De início, saber a diferença entre o Marketing tradicional e o Marketing Digital pode te ajudar bastante a saber ou decidir qual dos dois você deve usar para suas campanhas ou do seu negócio.
De maneira geral, saber escolher o tipo certo de Marketing é uma questão antiga, porém pertinente. Isso acontece porque todo profissional de marketing algum dia de sua vida vai passar por essa pergunta. E saber as principais diferenças entre os dois tipos é essencial para saber qual dos dois será mais efetivo. Isso conforme o momento em que você se encontra.
Para resumir o Marketing Tradicional é quando as atividades de marketing são realizadas de forma convencional. Ou seja, através de um jornal, televisão, rádio ou revista. Em oposição ao Marketing Digital que busca envolver alguma plataforma online e sua de diversas ferramentas tecnológicas para promover os produtos e serviços de alguma empresa.
O Marketing envolve todas as atividades que ajudam a empresa a promover ofertas e a converter em clientes os clientes potenciais. No cenário da atualidade o cenário mudou completamente a sua forma. Ou seja, do físico para o digital. Portanto, não é errado dizer que um indivíduo comum se depara com milhares de anúncios em um único dia. Independentemente se é Digital ou Tradicional.
O que você verá neste artigo:
Significado do Marketing Tradicional
Inicialmente, o Marketing Tradicional significa o marketing de bens e serviços usando as plataformas, canais e técnicas que envolvam uma ferramenta de comunicação unilateral. Esse tipo de marketing normalmente integra diferentes formas de publicidade que são facilmente reconhecíveis. Porém, esse tipo de publicidade geralmente também é mais cara.
Em outras palavras, o marketing tradicional é a forma típica de marketing que ajuda a atingir o cliente por modos de publicidade offline. Como televisão, jornais, revistas, pôsteres, banners, painéis, rádios, etc.
O Marketing Tradicional busca se preocupar essencialmente em atingir uma ampla gama de públicos e busca competir principalmente em números. Isso quer dizer que quanto maior o número de pessoas assistindo ou passando pelo anúncio, maiores são os leads que você atrai.
Por que usar o Marketing tradicional?
O Marketing Tradicional pode se tornar o preferido para certas pessoas. Isso acontece devido à sua inegável funcionalidade e efetividade que há bastante tempo agem na sociedade. Saber como usar de suas ferramentas com o investimento certo poderá tornar alguma marca conhecida por milhões de pessoas muito rapidamente. Confira algumas razões que podem tornar o Marketing Tradicional o preferido para alguns:
- Fácil contato com o público-alvo: pois os anúncios podem ser colocados nos jornais e canais de notícias locais da área geográfica em questão. Para ser possível atingir os clientes potenciais mais facilmente.
- Guardar cópias em papel: os clientes podem guardar cópias em papel de anúncios colocados em jornais e revistas de que têm interesse. Eles fazem isso para estudar o produto e considerar a melhor hor de adquirir, por exemplo. Eles também podem compartilhar essas cópias com amigos e parentes que possam precisar deste produto. Facilmente reconhecível: as pessoas já se acostumaram bastante com os anúncios convencionais. Pois, eles já são usados há bastante tempo, por isso, as pessoas entendem e os reconhecem mais facilmente.
- Alto alcance: os canais tradicionais de Marketing possuem uma grande base de clientes. Por essa razão, um único anúncio poderá atingir milhões de clientes da área em apenas uma circulação. Além disso, as pessoas que vivem em áreas que não têm acesso à internet também podem ser alcançadas por esse meio.
Como funciona o Marketing Digital?
De forma simples, o Marketing Digital é o termo fundamental que inclui todo e qualquer esforço de marketing online. No Marketing Digital, as empresas recorrem a todos os canais digitais para atingir os clientes existentes e potenciais. Os canais podem incluir as pesquisas do Google, e-mail, mídia social, websites, etc. Além disso, a tecnologia mais importante onde o Marketing Digital se baseia é, sem dúvidas, a internet.
Para resumir e tornar a compreensão mais fácil, qualquer tipo de marketing realizado online fica sob o território do conhecido Marketing Digital. Atualmente, várias agências de marketing digital ajudam as empresas a se conectar com seu público-alvo. Normalmente, transformando leads em clientes e retendo-os por meio da construção de relacionamentos sólidos.
Por que ele é tão poderoso?
No Marketing Digital o mercado é equilibrado e essa é uma de suas principais diferenças. Isso significa que uma empresa iniciante terá as mesmas oportunidades que uma empresa estabelecida. E é por isso que a empresa que busca ter o melhor desempenho, acaba ganhando a corrida. Veja alguns dos motivos que tornaram o Marketing Digital o preferido de muitas empresas e pessoas:
- Altamente econômico: pequenas empresas e startups precisam do mínimo de investimento de capital para encontrar o melhor canal que possa promover seus produtos e serviços.
- Nivela o campo de jogo: o Marketing Digital iguala o campo de jogo para todos. Ou seja, oferece uma oportunidade igual e semelhante para todas as empresas, sejam elas de nível multinacional ou iniciante.
- Conecte-se com os clientes com um conteúdo poderoso: na internet, o conteúdo é considerado rei. O que pode influenciar seu público rapidamente e você tiver um conteúdo poderoso.
- Criação de consistência de marca: o Marketing Digital ajuda a empresa a criar consciência de marca entre os clientes. Mantendo-os atualizados sobre novos produtos, ofertas e descontos.
Principais diferenças entre os dois tipos
A seguir, iremos declarar as principais diferenças entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital de uma vez por todas. Para você conseguir diferenciar facilmente entre um e outro, além de aprender a aplicá-los efetivamente onde estiver.
O Marketing Tradicional implica qualquer tipo de promoção, publicidade ou campanha usada pelas empresas ao longo dos anos para divulgação de produtos e serviços. E eles usam os canais convencionais para isso. Já o Marketing Digital é o processo de promoção e vendas de produtos e serviços da empresa usando canais e táticas do marketing online.
Enquanto o Marketing Tradicional é estático, o Marketing Digital é dinâmico por natureza. Além disso, a taxa de conversão de um cliente potencial é mais rápida no Marketing Digital em comparação com o Marketing Tradicional. Esta, dentre outras diferenças ocorre porque o Marketing Digital é baseado em dados e os anúncios são exibidos para as pessoas de acordo com seus gostos e interesses. E isso ajuda a conseguir leads qualificados.
A taxa de envolvimento do cliente também é bem maior no Marketing Digital em comparação com o Marketing Tradicional. Isso porque, os clientes podem visualizar diretamente os detalhes dos produtos e outras informações em apenas um clique no Marketing Digital. E também não precisam ir ao showroom da empresa para obter mais detalhes do produto que desejam comprar.
Por fim, enquanto o Marketing Tradicional é uma comunicação unilateral, onde a empresa divulga informações sobre o produto ou serviço oferecido. O Marketing digital é uma comunicação bidirecional, onde com os anúncios colocados pela empresa para divulgar informações. Os clientes também dão seu feedback sobre produtos e serviços, principalmente na forma de avaliações posteriores.
Em síntese, podemos dizer que o Marketing Digital evoluiu bastante nos últimos anos. E, acabou se tornando mais popular do que o marketing tradicional devido às suas vantagens. Portanto, uma das principais é a sua eficácia em relação ao custo por clientes adquirido. Porém, as organizações inteligentes usam os dois tipos de marketing para desenvolver relacionamentos fortes entre clientes potenciais, leads e clientes.