InícioDicasMercado de trabalhoO que é um pitch profissional?

O que é um pitch profissional?

Você já ouviu falar sobre um pitch profissional? Essa é uma tática que requer muita prática para que você obtenha o sucesso desejado. Diferentemente do que alguns podem pensar, essa não é uma metodologia de improviso. 

A técnica do pitch é muito usada em ambientes corporativos, como em startups e em mercados financeiros. A ideia é basicamente chamar a atenção do seu interlocutor e definir um tom para uma conversa de negócios. 

Então, para conseguir promover a sua brilhante ideia para o mercado de trabalho, é importantíssimo ter na ponta da língua um pitch profissional matador, aquele que é impossível de ser recusado.  

Quer conhecer mais sobre essa estratégia, seus diferentes tipos e como uma boa educação pode ajudá-lo a desenvolver essa técnica? Então, continue a leitura conosco! 

Afinal, o que é um pitch profissional? 

Basicamente, um pitch é uma rápida e direta apresentação que tem como objetivo principal despertar o interesse do ouvinte em relação a uma ideia, processo ou investimento. Normalmente, o tempo de duração de um pitch é de, no máximo, 5 minutos. 

Dessa forma, o seu pitch precisa trazer informações relevantes e essenciais sobre o tópico discutido. Elas podem ser dispostas apenas por meio da fala, ou também com a ajuda de um material visual – como um Power Point, um Canva, um infográfico, etc. 

Existe um pitch para cada tipo de situação? A resposta é: sim! Você pode adequar essa estratégia em diferentes momentos da sua vida profissional. Quer saber como? Veja o próximo item! 

Conheça tipos diferentes de pitchs profissionais 

Como dito anteriormente, existem alguns tipos de pitchs que podem ser aplicados em situações diferentes. Veja: 

  • Empresarial 

O Pitch empresarial tem o foco para situações no ambiente corporativo. Ou seja, caso você decida apresentar uma ideia de um novo processo na sua empresa, ou ressaltar um problema identificado, use essa técnica! 

Lembre-se de que, nesse momento, você provavelmente estará se dirigindo para os seus gestores, CEOs e, até mesmo, investidores. Portanto, conte com um apoio imagético que comprove seus pontos de vista levantados pela oratória. 

  • Pessoal

Você também pode focar na estratégia de pitch para um objetivo mais pessoal, como uma entrevista de emprego. Aqui, o seu principal foco será ressaltar suas experiências de maior destaque, seus objetivos profissionais e suas habilidades. 

Foque também nas suas características pessoais e conte apenas com o auxílio da sua fala, pois apoios de imagem podem atrapalhar a técnica nessa situação. Esse pitch pode ser usado tanto presencialmente como por telefone ou por videoconferência. 

Alguns pontos que podem te ajudar na construção do roteiro do seu pitch pessoal são: 

  1. Quem é você e o que faz? 
  2. Por que você é um profissional importante? 
  3. Quais são seus objetivos profissionais? 

Respondendo a essas três perguntas, você terá um pitch perfeito para uma entrevista de emprego e até mesmo para futuros networkings.

  • Elevator pitch 

A técnica do Elevator Pitch faz a alusão a situações corriqueiras e cotidianas, como um encontro em um elevador. Logo, esse momento requer que você se esforce no seu discurso para ser o mais direto possível, e apresentar com maestria seus pensamentos em um breve período. 

Alguns especialistas dizem que o elevator pitch não deve se estender por mais de 1 minuto. Parece impossível, mas não se assuste! Apresentar seus pensamentos em um curto tempo requer prática.

Saiba como fazer um pitch profissional 

Agora que você já compreendeu o que é um pitch profissional, seu objetivo e seus modelos, chegou o momento de colocar em prática essa técnica. Para isso, é necessário saber o passo a passo de como implementar esse modelo de apresentação de sucesso. 

Por isso, separamos algumas dicas cruciais sobre como fazer um pitch profissional. Tome nota e lembre-se: a perfeição é seguida de prática!

Pratique o autoconhecimento 

Saber tudo sobre você mesmo é a chave para um pitch profissional perfeito. Isso porque o autoconhecimento permite que você identifique suas forças e fraquezas em diversos campos, desde personalidade até momentos de ação. 

Saber essas características e ressaltá-las na apresentação podem ser o momento crucial para receber um sim! Portanto, foque em você!

Domine o mercado 

Ter as características e comportamento do mercado bem consolidados na sua mente irão te ajudar a alavancar o seu pitch. Por isso, mantenha o foco nos estudos da área e dos objetivos organizacionais da sua empresa.

Algumas perguntas que podem lhe ajudar são: 

  • Quais os principais conhecimentos que devo possuir para a minha área? 
  • Quais são as habilidades primordiais do campo de atuação? 
  • Qual formação é esperada de um profissional desse setor? 
  • Quais experiências profissionais me diferenciam dos meus concorrentes?

Busque por orientação! 

Nada se aprende sozinho, portanto, busque ajuda de profissionais. Existem muitos que oferecem mentoria para apresentações e desenvolvimentos desse estilo de comunicação. Um mentor de carreira é a melhor pedida nesse momento! 

Isso porque o papel do mentor de carreira, mesmo que dentro da faculdade, é estimular o seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de passar sua visão de experiência no mercado para validar ou não suas ideias e desejos futuros para a profissão escolhida.

Apoie-se na sua Instituição de Ensino Superior! 

Uma boa formação garante uma boa comunicação! Portanto, conte com a sua faculdade ou universidade para ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional. Aproveite as aulas para conhecer mais sobre o seu mercado de atuação. 

Além disso, encontre nos seus colegas e professores pontos de networking. Assim, você pode estar sempre praticando suas técnicas de pitch com rostos familiares até estar pronto para falar com o CEO da empresa. 

Fique atento às feiras e eventos oferecidos pelas Instituições de Ensino, desde atualizações de área até de estágios e trainees. É nesse momento que você colocará todo o conhecimento teórico em prática e poderá marcar presença no mundo corporativo. 

Separamos aqui algumas universidades que investem em materiais de carreira e desenvolvimento de planos profissional. Elas apresentam boas notas do Ministério da Educação (MEC) e estão preparadas para te ajudar a desenvolver seu pitch profissional. 

Confira: 

Gostou de conhecer mais sobre o pitch profissional? Que tal entender melhor o que é a carreira em Y?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.