábitos diários e de consumo para entender os melhores canais de comunicação para transmissão de conhecimento para a sua pessoa ideal! 

2- Adquira conhecimento 

E nada melhor do que contar com um estudo de qualidade para embasar os seus conhecimentos de marketing. Se você deseja partir para a estratégia de marketing médico para alavancar a sua carreira ou já é um profissional da área e se interessou pela vertente: estude! 

Invista na capacitação, seja na vertente de cursos livres e de extensão, ou até mesmo graduações e pós-graduações. Separamos aqui uma lista de faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem a porta de entrada para esses conhecimentos. Confira: 

3- Apoie-se na tecnologia 

É óbvio que a tecnologia não fica de fora desse campo do conhecimento, ainda mais que o marketing digital é a nova bola da vez. Portanto, não apenas pense nas redes sociais como meios de propagação da sua estratégia, pense na internet como um método de estudo e continuidade da propagação de conhecimentos. 

Gostou de conhecer as estratégias de marketing médico? Que tal conferir como conseguir um estágio em Marketing e Propaganda? 

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