InícioPós-graduaçãoCiência de DadosQuais as áreas de atuação do profissional de Ciência de Dados?

Quais as áreas de atuação do profissional de Ciência de Dados?

Hoje em dia, quando as pessoas discutem sobre as áreas de atuação do profissional de Ciência de Dados, são discutidos vários temas. E muitas destas áreas dentro da Ciência de Dados se distinguem pelo tamanho e formato dos dados.

Isso quer dizer que, o profissional de Ciência de Dados, independente da área que se aplique, sabe extrair e capturar dados relevantes para as empresas. Em geral, este tipo de especialista precisa entender a estrutura técnica dos dados.

Além disso, dentro desse processo ocorrem etapas, como o processamento, manipulação e o gerenciamento. Principalmente em atividades que podem variar nos mais diversos campos. Desde a indústria farmacêutica até a alimentícia, atualmente qualquer negócio cria dados.

Nesse sentido, muitas pessoas têm criado um genuíno interesse em Ciência de Dados, ainda mais no que tange às áreas de atuação. Por mais que a Ciência de Dados tenha surgido apenas nos últimos anos, já existe um grande número de pessoas envolvidas neste campo.

Então, podemos dizer que há cientistas, analistas, matemáticos, profissionais analíticos e outros mais voltados aos negócios. Também não podemos nos esquecer de um pilar importante para isso, os analistas de programação de software. É importante saber que todas as pessoas que atuam neste campo fizeram um curso ligado à Ciência de Dados. Além de estar preparado com as mais distintas habilidades.

A Ciência de Dados e a Inteligência Artificial vieram para ficar e cada vez mais se tornam uma escolha de carreira popular. Veja algumas delas.

Profissional estatístico de Ciência de Dados

De modo geral, a estatística ao lado da probabilidade representa uma parte considerável de conhecimentos matemáticos. Esta, por sua vez, impacta muito a Ciência de Dados e seus profissionais.

Assim, esta área de especialidade tem como objetivo estabelecer e trabalhar com figuras finitas. Assim, como os efeitos do fator sempre presente de “acaso” em todas as coisas. Aqueles aprendidos adicionalmente nesta área específica são um grande trunfo para áreas gerais e especializadas da indústria do profissional de Ciência de Dados hoje.

Algumas das carreiras envolvidas incluem: epidemiologista, estatístico, analista de business intelligence, analista de dados de ciências sociais e cientista de dados gerais.

Da mesma maneira, tanto a mineração de dados quanto a análise estatística apresentam uma abordagem que aprende com os dados. Dentro dessa função especializada, o profissional de Ciência de Dados pode descobrir e identificar estruturas. E, logo, a partir dos dados, mapear todas as partes juntas, produzindo informações significativas.

Basicamente, este profissional permite fornecer análise exploratória de dados com modelos preditivos. Com a finalidade de extrair padrões e tendências dos dados. Além disso, o profissional vai analisar questões de negócios e as interpretará em uma questão de dados.

As ferramentas estatísticas e algoritmos alimentados com uma enorme quantidade de dados, ajudam a criar modelos preditivos para responder a todas as consultas relacionadas ao negócio.

Ciência de Dados nas Estratégias e Inteligência de Negócios

Em resumo, a área de Estratégias e Inteligência de Negócios é tanto uma arte assim como uma ciência. E não pode ser guiada pela perspicácia empresarial, mas sim pelos conhecimentos obtidos com uma boa análise de dados.

Podemos dizer que, o profissional de Ciência de Dados, atuante na área de análise de negócios tem profundos conhecimentos na parte de tomada de decisões do negócio. Essa área especializada permite que se cultivem fontes de dados de back-end com alta precisão e simplicidade.

Este profissional também fornece soluções analíticas personalizadas para problemas críticos de negócios e pode identificar e prever as competições de mercado. Logo, esse domínio especializado da Ciência de Dados também é responsável por descobrir áreas críticas. Além de saber ações que causem perda de receita e reconhecer o que a empresa precisa melhorar.

Também se torna possível minerar conjuntos de dados complexos usando software de BI e analisando as tendências de negócios dos concorrentes. Alguns cargos da área podem incluir: engenheiro de BI, estrategista de dados, analista de BI e desenvolvedor de BI.

Profissional de Armazenamento de dados e Engenharia de Dados

De maneira geral, a Engenharia de Dados é a abordagem de converter dados em uma forma significativa para que os profissionais possam usar estes dados para análises intensas.

Assim, os engenheiros de dados integram os dados de várias fontes heterogêneas e os estruturam com consultas frequentes. Com a finalidade de fornecer padrões significativos para a tomada de decisões. Da mesma forma, essa especialização em Ciência de Dados envolve o gerenciamento da fonte, arranjo, tom, armazenamento e recuperação de dados. Principalmente para outros analistas e profissionais da Ciência de Dados.

Além disso, os engenheiros de dados têm a responsabilidade de projetar, construir e gerenciar as informações capturadas por uma organização. Eles são encarregados da tarefa de implantar uma infraestrutura de manipulação de dados para processar e analisar dados de acordo com os requisitos de uma organização.

Profissional de Visualização de Dados

Inicialmente, a cultura da civilização humana é primordialmente visual. E isso inclui tudo, desde arte e publicidade até entretenimento e aprendizado. Isso se torna muito impactante e fácil de entender quando visualizamos qualquer coisa.

Logo, a visualização de dados é o domínio de especialização de Ciência de Dados que é responsável por representar informações e dados em uma representação gráfica. Logo, o profissional usa ferramentas de visualização como tabelas, gráficos, infográficos e mapas.

Essas ferramentas fornecem uma forma muito melhor de entender tendências, competições, taxas de crescimento e discrepâncias. Juntamente com situações de combinações de cores e designs gráficos.

De certo modo, apresentar os dados de forma visualmente atraente é uma área especializada de analistas de negócios e cientistas de dados. Ou seja, na visualização de dados, os profissionais podem facilmente ajustar os dados para modificar os dados visuais, o que torna a visualização de dados um campo crucial na análise de dados.

Profissional de Arquitetura de Dados

Como vivemos na era da Ciência de Dados e Big Data, organizações e empresas necessitam ter uma arquitetura de dados centralizada alinhada com os padrões do setor. Então, após a limpeza ou depuração bem sucedida, os dados são implantados e mantidos em bancos de dados para transações complexas de informações.

Estas, que dão suporte a aplicativos, ou mesmo grupos de serviços. Que por sua vez são essenciais para diversas formas de serviços e mercadorias. Os profissionais são chamados de: administradores de banco de dados, especialista em dados em profissionais de bancos de dados.

Por fim, essas foram algumas informações importantes para quem pretende trabalhar na Ciência de Dados. Esperamos que você use como base tais conhecimentos para sua especialização profissional de Ciência de Dados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.